Implementação de estratégias: estudo exploratório de alguns fatores críticos
| Ano de defesa: | 1996 |
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| Orientador(a): | |
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| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso aberto |
| Idioma: | por |
| Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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| Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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| Departamento: |
Não Informado pela instituição
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| País: |
Não Informado pela instituição
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| Palavras-chave em Português: | |
| Link de acesso: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12131/tde-15012025-125825/ |
Resumo: | Um crescente número de empresas vêm alocando recursos significativos nas atividades de planejamento estratégico, porém nem sempre com os resultados esperados. De forma geral, a formulação de objetivos e estratégias tem recebido maior ênfase não só por parte de autores, mas também pelas empresas que realizam tais atividades. Em contrapartida, a atenção dada às atividades de implementação dessas estratégias tem sido relativamente baixa. Esta desproporção seguramente contribui para o insucesso dos esforços alocados no planejamento estratégico. A implementação de estratégias é uma atividade complexa e seus resultados podem impactar fortemente a organização. A inadequada implementação das estratégias pode gerar grandes transtornos à empresa, ou até mesmo levá-la ao total fracasso. Muito pouco tem sido estudado acerca da organização e dos instrumentos necessários à etapa de implementação de estratégias e suas reais aplicações nas empresas. Este trabalho adota o estudo de campo exploratório para investigar alguns desses instrumentos. A população-objeto foi extraída da edição Melhores e Maiores da revista Exame, de agosto de 1994. Foram selecionados 43 setores de atividade e os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foram excluídas empresas estatais ou que atuam nos setores públicos, bem como as do setor agropecuário. Obteve-se a população amostrada de 261 empresas, das quais coletaram-se dados através de questionários, entre novembro de 1994 e fevereiro de 1995. Resultou uma amostra de 78 empresas, das quais foram selecionadas 74 como válidas para o estudo. Solicitaram-se dados acerca da caracterização da empresa, do respondente e das atividades de planejamento estratégico, bem como a opinião do respondente sobre a adequação da coordenação e especificação das atividades criticas de implementação, dos sistemas de informação e controle utilizados na implementação e dos mecanismos de compensação atrelados à implementação. O tratamento estatístico inclui cálculos básicos descritivos, análises fatoriais e testes de qui-quadrado. Conclui-se que, dentre os itens analisados, a maior deficiência das empresas para a implementação das estratégias encontra-se nos sistemas de informação e controle, sobretudo pela inadequação da interface destes com outros sistemas e pela incompatibilidade com a cultura da organização. Por outro lado, os mecanismos de compensação são os mais adequados e têm impacto mais relevante sobre o comportamento dos indivíduos e grupos da organização do que sobre os resultados esperados destes indivíduos e grupos. |
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A inadequada implementação das estratégias pode gerar grandes transtornos à empresa, ou até mesmo levá-la ao total fracasso. Muito pouco tem sido estudado acerca da organização e dos instrumentos necessários à etapa de implementação de estratégias e suas reais aplicações nas empresas. Este trabalho adota o estudo de campo exploratório para investigar alguns desses instrumentos. A população-objeto foi extraída da edição Melhores e Maiores da revista Exame, de agosto de 1994. Foram selecionados 43 setores de atividade e os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foram excluídas empresas estatais ou que atuam nos setores públicos, bem como as do setor agropecuário. Obteve-se a população amostrada de 261 empresas, das quais coletaram-se dados através de questionários, entre novembro de 1994 e fevereiro de 1995. Resultou uma amostra de 78 empresas, das quais foram selecionadas 74 como válidas para o estudo. Solicitaram-se dados acerca da caracterização da empresa, do respondente e das atividades de planejamento estratégico, bem como a opinião do respondente sobre a adequação da coordenação e especificação das atividades criticas de implementação, dos sistemas de informação e controle utilizados na implementação e dos mecanismos de compensação atrelados à implementação. O tratamento estatístico inclui cálculos básicos descritivos, análises fatoriais e testes de qui-quadrado. Conclui-se que, dentre os itens analisados, a maior deficiência das empresas para a implementação das estratégias encontra-se nos sistemas de informação e controle, sobretudo pela inadequação da interface destes com outros sistemas e pela incompatibilidade com a cultura da organização. Por outro lado, os mecanismos de compensação são os mais adequados e têm impacto mais relevante sobre o comportamento dos indivíduos e grupos da organização do que sobre os resultados esperados destes indivíduos e grupos.There is a growing number of corporations allocating a reasonable amount of resources to the strategic planning activities. Unfortunately, many times the results of these activities are different from that expected. Generally, the authors and companies have dedicated most of their attention to the development of goals and strategies. In counterpart, relatively little attention has been given to the strategy implementation activities. This disproportion certainly contributes to the failure of the strategic plans. Strategy implementation is a complex activity and its results may have a strong impact on the corporation. An inappropriate implementation may create major problems for the companies, or even their bankruptcy. Only a few studies have been presented about the organization and the infrastructure required for proper strategy implementation, as well as about its actual applications. This research adopts the exploratory field study approach to investigate some of these applications. The target-population was determined from Exame magazines special edition Melhores e Maiores, of August, 1994. 43 industries were selected, been restricted to private firms and to the States of São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina and Rio Grande do Sul. Firms that develop most of their activities in the agricultural or cattle breeding industries were excluded. A sampled population of 261 companies was obtained. The data was collected through a mailed questionnaire, from November, 1994 to February, 1995. It was possible to obtain a sample of 78 companies, from which we selected 74 valid cases for the research. The solicited data was related to: the characteristics of the company, of the respondent and of the strategic planning activities; the respondents opinion about the adequacy of coordination and specification of key activities, as well as of the adequacy of the information and control systems and of the compensation systems used for the strategy implementation. The statistical treatment of data includes descriptive basic computation, factor analysis and chi-squared tests. The main conclusions are: the biggest limitation regarding strategy implementation refers to the information and control systems, mainly because of the unadjusted relation between these systems and the organizational culture; the compensation systems are the most adequate of all systems studied, and its results have more effective impact on the behavior of individuais and groups within the organization than on the results expected from these individuais and groups work.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFischmann, Adalberto AmericoSobanski, André Rubini1996-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12131/tde-15012025-125825/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-01-16T16:16:02Zoai:teses.usp.br:tde-15012025-125825Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-01-16T16:16:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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