Estabilidade das paredes de alvenaria estrutural: novo modelo de verificação de segurança.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Andrade, Almir Amorim
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertacoes da USP
Universidade de São Paulo
Escola Politécnica
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3144/tde-22042026-141429/
Resumo: Esta Tese é uma proposta para mudança do modelo de verificação da segurança das estruturas de alvenaria, substituindo o método das tensões admissíveis pelo método dos estados limites. Para isso, foi necessário um estudo profundo sobre teoria de segurança das estruturas e sobre estabilidade das estruturas. Inicialmente apresentam-se os métodos de verificação da segurança relacionados as estruturas de alvenaria, método das tensões admissíveis e o métodos dos estados limites. São discutidas as condições que caracterizam um estado limite para as estruturas de alvenaria e o conceito de resistência convencional para esse tipo de material. Apresentam-se os conceitos de estabilidade e efeitos de 2ª ordem e monta-se o modelode cálculo para alvenaria estrutural. Esse modelo numérico é, então, calibrado com as experimentações físicas.
id USP_413d78f5c2fa71aa47f16df1c34dc604
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22042026-141429
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Estabilidade das paredes de alvenaria estrutural: novo modelo de verificação de segurança.Untitled in englishAlvenaria estruturalParedesSegurnaça estruturalStructural masonryStructural safetyWallsEsta Tese é uma proposta para mudança do modelo de verificação da segurança das estruturas de alvenaria, substituindo o método das tensões admissíveis pelo método dos estados limites. Para isso, foi necessário um estudo profundo sobre teoria de segurança das estruturas e sobre estabilidade das estruturas. Inicialmente apresentam-se os métodos de verificação da segurança relacionados as estruturas de alvenaria, método das tensões admissíveis e o métodos dos estados limites. São discutidas as condições que caracterizam um estado limite para as estruturas de alvenaria e o conceito de resistência convencional para esse tipo de material. Apresentam-se os conceitos de estabilidade e efeitos de 2ª ordem e monta-se o modelode cálculo para alvenaria estrutural. Esse modelo numérico é, então, calibrado com as experimentações físicas.That Theory is a change suggestion in the model of verification of the safety of the masonry structures, substituting the method of the acceptable tensions for the the method of the states limits. For that, it was necessary a deep study on theory of safety of the structures and about stability of the structures. Initially they come the methods of verification of the safety related the masonry structures, method of the acceptable tensions and the methods of the states limits. The conditions that characterize a state limit for the masonry structures and the concept of conventional resistance for that material type are discussed. They come the concepts of stability and effects of 2nd order and the calculation model is setup for structural masonry. That numeric model is, then, gaged with the physical experimentations.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertacoes da USPUniversidade de São PauloEscola PolitécnicaAlmeida, Pedro Afonso de OliveiraAndrade, Almir Amorim2001-02-152026-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3144/tde-22042026-141429/doi:10.11606/T.3.2001.tde-22042026-141429Liberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2026-04-22T17:20:02Zoai:teses.usp.br:tde-22042026-141429Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212026-04-22T17:20:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estabilidade das paredes de alvenaria estrutural: novo modelo de verificação de segurança.
Untitled in english
title Estabilidade das paredes de alvenaria estrutural: novo modelo de verificação de segurança.
spellingShingle Estabilidade das paredes de alvenaria estrutural: novo modelo de verificação de segurança.
Andrade, Almir Amorim
Alvenaria estrutural
Paredes
Segurnaça estrutural
Structural masonry
Structural safety
Walls
title_short Estabilidade das paredes de alvenaria estrutural: novo modelo de verificação de segurança.
title_full Estabilidade das paredes de alvenaria estrutural: novo modelo de verificação de segurança.
title_fullStr Estabilidade das paredes de alvenaria estrutural: novo modelo de verificação de segurança.
title_full_unstemmed Estabilidade das paredes de alvenaria estrutural: novo modelo de verificação de segurança.
title_sort Estabilidade das paredes de alvenaria estrutural: novo modelo de verificação de segurança.
author Andrade, Almir Amorim
author_facet Andrade, Almir Amorim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Pedro Afonso de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Almir Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Alvenaria estrutural
Paredes
Segurnaça estrutural
Structural masonry
Structural safety
Walls
topic Alvenaria estrutural
Paredes
Segurnaça estrutural
Structural masonry
Structural safety
Walls
description Esta Tese é uma proposta para mudança do modelo de verificação da segurança das estruturas de alvenaria, substituindo o método das tensões admissíveis pelo método dos estados limites. Para isso, foi necessário um estudo profundo sobre teoria de segurança das estruturas e sobre estabilidade das estruturas. Inicialmente apresentam-se os métodos de verificação da segurança relacionados as estruturas de alvenaria, método das tensões admissíveis e o métodos dos estados limites. São discutidas as condições que caracterizam um estado limite para as estruturas de alvenaria e o conceito de resistência convencional para esse tipo de material. Apresentam-se os conceitos de estabilidade e efeitos de 2ª ordem e monta-se o modelode cálculo para alvenaria estrutural. Esse modelo numérico é, então, calibrado com as experimentações físicas.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-02-15
2026-04-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3144/tde-22042026-141429/
doi:10.11606/T.3.2001.tde-22042026-141429
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3144/tde-22042026-141429/
identifier_str_mv doi:10.11606/T.3.2001.tde-22042026-141429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertacoes da USP
Universidade de São Paulo
Escola Politécnica
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertacoes da USP
Universidade de São Paulo
Escola Politécnica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1865492703532285952