O ônibus fazendo cidade. Mobilidade e urbanização na constituição o do sistema de ônibus metropolitano de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Alessandro Moreno Muzi
Orientador(a): Luiz Antonio Recaman Barros
Banca de defesa: Regina Maria Prosperi Meyer, Tomas Antonio Moreira, Ricardo Barbosa da Silva, Silvana Maria Zioni
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Arquitetura e Urbanismo
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.16.2022.tde-31032023-165516
Resumo: O objeto desta pesquisa é o sistema de ônibus metropolitano de São Paulo. Discute-se como o esse sistema é território, ou seja, suscetível à ação urbanística. A análise proposta é feita em dois momentos analíticos. O primeiro é a compreensão do sistema atual levando em consideração sua forma e funcionalidade. O segundo pressupõe a compreensão histórica dos processos de constituição da rede de ônibus e sua relação com a urbanização da metrópole. O último momento da pesquisa é a discussão do sistema atual em suas lógicas constitutivas. Busca-se com a análise crítica a discussão de aspectos que possam subsidiar a ação urbanística. A tese se organiza em três capítulos. O primeiro é dedicado à discussão de uma noção de mobilidade que seja adequada à ação urbanística. O segundo capítulo aborda o sistema de ônibus atual, aspectos da mobilidade abstrata da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e os subsistemas que o constituem. O terceiro capítulo está dividido em duas partes diferentes. A primeira parte discute a formação de uma matriz de expansão urbana na primeira metade dó século XX que associa o ônibus e o automóvel à uma forma de urbanização específica que supera a cidade estruturada pelo trem e pelo bonde. A segunda parte discute reações à exaustão dessa matriz de expansão urbana no período que vai de meados de 1970 até 1990. As reações observadas nesta parte são a constituição de um sistema de planejamento de transportes na RMSP e a emergência da noção de direito a mobilidade. Como resultado da pesquisa, foi possível qualificar aspectos do sistema de ônibus, estabelecendo algumas premissas e subsídios para a ação no território do ônibus.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis O ônibus fazendo cidade. Mobilidade e urbanização na constituição o do sistema de ônibus metropolitano de São Paulo The bus shaping city. Mobility and urbanization in the formation of the São Paulo metropolitan bus system 2022-12-05Luiz Antonio Recaman BarrosRegina Maria Prosperi MeyerTomas Antonio MoreiraRicardo Barbosa da SilvaSilvana Maria ZioniAlessandro Moreno MuziUniversidade de São PauloArquitetura e UrbanismoUSPBR Autobus Mobilidade Mobilidade urbana Mobility Ônibus São Paulo (SP) São Paulo (SP) Transporte urbano Urban mobility Urban transportation Urbanism Urbanismo Urbanização Urbanization O objeto desta pesquisa é o sistema de ônibus metropolitano de São Paulo. Discute-se como o esse sistema é território, ou seja, suscetível à ação urbanística. A análise proposta é feita em dois momentos analíticos. O primeiro é a compreensão do sistema atual levando em consideração sua forma e funcionalidade. O segundo pressupõe a compreensão histórica dos processos de constituição da rede de ônibus e sua relação com a urbanização da metrópole. O último momento da pesquisa é a discussão do sistema atual em suas lógicas constitutivas. Busca-se com a análise crítica a discussão de aspectos que possam subsidiar a ação urbanística. A tese se organiza em três capítulos. O primeiro é dedicado à discussão de uma noção de mobilidade que seja adequada à ação urbanística. O segundo capítulo aborda o sistema de ônibus atual, aspectos da mobilidade abstrata da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e os subsistemas que o constituem. O terceiro capítulo está dividido em duas partes diferentes. A primeira parte discute a formação de uma matriz de expansão urbana na primeira metade dó século XX que associa o ônibus e o automóvel à uma forma de urbanização específica que supera a cidade estruturada pelo trem e pelo bonde. A segunda parte discute reações à exaustão dessa matriz de expansão urbana no período que vai de meados de 1970 até 1990. As reações observadas nesta parte são a constituição de um sistema de planejamento de transportes na RMSP e a emergência da noção de direito a mobilidade. Como resultado da pesquisa, foi possível qualificar aspectos do sistema de ônibus, estabelecendo algumas premissas e subsídios para a ação no território do ônibus. The object of this research is the São Paulo metropolitan bus system. It is discussed how this system is a territory of urbanistic action. The proposed analysis is carried out in two analytical moments. The first is the understanding of the current system considering its form and function. The second presupposes the historical understanding of the processes of constitution of the bus network and its relationship with the urbanization of the metropolis. The last moment of the research is the discussion of the current system in its constitutive logics. The proposed critical analysis seeks to discuss aspects that can support urbanistic action and urban planning processes. This thesis is organized into three chapters. The first is dedicated to the discussion of a notion of mobility that is suitable for the proposed critical urban analysis. The second chapter addresses the current system and the subsystems that constitute it and aspects of abstract mobility in the São Paulo Metropolitan Region (RMSP). The third chapter is divided into two different parts. The first part discusses the formation of a matrix of urban expansion in the first half of the 20th century that associates the bus and the automobile with a specific form of urbanization that supersedes the city structured by the train and the tram. The second part discusses reactions to the exhaustion of this matrix in the period between the mid-1970s and 1990s. The reactions observed in this part are the constitution of a transport planning system in the RMSP and the emergence of the notion of the right to mobility. As a result of the research, it was possible to qualify aspects of the bus system, establishing some premises and subsidies for urbanistic action in the bus territory. https://doi.org/10.11606/T.16.2022.tde-31032023-165516info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:28:43Zoai:teses.usp.br:tde-31032023-165516Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-04-06T17:14:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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