Uma abordagem do problema de distribuição em um contexto de e-commerce

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Santos, Maria Luíza Teixeira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-20062024-134753/
Resumo: Atualmente, tornou-se notório o crescimento vertiginoso do comércio eletrônico (e-commerce) e, com isso, as empresas desse setor têm lidado com o surgimento de grandes desafios de planejamento de suas atividades. Apesar de vários estudos analisarem custos de transporte de mercadorias e entrega de pedidos, poucos abordam as múltiplas camadas presentes na distribuição logística da empresa da América Latina que se baseia esse estudo. Neste trabalho, buscou-se estudar o problema de planejamento de entrega de pedidos para um conjunto de localidades inspirado em uma empresa de comércio eletrônico. O objetivo central é a redução dos custos de transporte e de envio dos pedidos. Para isso, dois modelos matemáticos (entrega direta e roteamento) foram desenvolvidos com o intuito de representar o problema, sendo posteriormente avaliados com a utilização de um solver comercial de otimização. Para uma solução mais eficiente do problema, foi desenvolvida uma MIP-Heurística (Proximity Search). Os resultados obtidos mostraram que o roteamento das entregas permite redução de custo, que foi de cerca de 82% para algumas das instâncias avaliadas, em comparação ao modelo de entrega direta. A MIP-Heurística atingiu 22% de redução na solução em comparação com à solução obtida pelo solver limitado em uma hora. Desta forma, é esperado que a integração do middle-mile e last-mile delivery possibilite melhores resultados na cadeia logística do e-commerce, com entregas rápidas e redução de custos no last-mile delivery. Esses ganhos contribuem com avanços na literatura relacionada.
id USP_2d04f959e80b41d894b58446869f27a9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20062024-134753
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Uma abordagem do problema de distribuição em um contexto de e-commerceAn approach to the distribution problem in an e-commerce contextInteger linear programmingLogisticLogísticaMIP-heurísticasMIP-heuristicsProgramação linear inteiraProximity searchProximity searchRoteamento de veículosVehicle routingAtualmente, tornou-se notório o crescimento vertiginoso do comércio eletrônico (e-commerce) e, com isso, as empresas desse setor têm lidado com o surgimento de grandes desafios de planejamento de suas atividades. Apesar de vários estudos analisarem custos de transporte de mercadorias e entrega de pedidos, poucos abordam as múltiplas camadas presentes na distribuição logística da empresa da América Latina que se baseia esse estudo. Neste trabalho, buscou-se estudar o problema de planejamento de entrega de pedidos para um conjunto de localidades inspirado em uma empresa de comércio eletrônico. O objetivo central é a redução dos custos de transporte e de envio dos pedidos. Para isso, dois modelos matemáticos (entrega direta e roteamento) foram desenvolvidos com o intuito de representar o problema, sendo posteriormente avaliados com a utilização de um solver comercial de otimização. Para uma solução mais eficiente do problema, foi desenvolvida uma MIP-Heurística (Proximity Search). Os resultados obtidos mostraram que o roteamento das entregas permite redução de custo, que foi de cerca de 82% para algumas das instâncias avaliadas, em comparação ao modelo de entrega direta. A MIP-Heurística atingiu 22% de redução na solução em comparação com à solução obtida pelo solver limitado em uma hora. Desta forma, é esperado que a integração do middle-mile e last-mile delivery possibilite melhores resultados na cadeia logística do e-commerce, com entregas rápidas e redução de custos no last-mile delivery. Esses ganhos contribuem com avanços na literatura relacionada.Nowadays, the frenetic growth of e-commerce is a well-known fact, and consequently, many companies have faced complex fulfillment challenges. Although many studies analyze shipping cost and order delivery, only a few works address the multi-echelon present in the logistics distribution of the Latin American company on which this study is based. In this work, we investigate a delivery planning problem of localities based on an e-commerce company. The main objective is to reduce transportation and delivery costs. For such, we formulated and evaluated two mathematical models (direct delivery and vehicle routing) using commercial optimization solvers. Then, a MIP-Heuristic (Proximity Search) method was developed to solve the problem more efficiently. The results show a reduction in transportation costs when routing deliveries, 82% for some instances compared to the direct delivery model. The MIP-Heuristic results showed a reduction of 22% when compared to the solver solution obtained within the one-hour time limit. Hence, the integration of middle-mile and last-mile delivery is expected to provide more efficient solutions on the e-commerce logistic supply chain, by achieving fast last-mile delivery and reducing shipping costs, and therefore contributing to the literature.