Aplicação de um modelo de aprendizado por experiência (\"phenomenon learning\") para promover o aprendizado em saúde auditiva na escola
Ano de defesa: | 2022 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde-29112022-160343/ |
Resumo: | A popularização dos smartphone levou ao aumento do uso de fones de ouvidos no cotidiano adolescente. Um hábito potencialmente prejudicial, pois pode causar lesões cocleares e consequente perda auditiva precoce por uso inadequado por período prolongado e/ou com volume excessivamente alto. Para promover a mudança de atitude, não basta explicar, é preciso envolver os jovens na problemática. Por meio de uma educação vivencial em saúde foi possível estimular a contextualização, a criatividade e a formulação de opinião. O Projeto Jovem Doutor, a partir de metodologias ativas e realização de dinâmicas práticas favoreceu o desenvolvimento de competências cognitivas, socioemocionais e comportamentais. O objetivo é o desenvolvimento e a aplicação de um modelo de dinâmicas vivências, sobre audição, para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, com uso de computação 3D e componentes e observar os benefícios. Para viabilizar a educação vivencial foram selecionados conteúdos digitais e/ou interativos para contextualizar as situações do cotidiano; idealizada dinâmica em equipe, para estimular a criatividade e maturidade crítica. A avaliação dos estudantes foi contínua, a partir das atividades desenvolvidas e interação. Resultado: Foi organizado um acervo de materiais interativos, idealizada e aplicada sistemática de educação vivencial com os estudantes produzindo materiais educomunicativos (jogos), em grupos. Os estudantes relataram ter gostado muito e aprendido melhor. Por não estar vinculado a regras rígidas (flexibilização) foi possível à professora identificar um estudante com características comportamentais e intelectuais diferenciadas. O modelo mostrou os resultados positivos no aprendizado temático e sua influência indireta no desempenho escolar global dos estudantes participantes (redução de reprovação de 14,29% para 1,45%), apenas com a inclusão do novo método em período de 2 meses (flexibilização). O acompanhamento contínuo da professora / pesquisadora permitiu identificar situações especiais não previstas inicialmente. Conclusão: foi possível aplicar uma dinâmica de trabalho, que promoveu aprendizados temático dos estudantes com boa avaliação subjetiva dos mesmos. A dinâmica flexível teve influência positiva na recuperação escolar de um grupo de estudantes participantes bem como a identificação de alunos com 13 características comportamentais e intelectuais diferenciadas. Perspectivas: esta dinâmica educacional pode ser aplicada em um pequeno período do ano letivo escolar para melhorar o desempenho dos estudantes, sem interferência na carga programática oficial |
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Aplicação de um modelo de aprendizado por experiência (\"phenomenon learning\") para promover o aprendizado em saúde auditiva na escolaApplication of a learning-by-experience model (\"phenomenon learning\") to promote learning in hearing health at schoolAprendizagem baseada em problemasAtenção primária à saúdeAudiçãoEducação em saúdeHealth educationHearingModelos educacionaisModels educationalPrimary health careProblem-based learningA popularização dos smartphone levou ao aumento do uso de fones de ouvidos no cotidiano adolescente. Um hábito potencialmente prejudicial, pois pode causar lesões cocleares e consequente perda auditiva precoce por uso inadequado por período prolongado e/ou com volume excessivamente alto. Para promover a mudança de atitude, não basta explicar, é preciso envolver os jovens na problemática. Por meio de uma educação vivencial em saúde foi possível estimular a contextualização, a criatividade e a formulação de opinião. O Projeto Jovem Doutor, a partir de metodologias ativas e realização de dinâmicas práticas favoreceu o desenvolvimento de competências cognitivas, socioemocionais e comportamentais. O objetivo é o desenvolvimento e a aplicação de um modelo de dinâmicas vivências, sobre audição, para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, com uso de computação 3D e componentes e observar os benefícios. Para viabilizar a educação vivencial foram selecionados conteúdos digitais e/ou interativos para contextualizar as situações do cotidiano; idealizada dinâmica em equipe, para estimular a criatividade e maturidade crítica. A avaliação dos estudantes foi contínua, a partir das atividades desenvolvidas e interação. Resultado: Foi organizado um acervo de materiais interativos, idealizada e aplicada sistemática de educação vivencial com os estudantes produzindo materiais educomunicativos (jogos), em grupos. Os estudantes relataram ter gostado muito e aprendido melhor. Por não estar vinculado a regras rígidas (flexibilização) foi possível à professora identificar um estudante com características comportamentais e intelectuais diferenciadas. O modelo mostrou os resultados positivos no aprendizado temático e sua influência indireta no desempenho escolar global dos estudantes participantes (redução de reprovação de 14,29% para 1,45%), apenas com a inclusão do novo método em período de 2 meses (flexibilização). O acompanhamento contínuo da professora / pesquisadora permitiu identificar situações especiais não previstas inicialmente. Conclusão: foi possível aplicar uma dinâmica de trabalho, que promoveu aprendizados temático dos estudantes com boa avaliação subjetiva dos mesmos. A dinâmica flexível teve influência positiva na recuperação escolar de um grupo de estudantes participantes bem como a identificação de alunos com 13 características comportamentais e intelectuais diferenciadas. Perspectivas: esta dinâmica educacional pode ser aplicada em um pequeno período do ano letivo escolar para melhorar o desempenho dos estudantes, sem interferência na carga programática oficialThe popularization of smartphones has led to an increase use of headphones in everyday teenage life. A potentially harmful habit, as it can cause cochlear lesions and consequent early hearing loss due to improper use for a prolonged period and/or with excessively high volume. To promote a change in attitude, it is not enough to explain, it is necessary to involve young people in the problem. Through an experiential education in health it was possible to stimulate contextualization, creativity and opinion formulation. The Young Doctor project, based on active methodologies and realization of practical dynamics favored the development of cognitive, socio-emotional and behavioral skills. 3D computer graphics on video (virtual Man) and 3D printed structures were used to facilitate these dynamics. The systematics of experiential education was applied with students in the 4th bimester of the 9th year of basic education school. To enable experiential education, digital and/or interactive content were selected to contextualize everyday situations; idealized team dynamics, to stimulate creativity and critical maturity. The evaluation of the students was continuous, based on the activities developed and interaction. Result: a collection of interactive materials was organized, idealized and applied systematic of experiential education with the students producing educommunicative materials (Games), in groups. The students reported having enjoyed it a lot and \" better learning\". Because it was not bound to strict rules (flexibility) it was possible for the teacher to identify a student with differentiated behavioral and intellectual characteristics. The model showed the positive results in thematic learning and its indirect influence on the overall school performance of the participating students (reduction in failuring from 14.29% to 1.45%), only with the inclusion of the new method in a period of 2 months (flexibility). The continuous monitoring of the teacher / researcher allowed to identify special situations not initially foreseen. Conclusion: it was possible to apply a dynamic work, which promoted thematic learning of students with good subjective evaluation of them. The flexible dynamics had a positive influence on the school recovery of a participating group of students as well as the identification of students with differentiated behavioral and intellectual characteristics. Perspectives: this 15 educational dynamic can be applied in a small period of the school year to improve student performance, without interfere the official school programBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPWen, Chao LungAlvarez, Tatiana Rossi2022-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde-29112022-160343/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-11-30T11:31:01Zoai:teses.usp.br:tde-29112022-160343Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-11-30T11:31:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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