Um estudo exploratório sobre o papel da complexidade de projetos de desenvolvimento na capacidade de lançar plataformas de produtos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Figueiredo, Paulo Soares
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06112023-165725/
Resumo: Este trabalho se insere numa linha de pesquisa sobre os fatores determinantes da composição das carteiras de projetos de desenvolvimento de produtos (PDP) e seus reflexos em sistemas de gestão de inovação nas empresas. Especificamente, o presente trabalho explora, num determinado período, as relações entre a complexidade de projetos de desenvolvimento de produtos e o número de lançamento de produtos novos, que é uma medida de desempenho da carteira de PDP da empresa. O trabalho representa uma continuação da pesquisa de Yu e Nascimento (2000), que foi aplicada nas empresas americanas Boeing, Diebold e Intel, e cujos resultados são apresentados em conjunto com os novos dados colhidos nas empresas nacionais Embraer, Sadia e Caloi. A suposição central deste trabalho e que um produto mais complexo exigira maior investimento e maior tempo para o seu desenvolvimento. Consequentemente, é esperado que para um dado orçamento de desenvolvimento de produtos, é possível ter mais PDP na carteira quando o produto e menos complexo, e ter menos PDP na carteira quando o tipo de produto é mais complexo. Em outros termos, quanto mais complexo o processo de desenvolvimento de produtos de um segmento industrial, mais custoso e demorado será para desenvolver e lançar um novo produto.
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spelling Um estudo exploratório sobre o papel da complexidade de projetos de desenvolvimento na capacidade de lançar plataformas de produtosAn exploratory study on the role of development project complexity in the ability to launch product platformsDesenvolvimento de produtosNew productsProduct developmentProduct projectsProdutos novosProjetos de produtosEste trabalho se insere numa linha de pesquisa sobre os fatores determinantes da composição das carteiras de projetos de desenvolvimento de produtos (PDP) e seus reflexos em sistemas de gestão de inovação nas empresas. Especificamente, o presente trabalho explora, num determinado período, as relações entre a complexidade de projetos de desenvolvimento de produtos e o número de lançamento de produtos novos, que é uma medida de desempenho da carteira de PDP da empresa. O trabalho representa uma continuação da pesquisa de Yu e Nascimento (2000), que foi aplicada nas empresas americanas Boeing, Diebold e Intel, e cujos resultados são apresentados em conjunto com os novos dados colhidos nas empresas nacionais Embraer, Sadia e Caloi. A suposição central deste trabalho e que um produto mais complexo exigira maior investimento e maior tempo para o seu desenvolvimento. Consequentemente, é esperado que para um dado orçamento de desenvolvimento de produtos, é possível ter mais PDP na carteira quando o produto e menos complexo, e ter menos PDP na carteira quando o tipo de produto é mais complexo. Em outros termos, quanto mais complexo o processo de desenvolvimento de produtos de um segmento industrial, mais custoso e demorado será para desenvolver e lançar um novo produto.This research belongs to the literature that addresses the determinant factors of the composition of portfolios of product development projects, and the consequences of these factors to the innovation management Systems of firms. Specifically, this research explores, for a certain period, the connections between the complexity of projects of new platforms and the number of new platforms developed in each firm (which is a way of measuring the performance in developing new products and processes). This work is an expansion of the research made by Yu and Nascimento (2000), which addressed three american firms: Boeing, Diebold and Intel. The results obtained by them are presented here, together with new data, collected in three brazilian firms: Embraer, Sadia and Caloi. The main assumption of this work is that a more complex product demands more investment and more time to be developed. Consequently, it is expected that for a given budget for product development, it is possible to have more projects simultaneously, when the products are less complex, and less projects when the products are more complex. In other words, the more complex the process of development of products is for a given industrial segment, the more expensive it will be, and the longer it will take, to develop and release a new product.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPYu, Abraham Sin OihFigueiredo, Paulo Soares2003-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-06112023-165725/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-11-06T19:18:02Zoai:teses.usp.br:tde-06112023-165725Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-11-06T19:18:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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