O crime e as trangressões da letra: o gênero policial em Juan José Saer e Ricardo Piglia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Rubio, Eduardo Fava
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-21052015-111849/
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as relações entre o gênero policial e os romances La pesquisa (1994), de Juan José Saer, e Plata quemada (1997), de Ricardo Piglia. Inseridos nas poéticas singulares e originais de seus autores, ambos os textos refletem, por um lado, as práxis narrativas que tanto Saer quanto Piglia já vinham desenvolvendo havia vários anos quando da publicação dos livros, nos anos noventa. Por outro lado, a leitura dos romances sob a perspectiva das narrativas policiais, frequentemente associadas a uma literatura popular ou de massas, leva à indagação de se e como é possível o desenvolvimento de uma escrita mais complexa e ambiciosa esteticamente em diálogo com as convenções que, em princípio, caracterizam o gênero literário. A partir desta questão, a hipótese de leitura se concentrará no conceito de transgressão dentro da literatura, partindo da ideia de Michel Foucault desenvolvida no ensaio Prefacio a la transgresión. A transgressão pensada na escrita de La pesquisa e Plata quemada, então, pode consistir em um gesto que, ao franquear os limites genéricos, não só reconfigura as poéticas de Saer e Piglia, como também repensa o conceito de gênero policial, bem como a relação dos dois escritores com o contexto cultural em que desenvolvem suas obras.
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spelling O crime e as trangressões da letra: o gênero policial em Juan José Saer e Ricardo PigliaCrime and literature transgressions: crime fiction in the works of Juan José Saer and Ricardo Piglia.Argentine literatureCrime fictionGêneros literáriosJuan José SaerJuan José SaerLiterary genresLiteratura argentinaNarrativa policialRicardo PigliaRicardo PigliaEste trabalho tem por objetivo analisar as relações entre o gênero policial e os romances La pesquisa (1994), de Juan José Saer, e Plata quemada (1997), de Ricardo Piglia. Inseridos nas poéticas singulares e originais de seus autores, ambos os textos refletem, por um lado, as práxis narrativas que tanto Saer quanto Piglia já vinham desenvolvendo havia vários anos quando da publicação dos livros, nos anos noventa. Por outro lado, a leitura dos romances sob a perspectiva das narrativas policiais, frequentemente associadas a uma literatura popular ou de massas, leva à indagação de se e como é possível o desenvolvimento de uma escrita mais complexa e ambiciosa esteticamente em diálogo com as convenções que, em princípio, caracterizam o gênero literário. A partir desta questão, a hipótese de leitura se concentrará no conceito de transgressão dentro da literatura, partindo da ideia de Michel Foucault desenvolvida no ensaio Prefacio a la transgresión. A transgressão pensada na escrita de La pesquisa e Plata quemada, então, pode consistir em um gesto que, ao franquear os limites genéricos, não só reconfigura as poéticas de Saer e Piglia, como também repensa o conceito de gênero policial, bem como a relação dos dois escritores com o contexto cultural em que desenvolvem suas obras.This study aims to analyze the relations between crime fiction as a literary genre and the novels La pesquisa [The investigation] (1994), by Juan José Saer, and Plata quemada [Burnt money] (1997), by Ricardo Piglia. Inserted into their author´s unique and original poetics, both texts reflect, on the one hand, the narrative praxis that both Saer and Piglia had already been developing for several years when the books were published in the nineties. On the other hand, the reading of the novels from the perspective of crime fiction, a genre often associated with popular or mass literature, leads to the question of how is it possible to develop a more complex and ambitious writing, aesthetically speaking, in dialog with the conventions that, in principle, distinguish the literary genre. From this point on, the hypothesis of reading will focus on the concept of transgression in literature, as it is developed by Michel Foucault in his essay Prefacio a la transgresión [A Preface to Transgression]. Back to the way La pesquisa and Plata quemada are conceived, the transgression can be figured out as a gesture that, by crossing the genre limits, not only reconfigure the way the narrative of Saer and Piglia could be read, but also rethink the crime fiction as a genre and the relations of both authors with the cultural context in which they develop their works.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOlmos, Ana Cecilia AriasRubio, Eduardo Fava2014-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-21052015-111849/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-21052015-111849Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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