Análise não linear de sólidos viscoelásticos bidimensionais: implementação em elementos finitos e contribuição para aplicação a túneis.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Cassares, Kamila Rodrigues
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3144/tde-11082011-133020/
Resumo: O objetivo deste trabalho é aplicar uma formulação viscoelástica bidimensional sob não linearidade geométrica para estado plano de deformação baseada em grandezas energicamente conjugadas a partir do gradiente da transformação e do primeiro tensor das tensões de Piola- Kirchhoff. Esta formulação viscoelástica é composta pela equação constitutiva hiperelástica de Kircchoff- Saint Venant e a função de fluência do modelo viscoelástico de Kelvin-Voigt. A formulação é aplicada em análises numéricas com método dos elementos finitos. Para tal aplicação, foi proposto o uso de elementos triangulares T6 que não apresentaram o fenômeno de travamento e são adequados para a utilização em malhas não estruturadas. Esta implementação foi aplicada para prever deslocamentos no concreto projetado de túneis.
id USP_2cbbe44a16240952c6b24df7c58f1537
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11082011-133020
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Análise não linear de sólidos viscoelásticos bidimensionais: implementação em elementos finitos e contribuição para aplicação a túneis.Nonlinear analysis of two-dimensional viscoelastic solid: finite element implementation and contribution for practical application in tunnels.Análise não linear de estruturasFinite element methodMétodo dos elementos finitosNonlinear analysis of structureTúneisTunnelViscoelasticidade das estruturasViscoelasticity of structureO objetivo deste trabalho é aplicar uma formulação viscoelástica bidimensional sob não linearidade geométrica para estado plano de deformação baseada em grandezas energicamente conjugadas a partir do gradiente da transformação e do primeiro tensor das tensões de Piola- Kirchhoff. Esta formulação viscoelástica é composta pela equação constitutiva hiperelástica de Kircchoff- Saint Venant e a função de fluência do modelo viscoelástico de Kelvin-Voigt. A formulação é aplicada em análises numéricas com método dos elementos finitos. Para tal aplicação, foi proposto o uso de elementos triangulares T6 que não apresentaram o fenômeno de travamento e são adequados para a utilização em malhas não estruturadas. Esta implementação foi aplicada para prever deslocamentos no concreto projetado de túneis.The objective of this work is to apply a geometrically nonlinear two-dimensional viscoelastic formulation for plane strain where deformation gradient is energetically conjugated with first Piola-Kircchoff stress tensor. This formulation is from constitutive equation St. Venant Kirchhoff and creep compliance Kelvin-Voigt rheological model. This is applied in numerical analysis with finite element method. Use of triangular elements was proposed. Locking is not observed in numerical examples and this kind of element is appropriate for use in unstructured mesh. Displacement prediction of shotcrete support in a tunnel was made with this formulation and excellent results were found.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCampello, Eduardo de Morais BarretoCassares, Kamila Rodrigues2011-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3144/tde-11082011-133020/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-11082011-133020Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise não linear de sólidos viscoelásticos bidimensionais: implementação em elementos finitos e contribuição para aplicação a túneis.
Nonlinear analysis of two-dimensional viscoelastic solid: finite element implementation and contribution for practical application in tunnels.
title Análise não linear de sólidos viscoelásticos bidimensionais: implementação em elementos finitos e contribuição para aplicação a túneis.
spellingShingle Análise não linear de sólidos viscoelásticos bidimensionais: implementação em elementos finitos e contribuição para aplicação a túneis.
Cassares, Kamila Rodrigues
Análise não linear de estruturas
Finite element method
Método dos elementos finitos
Nonlinear analysis of structure
Túneis
Tunnel
Viscoelasticidade das estruturas
Viscoelasticity of structure
title_short Análise não linear de sólidos viscoelásticos bidimensionais: implementação em elementos finitos e contribuição para aplicação a túneis.
title_full Análise não linear de sólidos viscoelásticos bidimensionais: implementação em elementos finitos e contribuição para aplicação a túneis.
title_fullStr Análise não linear de sólidos viscoelásticos bidimensionais: implementação em elementos finitos e contribuição para aplicação a túneis.
title_full_unstemmed Análise não linear de sólidos viscoelásticos bidimensionais: implementação em elementos finitos e contribuição para aplicação a túneis.
title_sort Análise não linear de sólidos viscoelásticos bidimensionais: implementação em elementos finitos e contribuição para aplicação a túneis.
author Cassares, Kamila Rodrigues
author_facet Cassares, Kamila Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campello, Eduardo de Morais Barreto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassares, Kamila Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Análise não linear de estruturas
Finite element method
Método dos elementos finitos
Nonlinear analysis of structure
Túneis
Tunnel
Viscoelasticidade das estruturas
Viscoelasticity of structure
topic Análise não linear de estruturas
Finite element method
Método dos elementos finitos
Nonlinear analysis of structure
Túneis
Tunnel
Viscoelasticidade das estruturas
Viscoelasticity of structure
description O objetivo deste trabalho é aplicar uma formulação viscoelástica bidimensional sob não linearidade geométrica para estado plano de deformação baseada em grandezas energicamente conjugadas a partir do gradiente da transformação e do primeiro tensor das tensões de Piola- Kirchhoff. Esta formulação viscoelástica é composta pela equação constitutiva hiperelástica de Kircchoff- Saint Venant e a função de fluência do modelo viscoelástico de Kelvin-Voigt. A formulação é aplicada em análises numéricas com método dos elementos finitos. Para tal aplicação, foi proposto o uso de elementos triangulares T6 que não apresentaram o fenômeno de travamento e são adequados para a utilização em malhas não estruturadas. Esta implementação foi aplicada para prever deslocamentos no concreto projetado de túneis.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3144/tde-11082011-133020/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3144/tde-11082011-133020/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815258036138147840