A voz do morro, a vez da bossa: bossa nova, samba e engajamento no despontar da moderna MPB
Ano de defesa: | 2023 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-31082023-112748/ |
Resumo: | O presente trabalho estuda a canção engajada da década de 1960 em seu momento de formação, tendo como foco os projetos estético-ideológicos de Carlos Lyra e Nara Leão nos anos de 1963 e 1964. Para compreender um dos pilares da proposta de engajamento desses artistas a sua aproximação com as manifestações culturais das camadas populares, em particular o samba das escolas de samba , a pesquisa também procura delinear as estratégias de reconhecimento cultural e ascensão social dos chamados sambistas de morro no mesmo período, compreendidas à luz da produção de Zé Keti. A abordagem proposta é a da análise crítica, na linha dialética de autores como Antonio Candido, Roberto Schwarz e, no campo da canção propriamente dita, Walter Garcia. Através da análise mais detida de duas canções gravadas por Nara Leão - Feio não é bonito, de Carlos Lyra e Gianfrancesco Guarnieri, e Opinião, de Zé Keti - pretende-se identificar as diferentes perspectivas, experiências, valores e reivindicações implicadas nesse projeto cultural e político da intelectualidade de esquerda. O tema do morro carioca, presente em ambas as composições, aparece como um imaginário social em comum onde se encontram artistas de classe média e sambistas populares, imaginário este que se torna palco de conflitos e negociações simbólicas entre os dois grupos. A elucidação dessas questões pode ajudar a discernir as prioridades políticas e as hierarquias de valores contidas nesta que foi uma das vertentes formadoras da moderna MPB. |
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A voz do morro, a vez da bossa: bossa nova, samba e engajamento no despontar da moderna MPBThe voice of the favela at the time of bossa nova: bossa nova, samba and engagement in the emergent MPBBossa novaBossa novaCarlos LyraCarlos LyraMúsica popular - BrasilNara LeãoNara LeãoPopular music - BrazilSambaSambaZé KetiZé KetiO presente trabalho estuda a canção engajada da década de 1960 em seu momento de formação, tendo como foco os projetos estético-ideológicos de Carlos Lyra e Nara Leão nos anos de 1963 e 1964. Para compreender um dos pilares da proposta de engajamento desses artistas a sua aproximação com as manifestações culturais das camadas populares, em particular o samba das escolas de samba , a pesquisa também procura delinear as estratégias de reconhecimento cultural e ascensão social dos chamados sambistas de morro no mesmo período, compreendidas à luz da produção de Zé Keti. A abordagem proposta é a da análise crítica, na linha dialética de autores como Antonio Candido, Roberto Schwarz e, no campo da canção propriamente dita, Walter Garcia. Através da análise mais detida de duas canções gravadas por Nara Leão - Feio não é bonito, de Carlos Lyra e Gianfrancesco Guarnieri, e Opinião, de Zé Keti - pretende-se identificar as diferentes perspectivas, experiências, valores e reivindicações implicadas nesse projeto cultural e político da intelectualidade de esquerda. O tema do morro carioca, presente em ambas as composições, aparece como um imaginário social em comum onde se encontram artistas de classe média e sambistas populares, imaginário este que se torna palco de conflitos e negociações simbólicas entre os dois grupos. A elucidação dessas questões pode ajudar a discernir as prioridades políticas e as hierarquias de valores contidas nesta que foi uma das vertentes formadoras da moderna MPB.The present work studies the politically-engaged popular music of the 1960s in its formative years, focusing on the aesthetic-ideological projects of Carlos Lyra and Nara Leão in 1963 and 1964. To understand one of the pillars of their proposal for political and societal involvement the engagement with cultural manifestations of popular classes, in particular the samba of the samba schools, this research also seeks to outline the strategies of cultural recognition and social ascent of the so-called \"sambistas de morro\" in the same period, understood in the light of the production of Zé Keti. The proposed approach is that of critical analysis, in the dialectical line of inquiry of authors such as Antonio Candido, Roberto Schwarz and, from the field of popular music itself, Walter Garcia. Through a more detailed analysis of two songs recorded by Nara Leão - Feio não é bonito, by Carlos Lyra and Gianfrancesco Guarnieri, and Opinião, by Zé Keti - this work aims to identify the different perspectives, experiences, values and demands of the cultural and political project of the left-leaning intellectuals. The topic of the favela, present in both compositions, appears as a common social imaginary where middle-class artists and popular sambistas meet, an imaginary that becomes the stage of conflicts and symbolic negotiations between both groups. The elucidation of these issues can help to discern the political priorities and value hierarchies contained in what was one of the formative strands of modern Brazilian popular music.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilveira Junior, Walter Garcia daGarcia, Jonas Bertuol2023-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-31082023-112748/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-18T19:57:03Zoai:teses.usp.br:tde-31082023-112748Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-18T19:57:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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