O dispositivo CLIL-Sequência Didática e o desenvolvimento das capacidades de linguagem para mobilidade acadêmica internacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Wernz, Maycon Cesar Pereira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8163/tde-17022025-081749/
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo estudar o efeito do dispositivo que combina CLIL e sequência didática no desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos em fase de preparação para participar de um programa de mobilidade acadêmica internacional. Baseamo-nos, para isso, nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2004, 2005, 2012[1997], 2019/2022; SCHNEUWLY e DOLZ, 2004) com os conceitos os conceitos de Modelo Didático (MD) (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) e de Sequência Didática (SD) (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2010[2004]), e na abordagem CLIL – Content and Language Integrated Learning (DO COYLE; HOOD; MARSH, 2010; DALTON-PUFFER; NIKULA; SMIT, 2010; BALL; KELLY; CLEGG, 2015) de ensino de língua, bem como de conteúdo, não havendo um foco único sobre um ou outro. Esses pressupostos teórico-metodológicos apoiam-se no pensamento vigotskiano sobre a aprendizagem e o desenvolvimento. Para atingirmos nosso objetivo, elaboramos MDs dos gêneros cover letter, exchange student interview, abstract e pitch a partir de em uma ampla variedade de práticas textuais. Com base nos MDs elaboramos o dispositivo CLIL-SD, aplicamos o dispositivo no curso de extensão Inglês para mobilidade acadêmica internacional: gêneros orais e escritos, ofertado por uma universidade brasileira para graduandos interessados em programas de mobilidade acadêmica internacional (MAI), coletamos as produções e finais dos alunos e fizemos uma análise do desenvolvimento de suas capacidades de linguagem. Os resultados mostraram que dispositivo didático contribuiu para o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos estudantes. Do ponto de vista praxiológico, a aprendizagem de gêneros textuais do contexto da MAI oportunizará aos estudantes a participação nos editais de seleção e a atuação deles nos programas de MAI, já que conhecer os gêneros textuais favorece tal participação
id USP_409c916fc32f35b2b7946b89019ca011
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17022025-081749
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling O dispositivo CLIL-Sequência Didática e o desenvolvimento das capacidades de linguagem para mobilidade acadêmica internacionalThe CLIL-Didactic Sequence device and the development of language skills for international academic mobilityAcademic textual genresDidática das línguasEnglish languageGêneros textuais acadêmicosInteracionismo sociodiscursivoInternational academic mobilityLanguage didacticsLíngua inglesaMobilidade acadêmica internacionalSociodiscursive interactionismEsta pesquisa teve como objetivo estudar o efeito do dispositivo que combina CLIL e sequência didática no desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos em fase de preparação para participar de um programa de mobilidade acadêmica internacional. Baseamo-nos, para isso, nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2004, 2005, 2012[1997], 2019/2022; SCHNEUWLY e DOLZ, 2004) com os conceitos os conceitos de Modelo Didático (MD) (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) e de Sequência Didática (SD) (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2010[2004]), e na abordagem CLIL – Content and Language Integrated Learning (DO COYLE; HOOD; MARSH, 2010; DALTON-PUFFER; NIKULA; SMIT, 2010; BALL; KELLY; CLEGG, 2015) de ensino de língua, bem como de conteúdo, não havendo um foco único sobre um ou outro. Esses pressupostos teórico-metodológicos apoiam-se no pensamento vigotskiano sobre a aprendizagem e o desenvolvimento. Para atingirmos nosso objetivo, elaboramos MDs dos gêneros cover letter, exchange student interview, abstract e pitch a partir de em uma ampla variedade de práticas textuais. Com base nos MDs elaboramos o dispositivo CLIL-SD, aplicamos o dispositivo no curso de extensão Inglês para mobilidade acadêmica internacional: gêneros orais e escritos, ofertado por uma universidade brasileira para graduandos interessados em programas de mobilidade acadêmica internacional (MAI), coletamos as produções e finais dos alunos e fizemos uma análise do desenvolvimento de suas capacidades de linguagem. Os resultados mostraram que dispositivo didático contribuiu para o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos estudantes. Do ponto de vista praxiológico, a aprendizagem de gêneros textuais do contexto da MAI oportunizará aos estudantes a participação nos editais de seleção e a atuação deles nos programas de MAI, já que conhecer os gêneros textuais favorece tal participaçãoThis research aimed to study the effect of the device that combines CLIL and didactic sequence for developing the language skills of students preparing to participate in an international academic mobility program. For this, we based on the theoretical assumptions of Sociodiscursive Interactionism (ISD) (BRONCKART, 2004, 2005, 2012[1997], 2019/2022; SCHNEUWLY and DOLZ, 2004) with the concepts of the Didactic Model ( MD) (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) and Didactic Sequence (SD) (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2010[2004]), and in the CLIL – Content and Language Integrated Learning approach (DO COYLE; HOOD; MARSH, 2010; DALTON -PUFFER; NIKULA; SMIT, 2010; BALL; CLEGG, 2015) of language teaching, as well as content, without a single focus on one or the other. These theoretical-methodological assumptions are based on Vygotskian concepts of learning and development. To