Perfil nutricional e desempenho escolar: impactos do sobrepeso e obesidade das crianças e adolescentes na frequência e proficiência escolar no Brasil
Ano de defesa: | 2021 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-04082021-082159/ |
Resumo: | O crescente aumento da obesidade em crianças e adolescentes tem despertado interesses cada vez maiores de pesquisadores e agentes públicos do mundo todo, para investigar as causas, as consequências e as melhores políticas públicas para enfrentar o problema. Da mesma forma, os resultados insatisfatórios dos estudantes brasileiros, em toda a sua trajetória escolar, em avaliações internacionais e nacionais, como o Programa Internacional de Avaliação do Estudantes da OCDE (Pisa) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) têm despertado estudos visando entender as causas do baixo desempenho e suas consequências. A carência de base de dados que dispõem de informações sobre a saúde de escolares e notas de desempenho em testes de conhecimentos gerais e específicos numa mesma pesquisa dificulta em muito a análise do possível impacto de mudanças do perfil nutricional dos estudantes no seu desempenho escolar. Este estudo tem por objetivo investigar uma possível associação entre o peso de crianças e adolescentes e seu desempenho escolar. Especificamente, os objetivos são: (i) avaliar a influência do sobrepeso e obesidade dos adolescentes brasileiros do 9o ano do Ensino Fundamental sobre as proficiências em disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, utilizando-se a Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar - PeNSE e a Prova Brasil e (ii) avaliar a influência do sobrepeso e obesidade das crianças e adolescentes de 5 a 19 anos sobre a frequência escolar, utilizando-se a Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF. No primeiro caso, estimam-se modelos pelo método de mínimos quadrados ordinários e no segundo caso, cria-se um pseudo-painel com dois períodos de dados e estimam-se modelos de efeitos fixos e efeitos aleatórios. Os resultados mostram efeitos estatisticamente significativos e negativos para a variável IMC e excesso de peso sobre a frequência à escola, ou seja, a obesidade diminui a frequência escolar de crianças e adolescentes em torno de 13% e 35%. |
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Perfil nutricional e desempenho escolar: impactos do sobrepeso e obesidade das crianças e adolescentes na frequência e proficiência escolar no BrasilNutritional status and school performance: Impacts of children\'s and adolescents\' overweight and obesity on school attendance and proficiency in BrazilDesempenho escolarFrequência escolarObesidadeObesityPensePensePOFPOFSAEB/Prova BrasilSAEB/Prova BrasilSchool attendanceSchool proficiencyO crescente aumento da obesidade em crianças e adolescentes tem despertado interesses cada vez maiores de pesquisadores e agentes públicos do mundo todo, para investigar as causas, as consequências e as melhores políticas públicas para enfrentar o problema. Da mesma forma, os resultados insatisfatórios dos estudantes brasileiros, em toda a sua trajetória escolar, em avaliações internacionais e nacionais, como o Programa Internacional de Avaliação do Estudantes da OCDE (Pisa) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) têm despertado estudos visando entender as causas do baixo desempenho e suas consequências. A carência de base de dados que dispõem de informações sobre a saúde de escolares e notas de desempenho em testes de conhecimentos gerais e específicos numa mesma pesquisa dificulta em muito a análise do possível impacto de mudanças do perfil nutricional dos estudantes no seu desempenho escolar. Este estudo tem por objetivo investigar uma possível associação entre o peso de crianças e adolescentes e seu desempenho escolar. Especificamente, os objetivos são: (i) avaliar a influência do sobrepeso e obesidade dos adolescentes brasileiros do 9o ano do Ensino Fundamental sobre as proficiências em disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, utilizando-se a Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar - PeNSE e a Prova Brasil e (ii) avaliar a influência do sobrepeso e obesidade das crianças e adolescentes de 5 a 19 anos sobre a frequência escolar, utilizando-se a Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF. No primeiro caso, estimam-se modelos pelo método de mínimos quadrados ordinários e no segundo caso, cria-se um pseudo-painel com dois períodos de dados e estimam-se modelos de efeitos fixos e efeitos aleatórios. Os resultados mostram efeitos estatisticamente significativos e negativos para a variável IMC e excesso de peso sobre a frequência à escola, ou seja, a obesidade diminui a frequência escolar de crianças e adolescentes em torno de 13% e 35%.The rapid increase in children\'s and adolescents\' obesity has called the attention of many researchers and public agents around the world to identify its causes, and to implement policies to mitigate the problem. Likewise, researchers try to understand why Brazilian students are ranked among the worst in international and national assessments, such as the OECD International Student Assessment Program (Pisa) and the Basic Education Assessment System (SAEB). The lack of datasets with information on both the nutritional and health status of school children and children\'s test scores make it difficult to analyze a possible impact of changes in the students\' nutritional status on their school performance. This study fills this gap in analyzing the association between children\'s and adolescents\' obesity and their school performance. Specifically, this study aims to: (i) assess the effect of the 9th grade students\' overweight and obesity on their proficiencies in Portuguese and Mathematics, using the National School Health Survey - PeNSE, and Prova Brasil and (ii) assess the impact of 5-19 years old students\' overweight and obesity on school attendance, using the Family Budget Survey - POF. The former (i) are estimated by ordinary least square method and the latter (ii) are estimated by fixed and random effects models after creating a pseudo panel with two data periods. Results show a negative impact of obesity and overweight on school attendance among children and adolescents of 13% - 35%.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKassouf, Ana LuciaOno, Ida Bojicic2021-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-04082021-082159/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-08-05T19:33:02Zoai:teses.usp.br:tde-04082021-082159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-08-05T19:33:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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