Estudo, em escala piloto, da separação de água em uma corrente gasosa de hidrocarbonetos, gerada em processo petroquímico, utilizando peneiras moleculares.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1990
Autor(a) principal: Balestrini, Ademir
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3137/tde-15082025-143546/
Resumo: O presente trabalho é um estudo, em escala piloto, do desempenho de uma peneira molecular tipo 3-A, constituída de zeolita, na adsorção de água de uma corrente de gás de carga petroquímica, caracterizando-se de uma frente de onda e a de transferência de massa. O desempenho da peneira molecular foi avaliado Variando-se a pressão, vazão, umidade do gás e altura do leito. Os cálculos apresentados possibilitaram a determinação da velocidade de onda de adsorção e o comprimento do leito não utilizado. A separação de água da corrente de hidrocarbonetos foi executada em leito fixo, comprovando o funcionamento regular e a eficiência da peneira molecular, nas condições ensaiadas.
id USP_219b1871d4ae13dde809f7fb5c04a2b9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15082025-143546
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Estudo, em escala piloto, da separação de água em uma corrente gasosa de hidrocarbonetos, gerada em processo petroquímico, utilizando peneiras moleculares.Untitled in englishPetrochemical technologyTecnologia petroquímicaO presente trabalho é um estudo, em escala piloto, do desempenho de uma peneira molecular tipo 3-A, constituída de zeolita, na adsorção de água de uma corrente de gás de carga petroquímica, caracterizando-se de uma frente de onda e a de transferência de massa. O desempenho da peneira molecular foi avaliado Variando-se a pressão, vazão, umidade do gás e altura do leito. Os cálculos apresentados possibilitaram a determinação da velocidade de onda de adsorção e o comprimento do leito não utilizado. A separação de água da corrente de hidrocarbonetos foi executada em leito fixo, comprovando o funcionamento regular e a eficiência da peneira molecular, nas condições ensaiadas.This work is a pilot-scale survey on the performance of a molecular sieve type 3-A in the adsorption of water from a petrochemical charge gas. The existence of a wave front and the concept of a mass-transfer zone are characterized. The performance of the molecular sieve was evaluated changing pressure, flow rate, gas moisture and bed height. Calculations presented allow the determination of the velocity of the adsorption wave and the length of unused bed. Water separation from the hydrocarbon stream was carried out on a fixed bed, confirming the efficiency and adequate performance of the molecular sieves in the test conditions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPWeyne, Gastão Rúbio de SáBalestrini, Ademir1990-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3137/tde-15082025-143546/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-08-18T12:49:02Zoai:teses.usp.br:tde-15082025-143546Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-08-18T12:49:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo, em escala piloto, da separação de água em uma corrente gasosa de hidrocarbonetos, gerada em processo petroquímico, utilizando peneiras moleculares.
Untitled in english
title Estudo, em escala piloto, da separação de água em uma corrente gasosa de hidrocarbonetos, gerada em processo petroquímico, utilizando peneiras moleculares.
spellingShingle Estudo, em escala piloto, da separação de água em uma corrente gasosa de hidrocarbonetos, gerada em processo petroquímico, utilizando peneiras moleculares.
Balestrini, Ademir
Petrochemical technology
Tecnologia petroquímica
title_short Estudo, em escala piloto, da separação de água em uma corrente gasosa de hidrocarbonetos, gerada em processo petroquímico, utilizando peneiras moleculares.
title_full Estudo, em escala piloto, da separação de água em uma corrente gasosa de hidrocarbonetos, gerada em processo petroquímico, utilizando peneiras moleculares.
title_fullStr Estudo, em escala piloto, da separação de água em uma corrente gasosa de hidrocarbonetos, gerada em processo petroquímico, utilizando peneiras moleculares.
title_full_unstemmed Estudo, em escala piloto, da separação de água em uma corrente gasosa de hidrocarbonetos, gerada em processo petroquímico, utilizando peneiras moleculares.
title_sort Estudo, em escala piloto, da separação de água em uma corrente gasosa de hidrocarbonetos, gerada em processo petroquímico, utilizando peneiras moleculares.
author Balestrini, Ademir
author_facet Balestrini, Ademir
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Weyne, Gastão Rúbio de Sá
dc.contributor.author.fl_str_mv Balestrini, Ademir
dc.subject.por.fl_str_mv Petrochemical technology
Tecnologia petroquímica
topic Petrochemical technology
Tecnologia petroquímica
description O presente trabalho é um estudo, em escala piloto, do desempenho de uma peneira molecular tipo 3-A, constituída de zeolita, na adsorção de água de uma corrente de gás de carga petroquímica, caracterizando-se de uma frente de onda e a de transferência de massa. O desempenho da peneira molecular foi avaliado Variando-se a pressão, vazão, umidade do gás e altura do leito. Os cálculos apresentados possibilitaram a determinação da velocidade de onda de adsorção e o comprimento do leito não utilizado. A separação de água da corrente de hidrocarbonetos foi executada em leito fixo, comprovando o funcionamento regular e a eficiência da peneira molecular, nas condições ensaiadas.
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990-05-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3137/tde-15082025-143546/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3137/tde-15082025-143546/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1848370484840759296