Indicadores de desempenho e sistema ABC: o uso de indicadores para uma gestão eficaz do custeio e das atividades de manutenção.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Eurycibiades Barra Rosa
Orientador(a): Israel Brunstein
Banca de defesa: Jose Arnaldo Barra Montevechi, Carlos de Moura Neto, Antonio Rafael Namur Muscat, Edson de Oliveira Pamplona
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Engenharia (Engenharia de Produção)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.3.2006.tde-05092006-124335
Resumo: Os rumos atuais da competição e da tecnologia justificam a crescente utilização de indicadores para a gestão dos recursos produtivos nas organizações industriais. Nesta linha de pensamento, o presente trabalho discorre sobre as principais abordagens relacionadas com gestão competitiva, construção de indicadores e métodos de custeio, disponíveis na literatura. Com base no modelo gerencial do Prof. Nigel Slack, para agregar vantagem competitiva na manufatura, é desenvolvido um sistema de indicadores integrados para a gestão do custeio e das atividades de manutenção. O modelo de gestão é validado por intermédio de um estudo de caso real e os resultados obtidos demonstram a eficácia do sistema de indicadores no monitoramento das atividades de manutenção nas empresas industriais.
id USP_53b8fa4d652ef1eff73170fb6b3ff5e7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05092006-124335
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Indicadores de desempenho e sistema ABC: o uso de indicadores para uma gestão eficaz do custeio e das atividades de manutenção. Performance metrics and ABC system: the use of performance metrics for a effectiveness maintenance and costing management. 2006-05-10Israel BrunsteinJose Arnaldo Barra MontevechiCarlos de Moura NetoAntonio Rafael Namur MuscatEdson de Oliveira PamplonaEurycibiades Barra RosaUniversidade de São PauloEngenharia (Engenharia de Produção)USPBR desempenho indicadores industrial maintenance manutenção industrial performance performance metrics Os rumos atuais da competição e da tecnologia justificam a crescente utilização de indicadores para a gestão dos recursos produtivos nas organizações industriais. Nesta linha de pensamento, o presente trabalho discorre sobre as principais abordagens relacionadas com gestão competitiva, construção de indicadores e métodos de custeio, disponíveis na literatura. Com base no modelo gerencial do Prof. Nigel Slack, para agregar vantagem competitiva na manufatura, é desenvolvido um sistema de indicadores integrados para a gestão do custeio e das atividades de manutenção. O modelo de gestão é validado por intermédio de um estudo de caso real e os resultados obtidos demonstram a eficácia do sistema de indicadores no monitoramento das atividades de manutenção nas empresas industriais. The current trend in terms of world-wide competition and technological skills justify the increasing utilization of constant up-to-date information and decision-making data in manufacturing organizations. Accordingly, this work discusses the major contributions related to a world-class management, performance metrics and costing methods. Based on Nigel Slack’s management model proposed to increase competitiveness, an inter-related performance metrics system is developed, aiming to reduce maintenance cost and to improve the overall maintenance activities management. The management techniques proposed in this research is validated by its application in a real manufacturing company, selected for a case-study. This research shows that the data collected allows statistical analysis and helps a plant management team to get important conclusions about the effectiveness of the performance metrics proposed for maintenance management. https://doi.org/10.11606/T.3.2006.tde-05092006-124335info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:16:34Zoai:teses.usp.br:tde-05092006-124335Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Indicadores de desempenho e sistema ABC: o uso de indicadores para uma gestão eficaz do custeio e das atividades de manutenção.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Performance metrics and ABC system: the use of performance metrics for a effectiveness maintenance and costing management.
title Indicadores de desempenho e sistema ABC: o uso de indicadores para uma gestão eficaz do custeio e das atividades de manutenção.
spellingShingle Indicadores de desempenho e sistema ABC: o uso de indicadores para uma gestão eficaz do custeio e das atividades de manutenção.
Eurycibiades Barra Rosa
title_short Indicadores de desempenho e sistema ABC: o uso de indicadores para uma gestão eficaz do custeio e das atividades de manutenção.
title_full Indicadores de desempenho e sistema ABC: o uso de indicadores para uma gestão eficaz do custeio e das atividades de manutenção.
title_fullStr Indicadores de desempenho e sistema ABC: o uso de indicadores para uma gestão eficaz do custeio e das atividades de manutenção.
title_full_unstemmed Indicadores de desempenho e sistema ABC: o uso de indicadores para uma gestão eficaz do custeio e das atividades de manutenção.
title_sort Indicadores de desempenho e sistema ABC: o uso de indicadores para uma gestão eficaz do custeio e das atividades de manutenção.
author Eurycibiades Barra Rosa
author_facet Eurycibiades Barra Rosa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Israel Brunstein
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jose Arnaldo Barra Montevechi
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carlos de Moura Neto
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Antonio Rafael Namur Muscat
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Edson de Oliveira Pamplona
dc.contributor.author.fl_str_mv Eurycibiades Barra Rosa
contributor_str_mv Israel Brunstein
Jose Arnaldo Barra Montevechi
Carlos de Moura Neto
Antonio Rafael Namur Muscat
Edson de Oliveira Pamplona
description Os rumos atuais da competição e da tecnologia justificam a crescente utilização de indicadores para a gestão dos recursos produtivos nas organizações industriais. Nesta linha de pensamento, o presente trabalho discorre sobre as principais abordagens relacionadas com gestão competitiva, construção de indicadores e métodos de custeio, disponíveis na literatura. Com base no modelo gerencial do Prof. Nigel Slack, para agregar vantagem competitiva na manufatura, é desenvolvido um sistema de indicadores integrados para a gestão do custeio e das atividades de manutenção. O modelo de gestão é validado por intermédio de um estudo de caso real e os resultados obtidos demonstram a eficácia do sistema de indicadores no monitoramento das atividades de manutenção nas empresas industriais.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-05-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.3.2006.tde-05092006-124335
url https://doi.org/10.11606/T.3.2006.tde-05092006-124335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia (Engenharia de Produção)
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376583483752448