achieve our objective, we designed MDs for the cover letter, exchange student interview, abstract and pitch genres based on a wide variety of textual practices. Based on the MDs, we designed a CLIL-SD device, applied the device to the extension course \"English for international academic mobility: oral and written genres\", offered by a Brazilian university for undergraduates interested in international academic mobility (MAI) programs, collected initial and final students\' productions and analyzed the development of their language skills. The results showed that the teaching device contributed to the \"development of students\' language skills\". From a praxiological point of view, learning textual genres in the MAI context will provide students with the opportunity to participate in selection notices and work in MAI programs, since knowing textual genres favors such participationBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLousada, Eliane GouvêaWernz, Maycon Cesar Pereira2024-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8163/tde-17022025-081749/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-02-17T11:27:02Zoai:teses.usp.br:tde-17022025-081749Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-02-17T11:27:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O dispositivo CLIL-Sequência Didática e o desenvolvimento das capacidades de linguagem para mobilidade acadêmica internacional
The CLIL-Didactic Sequence device and the development of language skills for international academic mobility
title O dispositivo CLIL-Sequência Didática e o desenvolvimento das capacidades de linguagem para mobilidade acadêmica internacional
spellingShingle O dispositivo CLIL-Sequência Didática e o desenvolvimento das capacidades de linguagem para mobilidade acadêmica internacional
Wernz, Maycon Cesar Pereira
Academic textual genres
Didática das línguas
English language
Gêneros textuais acadêmicos
Interacionismo sociodiscursivo
International academic mobility
Language didactics
Língua inglesa
Mobilidade acadêmica internacional
Sociodiscursive interactionism
title_short O dispositivo CLIL-Sequência Didática e o desenvolvimento das capacidades de linguagem para mobilidade acadêmica internacional
title_full O dispositivo CLIL-Sequência Didática e o desenvolvimento das capacidades de linguagem para mobilidade acadêmica internacional
title_fullStr O dispositivo CLIL-Sequência Didática e o desenvolvimento das capacidades de linguagem para mobilidade acadêmica internacional
title_full_unstemmed O dispositivo CLIL-Sequência Didática e o desenvolvimento das capacidades de linguagem para mobilidade acadêmica internacional
title_sort O dispositivo CLIL-Sequência Didática e o desenvolvimento das capacidades de linguagem para mobilidade acadêmica internacional
author Wernz, Maycon Cesar Pereira
author_facet Wernz, Maycon Cesar Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lousada, Eliane Gouvêa
dc.contributor.author.fl_str_mv Wernz, Maycon Cesar Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Academic textual genres
Didática das línguas
English language
Gêneros textuais acadêmicos
Interacionismo sociodiscursivo
International academic mobility
Language didactics
Língua inglesa
Mobilidade acadêmica internacional
Sociodiscursive interactionism
topic Academic textual genres
Didática das línguas
English language
Gêneros textuais acadêmicos
Interacionismo sociodiscursivo
International academic mobility
Language didactics
Língua inglesa
Mobilidade acadêmica internacional
Sociodiscursive interactionism
description Esta pesquisa teve como objetivo estudar o efeito do dispositivo que combina CLIL e sequência didática no desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos em fase de preparação para participar de um programa de mobilidade acadêmica internacional. Baseamo-nos, para isso, nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2004, 2005, 2012[1997], 2019/2022; SCHNEUWLY e DOLZ, 2004) com os conceitos os conceitos de Modelo Didático (MD) (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) e de Sequência Didática (SD) (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2010[2004]), e na abordagem CLIL – Content and Language Integrated Learning (DO COYLE; HOOD; MARSH, 2010; DALTON-PUFFER; NIKULA; SMIT, 2010; BALL; KELLY; CLEGG, 2015) de ensino de língua, bem como de conteúdo, não havendo um foco único sobre um ou outro. Esses pressupostos teórico-metodológicos apoiam-se no pensamento vigotskiano sobre a aprendizagem e o desenvolvimento. Para atingirmos nosso objetivo, elaboramos MDs dos gêneros cover letter, exchange student interview, abstract e pitch a partir de em uma ampla variedade de práticas textuais. Com base nos MDs elaboramos o dispositivo CLIL-SD, aplicamos o dispositivo no curso de extensão Inglês para mobilidade acadêmica internacional: gêneros orais e escritos, ofertado por uma universidade brasileira para graduandos interessados em programas de mobilidade acadêmica internacional (MAI), coletamos as produções e finais dos alunos e fizemos uma análise do desenvolvimento de suas capacidades de linguagem. Os resultados mostraram que dispositivo didático contribuiu para o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos estudantes. Do ponto de vista praxiológico, a aprendizagem de gêneros textuais do contexto da MAI oportunizará aos estudantes a participação nos editais de seleção e a atuação deles nos programas de MAI, já que conhecer os gêneros textuais favorece tal participação
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8163/tde-17022025-081749/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8163/tde-17022025-081749/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1831214775794663424