Comportamento mecânico da liga de magnésio Elektron WE43C-T5

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Gustavo Buldrini Teixeira
Orientador(a): Waldek Wladimir Bose Filho
Banca de defesa: Mauricio Angeloni, Otávio Contart Gamboni
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Ciência e Engenharia de Materiais
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.18.2020.tde-06022020-095135
Resumo: A alta competitividade entre as indústrias que promovem a mobilidade, sendo elas aeroespacial, aeronáutica, automotiva, marítima, ferroviária, ciclística, entre outros, estimula o aperfeiçoamento e desenvolvimento da engenharia de materiais. Desta forma, novos componentes estruturais, exibem um amplo espectro de excelentes características mecânicas. Portanto, novas ligas metálicas ultraleves foram estudadas e desenvolvidas para substituir as ligas tradicionais, visando reduzir o peso estrutural sem comprometer sua resistência. Neste contexto, o escopo deste projeto foi o de estudar a resistência mecânica, tenacidade à fratura e a vida em fadiga na liga de magnésio WE43C-T5 (Mg-Y-Nd-Zr). Para este objetivo, a liga foi analisada por microscopia ótica e microscopia eletrônica de varredura, foram realizados ensaios de tração e dureza, ensaios de tenacidade e de fadiga. Os resultados obtidos mostraram a formação das fases α-Mg, Mg41Nd5 e Mg24Y5 presentes na liga WE43C-T5, a morfologia dos grãos é equiaxial nas direções L e T e os precipitados estão localizados dispersos nos contornos e no interior dos grãos. Os ensaios de tração mostraram anisotropia, não suficiente para alterar os resultados de KIC e dos parâmetros da curva S-N que foram muito semelhantes independentemente das direções (L e T) ensaiadas. Estes resultados corroboram com a boa homogeneidade microestrutural do material.
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