O Shopping Center e os espaços urbanos: novas relações entre o público e o privado em Presidente Prudente e Ribeirão Preto

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Tainá de Oliveira Hermoso
Orientador(a): Manoel Antonio Lopes Rodrigues Alves
Banca de defesa: Fernando Garrefa, Eda Maria Góes, Tomas Antonio Moreira
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Arquitetura e Urbanismo
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.102.2018.tde-10102018-101518
Resumo: Esta pesquisa procura, através de dois elementos específicos, o shopping center e os espaços públicos, se aprofundar na compreensão de novas possíveis relações entre público e privado em determinadas configurações urbanas. Especificamente, busca-se caracterizar determinados processos urbanos relacionados ao consumo no contexto dos espaços públicos e privados, e também verificar esses desdobramentos em realidades urbanas próximas, através de estudos de caso. O shopping como fenômeno comercial apresenta hoje papel de grande relevância nas cidades e, como espaço privado de uso público, direcionado ao consumo, demonstra uma face controladora que procura deixar claro as relações e comportamentos planejados e desejados com o entorno e com os frequentadores. A partir de seu surgimento e popularização na Sociedade do Consumo, é possível considerar o shopping sujeito às lógicas próprias dos produtos. Da mesma forma que outros processos também decorrerão daí para manifestação em diferentes espaços, como o público (containeirização, tematização). A aproximação no estudo das relações ocorre a partir da escolha de dois estudos de caso, em Presidente Prudente, na situação de contraposição física do Prudenshopping ao Parque do Povo e à Praça Oscar Figueiredo Filho. E em Ribeirão Preto, com a incorporação de uma tipologia Open, que simula espaços urbanos aberto, no Iguatemi Ribeirão.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis O Shopping Center e os espaços urbanos: novas relações entre o público e o privado em Presidente Prudente e Ribeirão Preto The Mall and the urban spaces: new relations between the public and the private in Presidente Prudente and Ribeirão Preto 2018-08-07Manoel Antonio Lopes Rodrigues AlvesFernando GarrefaEda Maria GóesTomas Antonio MoreiraTainá de Oliveira HermosoUniversidade de São PauloArquitetura e UrbanismoUSPBR Consumo Consumption Espaço público Mall Presidente Prudente Presidente Prudente Public space Ribeirão Preto Ribeirão Preto Shopping Esta pesquisa procura, através de dois elementos específicos, o shopping center e os espaços públicos, se aprofundar na compreensão de novas possíveis relações entre público e privado em determinadas configurações urbanas. Especificamente, busca-se caracterizar determinados processos urbanos relacionados ao consumo no contexto dos espaços públicos e privados, e também verificar esses desdobramentos em realidades urbanas próximas, através de estudos de caso. O shopping como fenômeno comercial apresenta hoje papel de grande relevância nas cidades e, como espaço privado de uso público, direcionado ao consumo, demonstra uma face controladora que procura deixar claro as relações e comportamentos planejados e desejados com o entorno e com os frequentadores. A partir de seu surgimento e popularização na Sociedade do Consumo, é possível considerar o shopping sujeito às lógicas próprias dos produtos. Da mesma forma que outros processos também decorrerão daí para manifestação em diferentes espaços, como o público (containeirização, tematização). A aproximação no estudo das relações ocorre a partir da escolha de dois estudos de caso, em Presidente Prudente, na situação de contraposição física do Prudenshopping ao Parque do Povo e à Praça Oscar Figueiredo Filho. E em Ribeirão Preto, com a incorporação de uma tipologia Open, que simula espaços urbanos aberto, no Iguatemi Ribeirão. This research seeks, through two specific elements, the shopping mall and the public spaces, to deepen in the understanding of new possible relations between public and private in certain urban configurations. Specifically, it seeks to characterize certain urban processes related to consumption in the context of public and private spaces, and to verify these developments in nearby urban realities, through case studies. Shopping as a commercial phenomenon nowadays plays a very important role in cities and, as a private space for public use, directed to consumption, demonstrates a controlling face that seeks to make clear the relationships and behaviors planned and desired with the environment and with the regulars. From its emergence and popularization in the Consumer Society, it is possible to consider the mall subject to the logics of the products themselves. In the same way that other processes will also flow from there to manifestation in different spaces, like the public (containeirization, thematization). The approach in the study of relations occurs from the choice of two case studies, in Presidente Prudente, in the situation of physical opposition of Prudenshopping to the Povos Park and the Oscar Figueiredo Filho Square. In addition, in Ribeirão Preto, with the incorporation of an Open typology, which simulates open urban spaces, in Iguatemi Ribeirão. https://doi.org/10.11606/D.102.2018.tde-10102018-101518info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:38:29Zoai:teses.usp.br:tde-10102018-101518Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-11-01T16:25:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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