Seleção de modelos para campos aleatórios de Markov

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Carvalho, Rodrigo Ribeiro Santos de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-12092025-113216/
Resumo: Um campo aleatório de Markov é um grafo não-direcionado que expressa as dependências condicionais de um conjunto de variáveis aleatórias. Este trabalho visa realizar uma revisão do estado da arte de algoritmos de seleção de modelos para campos aleatórios de Markov. Estudamos um algoritmo que envolve uma otimização de uma função não-linear, um algoritmo que maximiza uma função definida em conjunto discreto e um algoritmo guloso. Além disso, adaptamos dois algoritmos estudados para otimizar o tempo de execução e torná-los aptos para casos mais gerais.
id USP_16933246d97a159e3d8c102d6bd175df
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12092025-113216
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Seleção de modelos para campos aleatórios de MarkovMarkov random field model selectionCampo aleatório de MarkovMarkov random fieldModel selectionSeleção de modelosUm campo aleatório de Markov é um grafo não-direcionado que expressa as dependências condicionais de um conjunto de variáveis aleatórias. Este trabalho visa realizar uma revisão do estado da arte de algoritmos de seleção de modelos para campos aleatórios de Markov. Estudamos um algoritmo que envolve uma otimização de uma função não-linear, um algoritmo que maximiza uma função definida em conjunto discreto e um algoritmo guloso. Além disso, adaptamos dois algoritmos estudados para otimizar o tempo de execução e torná-los aptos para casos mais gerais.Arandom Markov field is an undirected graph that expresses the conditional dependencies of a set of random variables. This dissertation aims to carry out a review of the state of the art of model selection algorithms for random fields of Markov. We study an algorithm that involves an optimization of a nonlinear function, an algorithm that maximizes a function defined in a discrete set, and a greedy algorithm. In addition, we adapt two studied algorithms to optimize the execution time and make them suitable for more general cases.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLeonardi, Florencia GracielaCarvalho, Rodrigo Ribeiro Santos de2023-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-12092025-113216/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-10-02T09:03:02Zoai:teses.usp.br:tde-12092025-113216Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-10-02T09:03:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Seleção de modelos para campos aleatórios de Markov
Markov random field model selection
title Seleção de modelos para campos aleatórios de Markov
spellingShingle Seleção de modelos para campos aleatórios de Markov
Carvalho, Rodrigo Ribeiro Santos de
Campo aleatório de Markov
Markov random field
Model selection
Seleção de modelos
title_short Seleção de modelos para campos aleatórios de Markov
title_full Seleção de modelos para campos aleatórios de Markov
title_fullStr Seleção de modelos para campos aleatórios de Markov
title_full_unstemmed Seleção de modelos para campos aleatórios de Markov
title_sort Seleção de modelos para campos aleatórios de Markov
author Carvalho, Rodrigo Ribeiro Santos de
author_facet Carvalho, Rodrigo Ribeiro Santos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leonardi, Florencia Graciela
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Rodrigo Ribeiro Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Campo aleatório de Markov
Markov random field
Model selection
Seleção de modelos
topic Campo aleatório de Markov
Markov random field
Model selection
Seleção de modelos
description Um campo aleatório de Markov é um grafo não-direcionado que expressa as dependências condicionais de um conjunto de variáveis aleatórias. Este trabalho visa realizar uma revisão do estado da arte de algoritmos de seleção de modelos para campos aleatórios de Markov. Estudamos um algoritmo que envolve uma otimização de uma função não-linear, um algoritmo que maximiza uma função definida em conjunto discreto e um algoritmo guloso. Além disso, adaptamos dois algoritmos estudados para otimizar o tempo de execução e torná-los aptos para casos mais gerais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-12092025-113216/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-12092025-113216/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1848370473579053056