Narrativa e experiência social em João Antônio e Ozualdo Candeias: um estudo sobre o conto \"Malagueta, Perus e Bacanaço\" (1963), de João Antônio, e o filme A Margem (1967), de Ozualdo Candeias

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Vinícius da Cunha Bisterço
Orientador(a): Jaime Ginzburg
Banca de defesa: Maria Zilda Ferreira Cury, Marcos Francisco Napolitano de Eugênio, Ivan Francisco Marques
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Literatura Brasileira
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-01062021-174939
Resumo: O conto \"Malagueta, Perus e Bacanaço\" (1963), de João Antônio, e o filme A Margem (1967), de Ozualdo Candeias, possuem em comum a presença de protagonistas em condição de marginalidade social, os quais articulam estratégias de sobrevivência em meio a uma cidade em plena transformação. Partindo de considerações de Antonio Candido, Ismail Xavier e Paul Ricoeur, elaborou-se uma interpretação da relação entre essas manifestações artísticas e o processo histórico do qual fazem parte, buscando refletir sobre a maneira pela qual as narrativas, sejam elas literárias ou cinematográficas, são capazes de expressar a experiência histórica de um período. Através da análise detida nas obras e a comparação entre elas de elementos similares e dissonantes, buscou-se construir um panorama artístico de problemas referentes à modernização da cidade de São Paulo, particularmente a partir dos anos 50, pela maneira com que ela é percebida por sujeitos marginalizados socialmente.
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