Avaliação geológica-geotécnica de terrenos sujeitos a problemas cársticos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1998
Autor(a) principal: Kurt João Albrecht
Orientador(a): Lázaro Valentim Zuquette
Banca de defesa: Reinaldo Lorandi, Walter Malagutti Filho, Fernando Ximenes de Tavares Salomão, Osmar Sinelli
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Geotecnia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.18.2018.tde-23082018-151621
Resumo: Os terrenos cársticos normalmente são constituídos por calcários, dolomitos, mármores e evaporitos. Nestes terrenos, a percolação de águas superficiais e subterrâneas, provocam o fenômeno da carstificação, ou seja, a dissolução química destas rochas, que por sua vez, dá origem aos problemas cársticos, tais como colapsos e subsidências, afetando qualquer tipo de uso e ocupação do solo em intensidades variadas. Desta forma, este trabalho procura avaliar as condições geológicas e geotécnicas das rochas carstificáveis, a fim de subsidiar trabalhos que visam contemplar o uso e ocupação de terrenos carstificáveis. Para tanto, elaborou-se uma extensa revisão bibliográfica sobre o tema, bem como, escolheu-se uma área urbana, onde ocorreram problemas de colapsos devido aos processos de carstificação, e que representasse estes terrenos no Brasil. Para o estudo de caso, optou-se pela cidade de Nobres, estado de Mato Grosso. As análises basearam-se no mapeamento geológico sistemático; interpretação de fotografias aéreas e imagens de satélite; identificação das feições de dissolução e formas de relevo cárstico; e prospecção geofísica. Entre estas técnicas, destaca-se que o processamento digital do terreno, através de imagens Landsat TM-5, não proporcionou resultados satisfatórios. A área constitui-se num poljé em formação, onde as principais formas de dissolução apresentam um controle litológico e estrutural. Além disso, também definiu-se dois sistemas de relevo cárstico, ou sejam: o vale e os morros cársticos. E, por fim, elaborou-se uma proposta para avaliação geológica-geotécnica para áreas sujeitas a problemas de carstificação, em escalas regionais e de detalhe.
id USP_2f6c4f7a6284641b9f6d561b3b04e0c6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23082018-151621
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Avaliação geológica-geotécnica de terrenos sujeitos a problemas cársticos not available 1998-04-24Lázaro Valentim ZuquetteReinaldo LorandiWalter Malagutti FilhoFernando Ximenes de Tavares SalomãoOsmar SinelliKurt João AlbrechtUniversidade de São PauloGeotecniaUSPBR Carste Geologia de engenharia Mapeamento geotécnico not available Os terrenos cársticos normalmente são constituídos por calcários, dolomitos, mármores e evaporitos. Nestes terrenos, a percolação de águas superficiais e subterrâneas, provocam o fenômeno da carstificação, ou seja, a dissolução química destas rochas, que por sua vez, dá origem aos problemas cársticos, tais como colapsos e subsidências, afetando qualquer tipo de uso e ocupação do solo em intensidades variadas. Desta forma, este trabalho procura avaliar as condições geológicas e geotécnicas das rochas carstificáveis, a fim de subsidiar trabalhos que visam contemplar o uso e ocupação de terrenos carstificáveis. Para tanto, elaborou-se uma extensa revisão bibliográfica sobre o tema, bem como, escolheu-se uma área urbana, onde ocorreram problemas de colapsos devido aos processos de carstificação, e que representasse estes terrenos no Brasil. Para o estudo de caso, optou-se pela cidade de Nobres, estado de Mato Grosso. As análises basearam-se no mapeamento geológico sistemático; interpretação de fotografias aéreas e imagens de satélite; identificação das feições de dissolução e formas de relevo cárstico; e prospecção geofísica. Entre estas técnicas, destaca-se que o processamento digital do terreno, através de imagens Landsat TM-5, não proporcionou resultados satisfatórios. A área constitui-se num poljé em formação, onde as principais formas de dissolução apresentam um controle litológico e estrutural. Além disso, também definiu-se dois sistemas de relevo cárstico, ou sejam: o vale e os morros cársticos. E, por fim, elaborou-se uma proposta para avaliação geológica-geotécnica para áreas sujeitas a problemas de carstificação, em escalas regionais e de detalhe. not available https://doi.org/10.11606/T.18.2018.tde-23082018-151621info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:59:13Zoai:teses.usp.br:tde-23082018-151621Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-10-03T01:45:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Avaliação geológica-geotécnica de terrenos sujeitos a problemas cársticos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv not available
title Avaliação geológica-geotécnica de terrenos sujeitos a problemas cársticos
spellingShingle Avaliação geológica-geotécnica de terrenos sujeitos a problemas cársticos
Kurt João Albrecht
title_short Avaliação geológica-geotécnica de terrenos sujeitos a problemas cársticos
title_full Avaliação geológica-geotécnica de terrenos sujeitos a problemas cársticos
title_fullStr Avaliação geológica-geotécnica de terrenos sujeitos a problemas cársticos
title_full_unstemmed Avaliação geológica-geotécnica de terrenos sujeitos a problemas cársticos
title_sort Avaliação geológica-geotécnica de terrenos sujeitos a problemas cársticos
author Kurt João Albrecht
author_facet Kurt João Albrecht
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lázaro Valentim Zuquette
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Reinaldo Lorandi
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Walter Malagutti Filho
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Fernando Ximenes de Tavares Salomão
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Osmar Sinelli
dc.contributor.author.fl_str_mv Kurt João Albrecht
contributor_str_mv Lázaro Valentim Zuquette
Reinaldo Lorandi
Walter Malagutti Filho
Fernando Ximenes de Tavares Salomão
Osmar Sinelli
description Os terrenos cársticos normalmente são constituídos por calcários, dolomitos, mármores e evaporitos. Nestes terrenos, a percolação de águas superficiais e subterrâneas, provocam o fenômeno da carstificação, ou seja, a dissolução química destas rochas, que por sua vez, dá origem aos problemas cársticos, tais como colapsos e subsidências, afetando qualquer tipo de uso e ocupação do solo em intensidades variadas. Desta forma, este trabalho procura avaliar as condições geológicas e geotécnicas das rochas carstificáveis, a fim de subsidiar trabalhos que visam contemplar o uso e ocupação de terrenos carstificáveis. Para tanto, elaborou-se uma extensa revisão bibliográfica sobre o tema, bem como, escolheu-se uma área urbana, onde ocorreram problemas de colapsos devido aos processos de carstificação, e que representasse estes terrenos no Brasil. Para o estudo de caso, optou-se pela cidade de Nobres, estado de Mato Grosso. As análises basearam-se no mapeamento geológico sistemático; interpretação de fotografias aéreas e imagens de satélite; identificação das feições de dissolução e formas de relevo cárstico; e prospecção geofísica. Entre estas técnicas, destaca-se que o processamento digital do terreno, através de imagens Landsat TM-5, não proporcionou resultados satisfatórios. A área constitui-se num poljé em formação, onde as principais formas de dissolução apresentam um controle litológico e estrutural. Além disso, também definiu-se dois sistemas de relevo cárstico, ou sejam: o vale e os morros cársticos. E, por fim, elaborou-se uma proposta para avaliação geológica-geotécnica para áreas sujeitas a problemas de carstificação, em escalas regionais e de detalhe.
publishDate 1998
dc.date.issued.fl_str_mv 1998-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.18.2018.tde-23082018-151621
url https://doi.org/10.11606/T.18.2018.tde-23082018-151621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Geotecnia
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786377091523018752