O papel do outro na aquisição da escrita pela criança: o construtivismo na alfabetização e a psicanálise

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Anacleto, Julia Maria Borges
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22012014-131822/
Resumo: O presente trabalho investiga acerca do papel do outro no processo de aquisição da escrita pela criança. Emilia Ferreiro inaugurou uma abordagem da aquisição da escrita tendo como referência a teoria construtivista piagetiana. Suas pesquisas tiveram grande impacto no meio educacional brasileiro e geraram polêmicas em torno da questão do caráter social da linguagem escrita e do papel do outro na sua aprendizagem. A partir da análise das formulações de Ferreiro, são discutidos estudos que recorrem a outros referenciais teóricos (histórico-culturais e sociológicos) na consideração do aspecto social implicado no processo de aquisição da escrita pela criança, operando um deslocamento no que diz respeito à concepção de linguagem e de sua inserção no campo social. O terceiro, e mais importante, referencial diz respeito à teoria psicanalítica da constituição do sujeito, capaz de fornecer elementos para a consideração da questão de uma perspectiva não sociológica, nem histórico-cultural, porque discute o efeito de sua representação pelo significante. A partir da noção de Outro e das operações de alienação e separação, este trabalho pretende contribuir com o debate sobre o papel do outro na aquisição da escrita e fornecer ferramentas para a interlocução com a perspectiva psicogenética.
id USP_44392807da543f044f58359499705a6f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22012014-131822
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling O papel do outro na aquisição da escrita pela criança: o construtivismo na alfabetização e a psicanáliseThe role of the other within the child´s writing acquisition: the constructivism within literacy and psychoanalysisAlfabetizaçãoAquisição da escritaConstructivismConstrutivismoEmilia FerreiroEmilia FerreiroLiteracyPsicanálise e educaçãoPsychoanalysis and educationWhriting acquisitionO presente trabalho investiga acerca do papel do outro no processo de aquisição da escrita pela criança. Emilia Ferreiro inaugurou uma abordagem da aquisição da escrita tendo como referência a teoria construtivista piagetiana. Suas pesquisas tiveram grande impacto no meio educacional brasileiro e geraram polêmicas em torno da questão do caráter social da linguagem escrita e do papel do outro na sua aprendizagem. A partir da análise das formulações de Ferreiro, são discutidos estudos que recorrem a outros referenciais teóricos (histórico-culturais e sociológicos) na consideração do aspecto social implicado no processo de aquisição da escrita pela criança, operando um deslocamento no que diz respeito à concepção de linguagem e de sua inserção no campo social. O terceiro, e mais importante, referencial diz respeito à teoria psicanalítica da constituição do sujeito, capaz de fornecer elementos para a consideração da questão de uma perspectiva não sociológica, nem histórico-cultural, porque discute o efeito de sua representação pelo significante. A partir da noção de Outro e das operações de alienação e separação, este trabalho pretende contribuir com o debate sobre o papel do outro na aquisição da escrita e fornecer ferramentas para a interlocução com a perspectiva psicogenética.The following Masters thesis aims at dealing with the role of the other in the process of writing acquisition sustained by the child. Emilia Ferreira founded an approach to the matter of writing acquisition referenced in Piagetian constructivism theory. Her researches had a great impact in Brazilian educational field as well as generated controversies around the question of the social character of language and the role of the other in learning. From Ferreiros works analyses we here discuss other studies which depart from other theoretical references (historical-cultural, and sociological ones) in order to consider the social aspects implied in the childs writing acquisition process, displacing the language conception and its insertion within the social field. Our third, thus the more important, reference regards the psychoanalytical theory of Subject formation, which is able to provide elements to interpreting the referred question not in a sociological perspective, nor in a historical-cultural one, once it discusses the effect of representation by the Significant. Therefore, from the notion of the Other and its operation of alienation and separation, this work intends to contribute to the debate on the role of the other in writing acquisition and provide tools to a dialogue with the psychogenetics perspective.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLajonquière, Leandro deAnacleto, Julia Maria Borges2013-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22012014-131822/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-22012014-131822Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do outro na aquisição da escrita pela criança: o construtivismo na alfabetização e a psicanálise
The role of the other within the child´s writing acquisition: the constructivism within literacy and psychoanalysis
title O papel do outro na aquisição da escrita pela criança: o construtivismo na alfabetização e a psicanálise
spellingShingle O papel do outro na aquisição da escrita pela criança: o construtivismo na alfabetização e a psicanálise
Anacleto, Julia Maria Borges
Alfabetização
Aquisição da escrita
Constructivism
Construtivismo
Emilia Ferreiro
Emilia Ferreiro
Literacy
Psicanálise e educação
Psychoanalysis and education
Whriting acquisition
title_short O papel do outro na aquisição da escrita pela criança: o construtivismo na alfabetização e a psicanálise
title_full O papel do outro na aquisição da escrita pela criança: o construtivismo na alfabetização e a psicanálise
title_fullStr O papel do outro na aquisição da escrita pela criança: o construtivismo na alfabetização e a psicanálise
title_full_unstemmed O papel do outro na aquisição da escrita pela criança: o construtivismo na alfabetização e a psicanálise
title_sort O papel do outro na aquisição da escrita pela criança: o construtivismo na alfabetização e a psicanálise
author Anacleto, Julia Maria Borges
author_facet Anacleto, Julia Maria Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lajonquière, Leandro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Anacleto, Julia Maria Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Aquisição da escrita
Constructivism
Construtivismo
Emilia Ferreiro
Emilia Ferreiro
Literacy
Psicanálise e educação
Psychoanalysis and education
Whriting acquisition
topic Alfabetização
Aquisição da escrita
Constructivism
Construtivismo
Emilia Ferreiro
Emilia Ferreiro
Literacy
Psicanálise e educação
Psychoanalysis and education
Whriting acquisition
description O presente trabalho investiga acerca do papel do outro no processo de aquisição da escrita pela criança. Emilia Ferreiro inaugurou uma abordagem da aquisição da escrita tendo como referência a teoria construtivista piagetiana. Suas pesquisas tiveram grande impacto no meio educacional brasileiro e geraram polêmicas em torno da questão do caráter social da linguagem escrita e do papel do outro na sua aprendizagem. A partir da análise das formulações de Ferreiro, são discutidos estudos que recorrem a outros referenciais teóricos (histórico-culturais e sociológicos) na consideração do aspecto social implicado no processo de aquisição da escrita pela criança, operando um deslocamento no que diz respeito à concepção de linguagem e de sua inserção no campo social. O terceiro, e mais importante, referencial diz respeito à teoria psicanalítica da constituição do sujeito, capaz de fornecer elementos para a consideração da questão de uma perspectiva não sociológica, nem histórico-cultural, porque discute o efeito de sua representação pelo significante. A partir da noção de Outro e das operações de alienação e separação, este trabalho pretende contribuir com o debate sobre o papel do outro na aquisição da escrita e fornecer ferramentas para a interlocução com a perspectiva psicogenética.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22012014-131822/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22012014-131822/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809092024859623424