Campos de calibre artificiais em condensados de Bose-Einstein

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Barreto, Diogo Lima
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76131/tde-16042015-103959/
Resumo: Nesta dissertação nós revisamos a teoria básica que descreve a junção Josephson bosônica para uma e duas espécies partindo do modelo de Bose-Hubbard. Em seguida explicamos como é possível gerar campos de calibe artificiais em um sistema de átomos neutros, como é o caso do condensado de Bose-Einstein. Finalmente, utilizando os conhecimentos teóricos desenvolvidos anteriormente nós buscamos os estados estacionários de um sistema de pseudospin 1/2 submetido a um campo de calibre não-Abeliano artificial, que torna a dinâmica da junção muito mais complexa e rica. Nós também exploramos um novo desbalanceamento de população que surge no sistema, devido a presença do campo de calibre, com características similares as do Macroscopic Quantum Self-Trapping.
id USP_06501df2c38f801f207d398b105ddc03
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16042015-103959
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Campos de calibre artificiais em condensados de Bose-EinsteinArtificial gauge fields on Bose-Einstein condensatesArtificial gauge fieldBose-Einstein condensationBosonic Josephson junctionCampo de calibre artificalCondensação de Bose-EinsteinCondensados de Bose de duas componentesJunção Josephson bosônicaTwo-component Bose condensatesNesta dissertação nós revisamos a teoria básica que descreve a junção Josephson bosônica para uma e duas espécies partindo do modelo de Bose-Hubbard. Em seguida explicamos como é possível gerar campos de calibe artificiais em um sistema de átomos neutros, como é o caso do condensado de Bose-Einstein. Finalmente, utilizando os conhecimentos teóricos desenvolvidos anteriormente nós buscamos os estados estacionários de um sistema de pseudospin 1/2 submetido a um campo de calibre não-Abeliano artificial, que torna a dinâmica da junção muito mais complexa e rica. Nós também exploramos um novo desbalanceamento de população que surge no sistema, devido a presença do campo de calibre, com características similares as do Macroscopic Quantum Self-Trapping.In this dissertation we review the basic theory that describes the bosonic Josephson junction for one and two species using the Bose-Hubbard model. Afterwards, we explain how it is possible to generate artificial gauge fields for neutral atoms, like a Bose-Einstein condensate. Finally, using this theoretical background we search for stationary states of a pseudospin 1/2 system subject to a non-Abelian artificial gauge field which turns the dynamic of the junction much more complex and rich. We also explore a possible new populational imbalance that appears on the system due to the presence of the gauge field, with similar features as the Macroscopic Quantum Self-Trapping.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Francisco Ednilson Alves dosBarreto, Diogo Lima2015-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76131/tde-16042015-103959/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:56Zoai:teses.usp.br:tde-16042015-103959Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Campos de calibre artificiais em condensados de Bose-Einstein
Artificial gauge fields on Bose-Einstein condensates
title Campos de calibre artificiais em condensados de Bose-Einstein
spellingShingle Campos de calibre artificiais em condensados de Bose-Einstein
Barreto, Diogo Lima
Artificial gauge field
Bose-Einstein condensation
Bosonic Josephson junction
Campo de calibre artifical
Condensação de Bose-Einstein
Condensados de Bose de duas componentes
Junção Josephson bosônica
Two-component Bose condensates
title_short Campos de calibre artificiais em condensados de Bose-Einstein
title_full Campos de calibre artificiais em condensados de Bose-Einstein
title_fullStr Campos de calibre artificiais em condensados de Bose-Einstein
title_full_unstemmed Campos de calibre artificiais em condensados de Bose-Einstein
title_sort Campos de calibre artificiais em condensados de Bose-Einstein
author Barreto, Diogo Lima
author_facet Barreto, Diogo Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Francisco Ednilson Alves dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreto, Diogo Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Artificial gauge field
Bose-Einstein condensation
Bosonic Josephson junction
Campo de calibre artifical
Condensação de Bose-Einstein
Condensados de Bose de duas componentes
Junção Josephson bosônica
Two-component Bose condensates
topic Artificial gauge field
Bose-Einstein condensation
Bosonic Josephson junction
Campo de calibre artifical
Condensação de Bose-Einstein
Condensados de Bose de duas componentes
Junção Josephson bosônica
Two-component Bose condensates
description Nesta dissertação nós revisamos a teoria básica que descreve a junção Josephson bosônica para uma e duas espécies partindo do modelo de Bose-Hubbard. Em seguida explicamos como é possível gerar campos de calibe artificiais em um sistema de átomos neutros, como é o caso do condensado de Bose-Einstein. Finalmente, utilizando os conhecimentos teóricos desenvolvidos anteriormente nós buscamos os estados estacionários de um sistema de pseudospin 1/2 submetido a um campo de calibre não-Abeliano artificial, que torna a dinâmica da junção muito mais complexa e rica. Nós também exploramos um novo desbalanceamento de população que surge no sistema, devido a presença do campo de calibre, com características similares as do Macroscopic Quantum Self-Trapping.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76131/tde-16042015-103959/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76131/tde-16042015-103959/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815258213229002752