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRosset, Mariá Cristina Vasconcelos NascimentoToledo, Franklina Maria Bragion deSantos, Maria Luíza Teixeira2024-04-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-20062024-134753/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-06-26T20:15:02Zoai:teses.usp.br:tde-20062024-134753Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-06-26T20:15:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem do problema de distribuição em um contexto de e-commerce
An approach to the distribution problem in an e-commerce context
title Uma abordagem do problema de distribuição em um contexto de e-commerce
spellingShingle Uma abordagem do problema de distribuição em um contexto de e-commerce
Santos, Maria Luíza Teixeira
Integer linear programming
Logistic
Logística
MIP-heurísticas
MIP-heuristics
Programação linear inteira
Proximity search
Proximity search
Roteamento de veículos
Vehicle routing
title_short Uma abordagem do problema de distribuição em um contexto de e-commerce
title_full Uma abordagem do problema de distribuição em um contexto de e-commerce
title_fullStr Uma abordagem do problema de distribuição em um contexto de e-commerce
title_full_unstemmed Uma abordagem do problema de distribuição em um contexto de e-commerce
title_sort Uma abordagem do problema de distribuição em um contexto de e-commerce
author Santos, Maria Luíza Teixeira
author_facet Santos, Maria Luíza Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosset, Mariá Cristina Vasconcelos Nascimento
Toledo, Franklina Maria Bragion de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Luíza Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Integer linear programming
Logistic
Logística
MIP-heurísticas
MIP-heuristics
Programação linear inteira
Proximity search
Proximity search
Roteamento de veículos
Vehicle routing
topic Integer linear programming
Logistic
Logística
MIP-heurísticas
MIP-heuristics
Programação linear inteira
Proximity search
Proximity search
Roteamento de veículos
Vehicle routing
description Atualmente, tornou-se notório o crescimento vertiginoso do comércio eletrônico (e-commerce) e, com isso, as empresas desse setor têm lidado com o surgimento de grandes desafios de planejamento de suas atividades. Apesar de vários estudos analisarem custos de transporte de mercadorias e entrega de pedidos, poucos abordam as múltiplas camadas presentes na distribuição logística da empresa da América Latina que se baseia esse estudo. Neste trabalho, buscou-se estudar o problema de planejamento de entrega de pedidos para um conjunto de localidades inspirado em uma empresa de comércio eletrônico. O objetivo central é a redução dos custos de transporte e de envio dos pedidos. Para isso, dois modelos matemáticos (entrega direta e roteamento) foram desenvolvidos com o intuito de representar o problema, sendo posteriormente avaliados com a utilização de um solver comercial de otimização. Para uma solução mais eficiente do problema, foi desenvolvida uma MIP-Heurística (Proximity Search). Os resultados obtidos mostraram que o roteamento das entregas permite redução de custo, que foi de cerca de 82% para algumas das instâncias avaliadas, em comparação ao modelo de entrega direta. A MIP-Heurística atingiu 22% de redução na solução em comparação com à solução obtida pelo solver limitado em uma hora. Desta forma, é esperado que a integração do middle-mile e last-mile delivery possibilite melhores resultados na cadeia logística do e-commerce, com entregas rápidas e redução de custos no last-mile delivery. Esses ganhos contribuem com avanços na literatura relacionada.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-20062024-134753/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-20062024-134753/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091940945231872