História e ontologia na obra de Jean-Paul Sartre

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Alves, Igor Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-21072017-152520/
Resumo: Nesta pesquisa, busca-se analisar alguns aspectos da vinculação entre dois momentos da obra de Jean-Paul Sartre a partir da relação entre ontologia e história. O primeiro momento, marcado pela ontologia fenomenológica de O ser e o nada, apresentaria estruturas caracterizadas por uma a-historicidade; o segundo momento, marcado principalmente pela aproximação do marxismo e um grande peso dado à história, encontra-se principalmente em Questão de método e Crítica da razão dialética. Ao contrário das interpretações que afirmam a incompatibilidade entre esses dois momentos da obra de Sartre, mostra-se ao longo do texto que as estruturas da ontologia fenomenológica, se não apresentam uma formulação sobre a história, são uma abertura para ela, pois descrevem um processo de totalização de si do sujeito que o lança em uma totalização de totalizações a qual, por sua vez, é o próprio processo histórico.
id USP_3d2e322eefa2d3a5df0a77c69f478f99
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21072017-152520
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling História e ontologia na obra de Jean-Paul SartreHistory and ontology on Jean-Paul Sartres workFreedomHistóriaHistoryLiberdadeProjectProjetoSituaçãoSituationTotalizaçãoTotalizationNesta pesquisa, busca-se analisar alguns aspectos da vinculação entre dois momentos da obra de Jean-Paul Sartre a partir da relação entre ontologia e história. O primeiro momento, marcado pela ontologia fenomenológica de O ser e o nada, apresentaria estruturas caracterizadas por uma a-historicidade; o segundo momento, marcado principalmente pela aproximação do marxismo e um grande peso dado à história, encontra-se principalmente em Questão de método e Crítica da razão dialética. Ao contrário das interpretações que afirmam a incompatibilidade entre esses dois momentos da obra de Sartre, mostra-se ao longo do texto que as estruturas da ontologia fenomenológica, se não apresentam uma formulação sobre a história, são uma abertura para ela, pois descrevem um processo de totalização de si do sujeito que o lança em uma totalização de totalizações a qual, por sua vez, é o próprio processo histórico.This research aims to analyze some aspects of the link between two moments of Jean-Paul Sartre\'s philosophy regarding the relation between ontology and history. The first moment, marked by the phenomenological ontology of Being and Nothingness, would present structures characterized by a-historicity; the second moment, marked by an approach of Marxism and by a great weight being ascribed to history, is found mainly in Question of method and in Critique of dialectical reason. Contrary to the interpretations that sustain the existence of an incompatibility between these two moments of Sartre\'s thought, this work argues that the structures of phenomenological ontology, if they do not present a formulation about history, they nonetheless hold an opening towards it, since they describe a process through which the subject carries out a totalization of herself that throws her into a totalization of totalizations which, in turn, is the historical process itself.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Franklin Leopoldo eAlves, Igor Silva2017-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-21072017-152520/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-21072017-152520Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv História e ontologia na obra de Jean-Paul Sartre
History and ontology on Jean-Paul Sartres work
title História e ontologia na obra de Jean-Paul Sartre
spellingShingle História e ontologia na obra de Jean-Paul Sartre
Alves, Igor Silva
Freedom
História
History
Liberdade
Project
Projeto
Situação
Situation
Totalização
Totalization
title_short História e ontologia na obra de Jean-Paul Sartre
title_full História e ontologia na obra de Jean-Paul Sartre
title_fullStr História e ontologia na obra de Jean-Paul Sartre
title_full_unstemmed História e ontologia na obra de Jean-Paul Sartre
title_sort História e ontologia na obra de Jean-Paul Sartre
author Alves, Igor Silva
author_facet Alves, Igor Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Franklin Leopoldo e
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Igor Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Freedom
História
History
Liberdade
Project
Projeto
Situação
Situation
Totalização
Totalization
topic Freedom
História
History
Liberdade
Project
Projeto
Situação
Situation
Totalização
Totalization
description Nesta pesquisa, busca-se analisar alguns aspectos da vinculação entre dois momentos da obra de Jean-Paul Sartre a partir da relação entre ontologia e história. O primeiro momento, marcado pela ontologia fenomenológica de O ser e o nada, apresentaria estruturas caracterizadas por uma a-historicidade; o segundo momento, marcado principalmente pela aproximação do marxismo e um grande peso dado à história, encontra-se principalmente em Questão de método e Crítica da razão dialética. Ao contrário das interpretações que afirmam a incompatibilidade entre esses dois momentos da obra de Sartre, mostra-se ao longo do texto que as estruturas da ontologia fenomenológica, se não apresentam uma formulação sobre a história, são uma abertura para ela, pois descrevem um processo de totalização de si do sujeito que o lança em uma totalização de totalizações a qual, por sua vez, é o próprio processo histórico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-21072017-152520/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-21072017-152520/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1865492620899254272