A atuação da Defensoria Pública do Estado de São Paulo na efetivação do direito à educação infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Rascovski, Luiz
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-24032021-173517/
Resumo: A Defensoria Pública, ao lado do Ministério Publico, até então instituição exclusiva na promoção dos interesses sociais, ganhou contornos constitucionais de extrema relevância e tratamento diferenciado para a defesa dos interesses dos necessitados. Dentre estes, o direito à educação. Obviamente que sem se dissociar da experiência prática do autor, mas procurando manter distância e imparcialidade suficiente, com afastamento de conatações subjetivas e pessoais, o trabalho promove reflexão crítica acerca da organização institucional da Defensoria Pública na efetivação do direito à educação, mais especificamente do direito à educação infantil. A tese desenvolve-se sobre tema específico, qual seja, o exame organizacional da Defensoria Pública do Estado de São Paulo enquanto instituição incumbida da efetivação do direito à educação infantil. Quer dizer, o assunto cinge-se na problemática da ausência de vagas em creches e pré-escola para salvaguardar e acolher as crianças da faixa etária da educação infantil e o questionamento da organização institucional para enfrentamento desta dificuldade. Dentro desta problematizada situação, o trabalho já parte para um exame da organização institucional da Defensoria, sob o ângulo de três perspectivas principais de atuação: pela via das ações individuais, pela via das ações coletivas e pela via das soluções consensuais (englobando nesta última os processos dialógicos). A verificação de cada uma destas formas de atuação almeja traçar o resultado alcançado por cada método, checando justamente se a Defensoria encontra-se institucionalmente organizada em cada uma dessas searas de atuação utilizado pela instituição. Por fim, com este diagnóstico, serão explicitados alguns entraves que justamente impedem alcançar uma maior eficiência na efetivação do direito à educação. A análise destes entraves servirá para evidenciar os gargalos da atuação e, subsequentemente, apresentar algumas propostas para o aperfeiçoamento institucional da Defensoria no intuito de colaborar para a consolidação do direito à educação.
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Obviamente que sem se dissociar da experiência prática do autor, mas procurando manter distância e imparcialidade suficiente, com afastamento de conatações subjetivas e pessoais, o trabalho promove reflexão crítica acerca da organização institucional da Defensoria Pública na efetivação do direito à educação, mais especificamente do direito à educação infantil. A tese desenvolve-se sobre tema específico, qual seja, o exame organizacional da Defensoria Pública do Estado de São Paulo enquanto instituição incumbida da efetivação do direito à educação infantil. Quer dizer, o assunto cinge-se na problemática da ausência de vagas em creches e pré-escola para salvaguardar e acolher as crianças da faixa etária da educação infantil e o questionamento da organização institucional para enfrentamento desta dificuldade. Dentro desta problematizada situação, o trabalho já parte para um exame da organização institucional da Defensoria, sob o ângulo de três perspectivas principais de atuação: pela via das ações individuais, pela via das ações coletivas e pela via das soluções consensuais (englobando nesta última os processos dialógicos). A verificação de cada uma destas formas de atuação almeja traçar o resultado alcançado por cada método, checando justamente se a Defensoria encontra-se institucionalmente organizada em cada uma dessas searas de atuação utilizado pela instituição. Por fim, com este diagnóstico, serão explicitados alguns entraves que justamente impedem alcançar uma maior eficiência na efetivação do direito à educação. A análise destes entraves servirá para evidenciar os gargalos da atuação e, subsequentemente, apresentar algumas propostas para o aperfeiçoamento institucional da Defensoria no intuito de colaborar para a consolidação do direito à educação.The Public Defender\'s Office, next to the Public Ministry, so far unique institution in the promotion of social interests, won constitutional contours of extreme relevance and differential treatment to the interests of the poor and needy. Among these, the right to education. Obviously without decoupling of the author\'s practical experience, but looking for keep distance and impartiality enough, with removal of subjective and personal connotations, the work promotes critical reflection about the institutional organization of Public Defender\'s Office in implementation of the right to education, more specifically the right to education for children. The thesis is developed on specific subject, namely, the exam of the Public Defender\'s Office\'s of the State of São Paulo organization as an institution responsible for the implementation of the right to education for children. I mean, the subject is limited in the absence of places in day care and preschool to safeguard and welcome children of age range of early childhood education and the questioning of the institutional organization for confronting this difficulty. In this critical situation, the work piece to an examination of the institutional organization of Public Defender\'s Office under the angle of three main perspectives: the path of individual actions, by way of collective action and the path of the consensual solutions (including in this latest dialogic procedures). The verification of each of these forms of action aims to trace the result achieved by each method, check precisely if the Public Defender\'s Office is institutionally organized in each of these fields of action used by the institution. Finally, with this diagnosis will be explained some obstacles that prevent achieving greater efficiency in the implementation of the right to education. The analysis of these barriers will serve to highlight performance bottlenecks and, subsequently, submit some proposals for improving institutional Public Defender\'s Office in the intent to collaborate for the consolidation of the right to education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRanieri, Nina Beatriz StoccoRascovski, Luiz2020-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-24032021-173517/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-24T12:59:48Zoai:teses.usp.br:tde-24032021-173517Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-24T12:59:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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