A inclusão e a diferença - estudo dos processos de exclusão e inclusão de crianças e adolescentes negros através da alfabetização no contexto da Escola Plural

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Ziviani, Denise Conceição das Graças
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-31082010-094719/
Resumo: Esta tese resulta de um estudo cuja metodologia foi a pesquisa-ação, tratando-se de uma pesquisa interventiva que partiu de uma demanda psicossocial originada em situações vividas por estudantes de classes especiais ao longo dos dez anos de Escola Plural escola de progressão continuada, Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte/MG que concentravam uma maioria de meninos negros tidos como fracassados em leitura e escrita. O estudo envolveu uma das classes de reforço, participante do projeto político pedagógico denominado Rede Ampliada do Terceiro Ciclo da Secretaria de Educação do Município, constituída por 21 estudantes: 15 do sexo masculino e 6 do sexo feminino, com idades entre 12 e 17 anos, pertencentes a três escolas distintas. A pesquisa teve por objetivo identificar os mecanismos de exclusão, aos quais estão submetidas crianças e adolescentes negros em processo de alfabetização, no contexto da escola estruturada em ciclos de formação, tendo como base a identidade racial e de gênero dos sujeitos, consistindo não só em analisar tais mecanismos, mas também em construir junto aos participantes da pesquisa um processo educativo que incluiu: 1) uma nova relação pedagógica com base na inclusão social; 2) um processo de aprendizado que considerou o contexto de vida desses estudantes e 3) o empoderamento desses sujeitos por meio da valorização de sua identidade e de seu projeto de vida. A intervenção teve como referência o Grupo Operativo, tal como formulado por Pichon- Rivière, e a Metodologia das Oficinas em Dinâmicas de grupo, instrumentais da Psicologia Social; sendo que ela conseguiu estabelecer a participação e a escuta das famílias de crianças e adolescentes que, pelo processo vivido no grupo, alcançavam seus objetivos referentes à leitura, escrita, auto-estima, na medida em que vivenciavam aspectos inerentes à cidadania. Como dado também relevante, a pesquisa apontou que as alternativas oferecidas pela escola são diferenciadas para meninos e meninas e, no caso do menino negro e pobre, este dado está ainda mais associado à extrema vulnerabilidade social vivida por sua família, que corrobora com a desigualdade educacional, traduzida pela possibilidade de meninos negros poderem apresentar um ritmo mais lento na alfabetização, freqüentar classes especiais e projetos de recuperação numa proporção três vezes maior do que as meninas. Conclui-se que tanto meninos negros como meninas negras são encaminhados para classes especiais e projetos de recuperação em função, respectivamente, das representações de masculinidade e feminilidade que predominam entre seus docentes. Reafirma-se que o enfrentamento da problemática é responsabilidade primeira do Estado, que deve implementar políticas públicas para tal.
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O estudo envolveu uma das classes de reforço, participante do projeto político pedagógico denominado Rede Ampliada do Terceiro Ciclo da Secretaria de Educação do Município, constituída por 21 estudantes: 15 do sexo masculino e 6 do sexo feminino, com idades entre 12 e 17 anos, pertencentes a três escolas distintas. A pesquisa teve por objetivo identificar os mecanismos de exclusão, aos quais estão submetidas crianças e adolescentes negros em processo de alfabetização, no contexto da escola estruturada em ciclos de formação, tendo como base a identidade racial e de gênero dos sujeitos, consistindo não só em analisar tais mecanismos, mas também em construir junto aos participantes da pesquisa um processo educativo que incluiu: 1) uma nova relação pedagógica com base na inclusão social; 2) um processo de aprendizado que considerou o contexto de vida desses estudantes e 3) o empoderamento desses sujeitos por meio da valorização de sua identidade e de seu projeto de vida. A intervenção teve como referência o Grupo Operativo, tal como formulado por Pichon- Rivière, e a Metodologia das Oficinas em Dinâmicas de grupo, instrumentais da Psicologia Social; sendo que ela conseguiu estabelecer a participação e a escuta das famílias de crianças e adolescentes que, pelo processo vivido no grupo, alcançavam seus objetivos referentes à leitura, escrita, auto-estima, na medida em que vivenciavam aspectos inerentes à cidadania. Como dado também relevante, a pesquisa apontou que as alternativas oferecidas pela escola são diferenciadas para meninos e meninas e, no caso do menino negro e pobre, este dado está ainda mais associado à extrema vulnerabilidade social vivida por sua família, que corrobora com a desigualdade educacional, traduzida pela possibilidade de meninos negros poderem apresentar um ritmo mais lento na alfabetização, freqüentar classes especiais e projetos de recuperação numa proporção três vezes maior do que as meninas. Conclui-se que tanto meninos negros como meninas negras são encaminhados para classes especiais e projetos de recuperação em função, respectivamente, das representações de masculinidade e feminilidade que predominam entre seus docentes. Reafirma-se que o enfrentamento da problemática é responsabilidade primeira do Estado, que deve implementar políticas públicas para tal.This thesis is the result of a study whose methodology was the Action-research, on an interventive research emerging from a psychological demand originate from situations endured by especial class student throughout 10 years of Escola Plural a continued progress school, Red Municipal de Ensino de Belo Horizonte/MG where a majority of black young children, labeled as losers concerning their reading and writing abilities. The study involved one of the make-up classes, resulting from the action of the pedagogical-political project named Third Cicle Amplified Net of the Educational Department of the city, formed by 21 students: 15 boys and 6 girls, aging from 12 to 17, belonging to three distinct schools. The research aimed to identify the mechanisms of exclusion to which these black children and adolescents who are learning to read are submitted, in the context of a structured shool in cycles of formation, based upon an racial identity and the gender of the subjects, it does not only intend to analyse such mechanisms, but also create, along with participants of the research, an educational process includes: 1)a new pedagogical approach based upon social inclusion; 2)a learning process which takes into consideration the life context of these students and 3)the empowering of these subjects through the valorization of their identity and project of life. The intervention had the Operative Group as a reference, as formulated by Enrique Pichon-Rivière, and Workshop Methodology in Group Dinamics, Social Psychology instruments; having in mind that it could establish the participation and audience of the families of these children and adolescents who, through the process lived as a group reached their objectives by improving their reading and writing abilities, self-steem, as they experienced aspects concerning their citizenship. As a relevant datum, the research showed that alternatives offered by school are different among boys and girls, and, in the case of a poor black boy, this datum is additionally associated to the extreme social vulnerability endured by this family, who corroborates with educational differentiation, translated by the possibility of black boys being able to show a slower pace throughout the learning of reading process, attending especial classes and make-up projects in a proportion which is three times higher than the black girls. It is understood that both black boys and girls are sent to especial classes and make-up projects due representation of masculinity and femininity which are predominant among their teachers. It can be confirmed that the facing of this problem is a responsibility first of the government that must implement Public Policies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMinto, Cesar AugustoZiviani, Denise Conceição das Graças2010-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-31082010-094719/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:09Zoai:teses.usp.br:tde-31082010-094719Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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