Artrópodes associados a excrementos em aviários

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1988
Autor(a) principal: Thora Lilly Aagesen
Orientador(a): Evoneo Berti Filho
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Entomologia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.11.2018.tde-20181127-161458
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo efetuar um levantamento dos artrópodes predadores de Musca domestica (Muscidae) que ocorrem em excremento de aves, na região de Bastos- SP, para incrementar programas de manejo integrado de moscas em aviários. Amostras semanais foram tomadas do excremento acumulado sob as gaiolas, no decorrer de dezesseis meses, no período de setembro de 1985 a dezembro de 1986. O método empregado constituiu de coletas de amostras do meio, com um cilindro (10 cm de diâmetro x 12 cm de altura) e posterior extração da fauna, com auxílio do funil de"Tullgren". Os principais predadores coletados foram da família Histeridae representada por seis espécies e Staphylinidae, por doze espécies. Outros predadores foram encontrados: Hydrophilidae (Coleoptera), Muscidae, Scenopidae (Diptera), Formicidae (Hymenoptera), Anthocoridae (Hemiptera), ácaros das famílias Macrochelidae e Uropodidae e Pseudoscorpionida.
id USP_55e6f909d5749fb9c764f66e5da69546
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20181127-161458
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Artrópodes associados a excrementos em aviários Arthropods associated with poultry manure 1988-09-08Evoneo Berti FilhoThora Lilly AagesenUniversidade de São PauloEntomologiaUSPBR ARTRÓPODES PREDADORES AVIÁRIOS ESTERCO DE AVES MANEJO INTEGRADO MOSCA DOMÉSTICA Esta pesquisa teve por objetivo efetuar um levantamento dos artrópodes predadores de Musca domestica (Muscidae) que ocorrem em excremento de aves, na região de Bastos- SP, para incrementar programas de manejo integrado de moscas em aviários. Amostras semanais foram tomadas do excremento acumulado sob as gaiolas, no decorrer de dezesseis meses, no período de setembro de 1985 a dezembro de 1986. O método empregado constituiu de coletas de amostras do meio, com um cilindro (10 cm de diâmetro x 12 cm de altura) e posterior extração da fauna, com auxílio do funil de"Tullgren". Os principais predadores coletados foram da família Histeridae representada por seis espécies e Staphylinidae, por doze espécies. Outros predadores foram encontrados: Hydrophilidae (Coleoptera), Muscidae, Scenopidae (Diptera), Formicidae (Hymenoptera), Anthocoridae (Hemiptera), ácaros das famílias Macrochelidae e Uropodidae e Pseudoscorpionida. This research deals with a survey of arthropod predators of Musca domestica L. in poultry droppings, aiming at a program of integrated house fly management in poultry areas. The study was carried out in the Granja Mizumoto, in Bastos, State of São Paulo, Brazil. A cylinder (10 cm diameter x 12 cm height) was used to take samples from the poultry droppings, each week, from September 1985 to December 1986. The material of the samples was placed in Tullgren funnels to extract the fauna. The following predators were recorded: Histeridae, Staphylinidae and Hydrophilidae (Coleoptera), Muscidae, Scenopidae (Diptera), Formicidae (Hymenoptera), Anthocoridae (Hemiptera), Macrochelidae and Uropodidae (Acarina) and Pseudoscorpionida. https://doi.org/10.11606/D.11.2018.tde-20181127-161458info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:35:58Zoai:teses.usp.br:tde-20181127-161458Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Artrópodes associados a excrementos em aviários
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Arthropods associated with poultry manure
title Artrópodes associados a excrementos em aviários
spellingShingle Artrópodes associados a excrementos em aviários
Thora Lilly Aagesen
title_short Artrópodes associados a excrementos em aviários
title_full Artrópodes associados a excrementos em aviários
title_fullStr Artrópodes associados a excrementos em aviários
title_full_unstemmed Artrópodes associados a excrementos em aviários
title_sort Artrópodes associados a excrementos em aviários
author Thora Lilly Aagesen
author_facet Thora Lilly Aagesen
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Evoneo Berti Filho
dc.contributor.author.fl_str_mv Thora Lilly Aagesen
contributor_str_mv Evoneo Berti Filho
description Esta pesquisa teve por objetivo efetuar um levantamento dos artrópodes predadores de Musca domestica (Muscidae) que ocorrem em excremento de aves, na região de Bastos- SP, para incrementar programas de manejo integrado de moscas em aviários. Amostras semanais foram tomadas do excremento acumulado sob as gaiolas, no decorrer de dezesseis meses, no período de setembro de 1985 a dezembro de 1986. O método empregado constituiu de coletas de amostras do meio, com um cilindro (10 cm de diâmetro x 12 cm de altura) e posterior extração da fauna, com auxílio do funil de"Tullgren". Os principais predadores coletados foram da família Histeridae representada por seis espécies e Staphylinidae, por doze espécies. Outros predadores foram encontrados: Hydrophilidae (Coleoptera), Muscidae, Scenopidae (Diptera), Formicidae (Hymenoptera), Anthocoridae (Hemiptera), ácaros das famílias Macrochelidae e Uropodidae e Pseudoscorpionida.
publishDate 1988
dc.date.issued.fl_str_mv 1988-09-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.11.2018.tde-20181127-161458
url https://doi.org/10.11606/D.11.2018.tde-20181127-161458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Entomologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376994980626432