O papel da estratégia de operações na competitividade empresarial: uma vantagem competitiva para a liderança de mercado? A situação da empresa brasileira - um estudo exploratório.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Nivaldo Elias Pilão
Orientador(a): Israel Brunstein
Banca de defesa: Sergio Gozzi, Claude Machline, Daniel Augusto Moreira, Davi Noboru Nakano
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Engenharia (Engenharia de Produção)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.3.2006.tde-05092006-151724
Resumo: O mundo moderno tem exigido das empresas uma força competitiva que deve se moldar aos diferentes segmentos de mercado e tipos de organizações. Vários são os exemplos de empresas que posicionam as suas operações no centro da estratégia competitiva, qualificando-as como uma força capaz de levá-las a modificar a seu favor a estrutura de mercado em que competem. Assim, tomando-se por base que a competitividade empresarial está diretamente associada à capacidade da organização de entender e atender as expectativas dos clientes, e que isto pode ser conseguido, em especial, pelo setor de operações, por meio da produtividade e da qualidade, por meio de sua eficiência interna e externa, o objetivo do presente trabalho é estudar as estratégias operacionais e refletir sobre a maneira como elas podem contribuir para conduzir as empresas à liderança de mercado ou funcionar como uma barreira contra a ameaça de novos entrantes. Mediante estudo exploratório da situação das empresas brasileiras, por meio dos casos das empresas Brasilata S.A. Embalagens Metálicas e Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A., a Tese demonstra que é possível posicionar as operações de forma a obter a desejada vantagem competitiva.
id USP_0f23d4841e9571feeb2d75cb3917481b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05092006-151724
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis O papel da estratégia de operações na competitividade empresarial: uma vantagem competitiva para a liderança de mercado? A situação da empresa brasileira - um estudo exploratório. The role of operational strategy in business competitiveness. A competitive edge for market leadership? The Brazilian Enterprise - an exploratory study. 2006-05-24Israel BrunsteinSergio GozziClaude MachlineDaniel Augusto MoreiraDavi Noboru NakanoNivaldo Elias PilãoUniversidade de São PauloEngenharia (Engenharia de Produção)USPBR batalhas competitivas Brazilian entreprises competitive edge competitive fights empresas brasileiras estratégias operacionais gestão de operações operational management operational strategies vantagem competitiva O mundo moderno tem exigido das empresas uma força competitiva que deve se moldar aos diferentes segmentos de mercado e tipos de organizações. Vários são os exemplos de empresas que posicionam as suas operações no centro da estratégia competitiva, qualificando-as como uma força capaz de levá-las a modificar a seu favor a estrutura de mercado em que competem. Assim, tomando-se por base que a competitividade empresarial está diretamente associada à capacidade da organização de entender e atender as expectativas dos clientes, e que isto pode ser conseguido, em especial, pelo setor de operações, por meio da produtividade e da qualidade, por meio de sua eficiência interna e externa, o objetivo do presente trabalho é estudar as estratégias operacionais e refletir sobre a maneira como elas podem contribuir para conduzir as empresas à liderança de mercado ou funcionar como uma barreira contra a ameaça de novos entrantes. Mediante estudo exploratório da situação das empresas brasileiras, por meio dos casos das empresas Brasilata S.A. Embalagens Metálicas e Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A., a Tese demonstra que é possível posicionar as operações de forma a obter a desejada vantagem competitiva. The modern world demands from companies a competitive force that must mold itself to different market segments and types of organizations. There are various examples of companies that position their operations in the center of competitive strategy, qualifying them as a force capable of allowing them to modify in their favor the market structure in which they compete. Thus, given that entrepreneurial competitiveness is directly associated with the organizational capacity to understand and satisfy customers’ expectations and that this can be achieved by the operational sector, by means of productivity and of quality and by means of internal and external efficiency, the aim of the present work is to study the operational strategies and the way in which they can contribute to conduct companies to market leadership or function as a barrier against the threat of new entrants. Through an exploratory study of the situation of Brazilian companies, using the cases of Brasilata S.A. Embalagens Metálicas and Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A., this thesis shows that it is possible to position the operations in such a way as to obtain the desired competitive advantage. https://doi.org/10.11606/T.3.2006.tde-05092006-151724info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:16:34Zoai:teses.usp.br:tde-05092006-151724Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-06-13T14:46:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv O papel da estratégia de operações na competitividade empresarial: uma vantagem competitiva para a liderança de mercado? A situação da empresa brasileira - um estudo exploratório.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The role of operational strategy in business competitiveness. A competitive edge for market leadership? The Brazilian Enterprise - an exploratory study.
title O papel da estratégia de operações na competitividade empresarial: uma vantagem competitiva para a liderança de mercado? A situação da empresa brasileira - um estudo exploratório.
spellingShingle O papel da estratégia de operações na competitividade empresarial: uma vantagem competitiva para a liderança de mercado? A situação da empresa brasileira - um estudo exploratório.
Nivaldo Elias Pilão
title_short O papel da estratégia de operações na competitividade empresarial: uma vantagem competitiva para a liderança de mercado? A situação da empresa brasileira - um estudo exploratório.
title_full O papel da estratégia de operações na competitividade empresarial: uma vantagem competitiva para a liderança de mercado? A situação da empresa brasileira - um estudo exploratório.
title_fullStr O papel da estratégia de operações na competitividade empresarial: uma vantagem competitiva para a liderança de mercado? A situação da empresa brasileira - um estudo exploratório.
title_full_unstemmed O papel da estratégia de operações na competitividade empresarial: uma vantagem competitiva para a liderança de mercado? A situação da empresa brasileira - um estudo exploratório.
title_sort O papel da estratégia de operações na competitividade empresarial: uma vantagem competitiva para a liderança de mercado? A situação da empresa brasileira - um estudo exploratório.
author Nivaldo Elias Pilão
author_facet Nivaldo Elias Pilão
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Israel Brunstein
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sergio Gozzi
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Claude Machline
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Daniel Augusto Moreira
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Davi Noboru Nakano
dc.contributor.author.fl_str_mv Nivaldo Elias Pilão
contributor_str_mv Israel Brunstein
Sergio Gozzi
Claude Machline
Daniel Augusto Moreira
Davi Noboru Nakano
description O mundo moderno tem exigido das empresas uma força competitiva que deve se moldar aos diferentes segmentos de mercado e tipos de organizações. Vários são os exemplos de empresas que posicionam as suas operações no centro da estratégia competitiva, qualificando-as como uma força capaz de levá-las a modificar a seu favor a estrutura de mercado em que competem. Assim, tomando-se por base que a competitividade empresarial está diretamente associada à capacidade da organização de entender e atender as expectativas dos clientes, e que isto pode ser conseguido, em especial, pelo setor de operações, por meio da produtividade e da qualidade, por meio de sua eficiência interna e externa, o objetivo do presente trabalho é estudar as estratégias operacionais e refletir sobre a maneira como elas podem contribuir para conduzir as empresas à liderança de mercado ou funcionar como uma barreira contra a ameaça de novos entrantes. Mediante estudo exploratório da situação das empresas brasileiras, por meio dos casos das empresas Brasilata S.A. Embalagens Metálicas e Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A., a Tese demonstra que é possível posicionar as operações de forma a obter a desejada vantagem competitiva.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-05-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.3.2006.tde-05092006-151724
url https://doi.org/10.11606/T.3.2006.tde-05092006-151724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia (Engenharia de Produção)
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376583949320192