Ana Mae no MAC/USP
| Ano de defesa: | 2022 |
|---|---|
| Autor(a) principal: | |
| Orientador(a): | |
| Banca de defesa: | |
| Tipo de documento: | Tese |
| Tipo de acesso: | Acesso aberto |
| Idioma: | por |
| Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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| Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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| Departamento: |
Não Informado pela instituição
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| País: |
Não Informado pela instituição
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| Palavras-chave em Português: | |
| Link de acesso: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-23122022-131219/ |
Resumo: | A presente pesquisa busca apresentar a trajetória da Arte/Educação, tendo como objeto de estudo o recorte temporal em que Ana Mae Barbosa foi gestora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), de 1987 a 1993, período em que desenvolveu a Abordagem Triangular, juntamente com a equipe do educativo. Nesse ínterim, foram realizados exposições e ateliês, com a finalidade de transformar o museu um espaço para receber todos os públicos, ampliando o canal de comunicação estética com a população e criando oportunidade para fazer com que o museu fosse um espaço democrático. As exposições apresentadas marcaram a história da gestão de Barbosa, por trazerem mudanças significativas e marcantes, influenciando o educativo da instituição, bem como de outros museus, até o presente. Para compreender como a Abordagem Triangular foi desenvolvida, são apresentadas as influências e os estudos realizados antes e durante seu desenvolvimento, assim como os acontecimentos que fizeram seu nome ser mudado de Metodologia Triangular para Proposta Triangular e, posteriormente, para Abordagem Triangular. Entrevistas foram feitas com alguns dos profissionais que participaram dessa construção, como forma de se obter informações e subsídios para esta pesquisa |
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A presente pesquisa busca apresentar a trajetória da Arte/Educação, tendo como objeto de estudo o recorte temporal em que Ana Mae Barbosa foi gestora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), de 1987 a 1993, período em que desenvolveu a Abordagem Triangular, juntamente com a equipe do educativo. Nesse ínterim, foram realizados exposições e ateliês, com a finalidade de transformar o museu um espaço para receber todos os públicos, ampliando o canal de comunicação estética com a população e criando oportunidade para fazer com que o museu fosse um espaço democrático. As exposições apresentadas marcaram a história da gestão de Barbosa, por trazerem mudanças significativas e marcantes, influenciando o educativo da instituição, bem como de outros museus, até o presente. Para compreender como a Abordagem Triangular foi desenvolvida, são apresentadas as influências e os estudos realizados antes e durante seu desenvolvimento, assim como os acontecimentos que fizeram seu nome ser mudado de Metodologia Triangular para Proposta Triangular e, posteriormente, para Abordagem Triangular. Entrevistas foram feitas com alguns dos profissionais que participaram dessa construção, como forma de se obter informações e subsídios para esta pesquisa |
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