Estudo de alguns diatomitos brasileiros, em escala de laboratório, visando sua utilização no refino de açúcar bruto brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1983
Autor(a) principal: Guedes, Isabel Correia
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3137/tde-06102025-073027/
Resumo: Sete mostras de diatomitos brasileiros foram calcinadas em temperatura de 700°C, 1000°C e 1100°C para estudar seu desempenho como auxiliar de filtração e agente de descoramento de suspensões de açúcar bruto fosfatadas, em comparação com um diatomito norte americano (Celite Hyflo) usado como padrão. O desempenho do diatomito como auxilia de filtração foi determinado através da medida do tempo de filtração e do índice de filtrabilidade da suspensão fosfatada e o poder de descoramento através da medida das cores das caldas pelo método ICUMSA. Foram obtidos os melhores resultados para descoramento, em escala de laboratório, realizando à fosfatação em pH = 7,2 e à temperatura de 80°C, com teor ponderal de diatomito de 0,3% sobre sólidos. Os valores de tempo de filtração e de índice de filtrabilidade, indicam que é inconveniente calcinar os diatomitos estudados acima de 1000°C. Os melhores resultados de tempo de filtração e de índice de filtrabilidade foram obtidos com as amostras calcinadas a 1000°C.
id USP_54f27c48a1dca92740e7c2f814998f0c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06102025-073027
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Estudo de alguns diatomitos brasileiros, em escala de laboratório, visando sua utilização no refino de açúcar bruto brasileiro.Study of some Brazilian diatomites, in laboratory scale for use in refining Brazilian raw cane sugar.Açúcar (Refino)Sugar (Refining)Sete mostras de diatomitos brasileiros foram calcinadas em temperatura de 700°C, 1000°C e 1100°C para estudar seu desempenho como auxiliar de filtração e agente de descoramento de suspensões de açúcar bruto fosfatadas, em comparação com um diatomito norte americano (Celite Hyflo) usado como padrão. O desempenho do diatomito como auxilia de filtração foi determinado através da medida do tempo de filtração e do índice de filtrabilidade da suspensão fosfatada e o poder de descoramento através da medida das cores das caldas pelo método ICUMSA. Foram obtidos os melhores resultados para descoramento, em escala de laboratório, realizando à fosfatação em pH = 7,2 e à temperatura de 80°C, com teor ponderal de diatomito de 0,3% sobre sólidos. Os valores de tempo de filtração e de índice de filtrabilidade, indicam que é inconveniente calcinar os diatomitos estudados acima de 1000°C. Os melhores resultados de tempo de filtração e de índice de filtrabilidade foram obtidos com as amostras calcinadas a 1000°C.In this work, seven samples of Brazilian diatomites were calcinated at 700°C, 1000°C and 1100°C. The performances of these samples as filter aid and bleaching agent of phosphated raw sugar liquors, were determined and compared with a North-American diatomite (Celite Hyflo), used as reference. The diatomite performance as filtration aid was tested by measurements of the filtration time and the filterability fator of the phosphated liquors. The bleaching power was measured from the liquors by ICUMSA method. The best results of bleaching in laboratory scale were obtained when the phosphatation was made at pH = 7,2 and 80°C with 0,3% of diatomite. The results of filtration time and filterability fator show that it is not advantageous to calcine the studyed samples of diatomite above 1000°C. The best results of filtration time and of filterability fator were obtained with samples calcinated at 1000°C.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTavares, Fernando AugustoGuedes, Isabel Correia1983-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3137/tde-06102025-073027/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-10-06T10:35:02Zoai:teses.usp.br:tde-06102025-073027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-10-06T10:35:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de alguns diatomitos brasileiros, em escala de laboratório, visando sua utilização no refino de açúcar bruto brasileiro.
Study of some Brazilian diatomites, in laboratory scale for use in refining Brazilian raw cane sugar.
title Estudo de alguns diatomitos brasileiros, em escala de laboratório, visando sua utilização no refino de açúcar bruto brasileiro.
spellingShingle Estudo de alguns diatomitos brasileiros, em escala de laboratório, visando sua utilização no refino de açúcar bruto brasileiro.
Guedes, Isabel Correia
Açúcar (Refino)
Sugar (Refining)
title_short Estudo de alguns diatomitos brasileiros, em escala de laboratório, visando sua utilização no refino de açúcar bruto brasileiro.
title_full Estudo de alguns diatomitos brasileiros, em escala de laboratório, visando sua utilização no refino de açúcar bruto brasileiro.
title_fullStr Estudo de alguns diatomitos brasileiros, em escala de laboratório, visando sua utilização no refino de açúcar bruto brasileiro.
title_full_unstemmed Estudo de alguns diatomitos brasileiros, em escala de laboratório, visando sua utilização no refino de açúcar bruto brasileiro.
title_sort Estudo de alguns diatomitos brasileiros, em escala de laboratório, visando sua utilização no refino de açúcar bruto brasileiro.
author Guedes, Isabel Correia
author_facet Guedes, Isabel Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Fernando Augusto
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Isabel Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Açúcar (Refino)
Sugar (Refining)
topic Açúcar (Refino)
Sugar (Refining)
description Sete mostras de diatomitos brasileiros foram calcinadas em temperatura de 700°C, 1000°C e 1100°C para estudar seu desempenho como auxiliar de filtração e agente de descoramento de suspensões de açúcar bruto fosfatadas, em comparação com um diatomito norte americano (Celite Hyflo) usado como padrão. O desempenho do diatomito como auxilia de filtração foi determinado através da medida do tempo de filtração e do índice de filtrabilidade da suspensão fosfatada e o poder de descoramento através da medida das cores das caldas pelo método ICUMSA. Foram obtidos os melhores resultados para descoramento, em escala de laboratório, realizando à fosfatação em pH = 7,2 e à temperatura de 80°C, com teor ponderal de diatomito de 0,3% sobre sólidos. Os valores de tempo de filtração e de índice de filtrabilidade, indicam que é inconveniente calcinar os diatomitos estudados acima de 1000°C. Os melhores resultados de tempo de filtração e de índice de filtrabilidade foram obtidos com as amostras calcinadas a 1000°C.
publishDate 1983
dc.date.none.fl_str_mv 1983-03-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3137/tde-06102025-073027/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3137/tde-06102025-073027/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1848370471240728576