O dispositivo CLIL-Sequência Didática e o desenvolvimento das capacidades de linguagem para mobilidade acadêmica internacional
Ano de defesa: | 2024 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8163/tde-17022025-081749/ |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo estudar o efeito do dispositivo que combina CLIL e sequência didática no desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos em fase de preparação para participar de um programa de mobilidade acadêmica internacional. Baseamo-nos, para isso, nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2004, 2005, 2012[1997], 2019/2022; SCHNEUWLY e DOLZ, 2004) com os conceitos os conceitos de Modelo Didático (MD) (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) e de Sequência Didática (SD) (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2010[2004]), e na abordagem CLIL – Content and Language Integrated Learning (DO COYLE; HOOD; MARSH, 2010; DALTON-PUFFER; NIKULA; SMIT, 2010; BALL; KELLY; CLEGG, 2015) de ensino de língua, bem como de conteúdo, não havendo um foco único sobre um ou outro. Esses pressupostos teórico-metodológicos apoiam-se no pensamento vigotskiano sobre a aprendizagem e o desenvolvimento. Para atingirmos nosso objetivo, elaboramos MDs dos gêneros cover letter, exchange student interview, abstract e pitch a partir de em uma ampla variedade de práticas textuais. Com base nos MDs elaboramos o dispositivo CLIL-SD, aplicamos o dispositivo no curso de extensão Inglês para mobilidade acadêmica internacional: gêneros orais e escritos, ofertado por uma universidade brasileira para graduandos interessados em programas de mobilidade acadêmica internacional (MAI), coletamos as produções e finais dos alunos e fizemos uma análise do desenvolvimento de suas capacidades de linguagem. Os resultados mostraram que dispositivo didático contribuiu para o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos estudantes. Do ponto de vista praxiológico, a aprendizagem de gêneros textuais do contexto da MAI oportunizará aos estudantes a participação nos editais de seleção e a atuação deles nos programas de MAI, já que conhecer os gêneros textuais favorece tal participação |
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O dispositivo CLIL-Sequência Didática e o desenvolvimento das capacidades de linguagem para mobilidade acadêmica internacionalThe CLIL-Didactic Sequence device and the development of language skills for international academic mobilityAcademic textual genresDidática das línguasEnglish languageGêneros textuais acadêmicosInteracionismo sociodiscursivoInternational academic mobilityLanguage didacticsLíngua inglesaMobilidade acadêmica internacionalSociodiscursive interactionismEsta pesquisa teve como objetivo estudar o efeito do dispositivo que combina CLIL e sequência didática no desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos em fase de preparação para participar de um programa de mobilidade acadêmica internacional. Baseamo-nos, para isso, nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2004, 2005, 2012[1997], 2019/2022; SCHNEUWLY e DOLZ, 2004) com os conceitos os conceitos de Modelo Didático (MD) (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) e de Sequência Didática (SD) (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2010[2004]), e na abordagem CLIL – Content and Language Integrated Learning (DO COYLE; HOOD; MARSH, 2010; DALTON-PUFFER; NIKULA; SMIT, 2010; BALL; KELLY; CLEGG, 2015) de ensino de língua, bem como de conteúdo, não havendo um foco único sobre um ou outro. Esses pressupostos teórico-metodológicos apoiam-se no pensamento vigotskiano sobre a aprendizagem e o desenvolvimento. Para atingirmos nosso objetivo, elaboramos MDs dos gêneros cover letter, exchange student interview, abstract e pitch a partir de em uma ampla variedade de práticas textuais. Com base nos MDs elaboramos o dispositivo CLIL-SD, aplicamos o dispositivo no curso de extensão Inglês para mobilidade acadêmica internacional: gêneros orais e escritos, ofertado por uma universidade brasileira para graduandos interessados em programas de mobilidade acadêmica internacional (MAI), coletamos as produções e finais dos alunos e fizemos uma análise do desenvolvimento de suas capacidades de linguagem. Os resultados mostraram que dispositivo didático contribuiu para o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos estudantes. Do ponto de vista praxiológico, a aprendizagem de gêneros textuais do contexto da MAI oportunizará aos estudantes a participação nos editais de seleção e a atuação deles nos programas de MAI, já que conhecer os gêneros textuais favorece tal participaçãoThis research aimed to study the effect of the device that combines CLIL and didactic sequence for developing the language skills of students preparing to participate in an international academic mobility program. For this, we based on the theoretical assumptions of Sociodiscursive Interactionism (ISD) (BRONCKART, 2004, 2005, 2012[1997], 2019/2022; SCHNEUWLY and DOLZ, 2004) with the concepts of the Didactic Model ( MD) (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) and Didactic Sequence (SD) (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2010[2004]), and in the CLIL – Content and Language Integrated Learning approach (DO COYLE; HOOD; MARSH, 2010; DALTON -PUFFER; NIKULA; SMIT, 2010; BALL; CLEGG, 2015) of language teaching, as well as content, without a single focus on one or the other. These theoretical-methodological assumptions are based on Vygotskian concepts of learning and development. To achieve our objective, we designed MDs for the cover letter, exchange student interview, abstract and pitch genres based on a wide variety of textual practices. Based on the MDs, we designed a CLIL-SD device, applied the device to the extension course \"English for international academic mobility: oral and written genres\", offered by a Brazilian university for undergraduates interested in international academic mobility (MAI) programs, collected initial and final students\' productions and analyzed the development of their language skills. The results showed that the teaching device contributed to the \"development of students\' language skills\". From a praxiological point of view, learning textual genres in the MAI context will provide students with the opportunity to participate in selection notices and work in MAI programs, since knowing textual genres favors such participationBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLousada, Eliane GouvêaWernz, Maycon Cesar Pereira2024-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8163/tde-17022025-081749/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-02-17T11:27:02Zoai:teses.usp.br:tde-17022025-081749Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-02-17T11:27:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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