Contribuição à consideração de inovações tecnológicas de condução veicular e de sistemas inteligentes de transporte no desenvolvimento de projetos viários.
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-28032022-144510/ |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo compilar de forma didática e abrangente os principais aspectos da condução veicular automatizada e conectada relacionados ao projeto de sistemas rodoviários. É possível subdividir este texto em 3 partes principais. A primeira parte versa sobre os aspectos associados aos motoristas, processo de condução do veículo, legislação de trânsito, segurança, tecnologias associadas aos veículos e às vias e à condução veicular automatizada (CAD Connected and Automated Driving), contemplando também os fatores humanos. Ainda na primeira parte são abordados os aspectos tecnológicos associados aos veículos e às vias. As tecnologias associadas ao sistema viário abrangem os Sistemas Inteligentes de Transporte (Intelligent Transport Systems ITS), os Sistemas Inteligentes de Transporte Colaborativos (Cooperative Intelligent Transport Systems C-ITS), a infraestrutura digital e níveis de suporte digital ofertado pela via. Com relação aos veículos são abordadas as terminologias associadas à condução veicular automatizada, sistemas veiculares, funcionalidades e sensores. A segunda parte do trabalho contempla estudo de caso de duplicação de rodovia e o projeto conceitual. No estudo de caso é analisada a possível contribuição dos novos recursos tecnológicos embarcados nos veículos para o desenvolvimento de projetos viários. Com este objetivo foi realizada análise crítica acerca do impacto das novas tecnologias nos veículos sobre um dos mais importantes parâmetros considerados no projeto da via: a distância de visibilidade. Ainda na segunda parte, o Projeto Conceitual estabelece premissas a serem consideradas para a preparação da via para a circulação de veículos com os recursos da condução automatizada e conectada. A terceira parte é composta pelas conclusões e recomentdações. As conclusões abrangem considerações sobre os níveis de automatização da condução veicular SAE J3016, sistemas veiculares, sensores, condução veicular automatizada e conectada, fatores humanos (incluindo motoristas idosos) e possível cenário para implantação da condução veicular automatizada e conectada. Ao final há recomendações sobre regulamentação, infraestrutura e fabricantes de veículos e sistemas. |
id |
USP_5c429079df57329fd00eaf5c1682db07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-28032022-144510 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuição à consideração de inovações tecnológicas de condução veicular e de sistemas inteligentes de transporte no desenvolvimento de projetos viários.Contribution to the consideration of technological innovations in vehicle driving and intelligent transport systems in the development of road projects.Connected and automated drivingDigital infrastructureInfraestrutura viária digital. Veículos especiaisIntelligent transport systemsProjeto de sistemas viáriosRoad projectsSistemas de transportesSistemas inteligentes de transporteVeículos automatizados e conectadosEste trabalho tem por objetivo compilar de forma didática e abrangente os principais aspectos da condução veicular automatizada e conectada relacionados ao projeto de sistemas rodoviários. É possível subdividir este texto em 3 partes principais. A primeira parte versa sobre os aspectos associados aos motoristas, processo de condução do veículo, legislação de trânsito, segurança, tecnologias associadas aos veículos e às vias e à condução veicular automatizada (CAD Connected and Automated Driving), contemplando também os fatores humanos. Ainda na primeira parte são abordados os aspectos tecnológicos associados aos veículos e às vias. As tecnologias associadas ao sistema viário abrangem os Sistemas Inteligentes de Transporte (Intelligent Transport Systems ITS), os Sistemas Inteligentes de Transporte Colaborativos (Cooperative Intelligent Transport Systems C-ITS), a infraestrutura digital e níveis de suporte digital ofertado pela via. Com relação aos veículos são abordadas as terminologias associadas à condução veicular automatizada, sistemas veiculares, funcionalidades e sensores. A segunda parte do trabalho contempla estudo de caso de duplicação de rodovia e o projeto conceitual. No estudo de caso é analisada a possível contribuição dos novos recursos tecnológicos embarcados nos veículos para o desenvolvimento de projetos viários. Com este objetivo foi realizada análise crítica acerca do impacto das novas tecnologias nos veículos sobre um dos mais importantes parâmetros considerados no projeto da via: a distância de visibilidade. Ainda na segunda parte, o Projeto Conceitual estabelece premissas a serem consideradas para a preparação da via para a circulação de veículos com os recursos da condução automatizada e conectada. A terceira parte é composta pelas conclusões e recomentdações. As conclusões abrangem considerações sobre os níveis de automatização da condução veicular SAE J3016, sistemas veiculares, sensores, condução veicular automatizada e conectada, fatores humanos (incluindo motoristas idosos) e possível cenário para implantação da condução veicular automatizada e conectada. Ao final há recomendações sobre regulamentação, infraestrutura e fabricantes de veículos e sistemas.This work aims to compile, in a didactic and comprehensive way, the main aspects of automated and connected vehicle driving related to the design of road systems. It is possible to subdivide this text into 3 main parts. The first part deals with aspects associated with drivers, vehicle driving process, traffic legislation, safety, technologies associated with vehicles and roads and automated vehicle driving (CAD Connected and Automated Driving), also contemplating human factors. Also in the first part, the technological aspects associated with vehicles and roads are addressed. The technologies associated with the road system include the Intelligent Transport Systems (ITS), the Collaborative Intelligent Transport Systems (CITS), the digital infrastructure and levels of digital support offered by the road. With regard to vehicles, terminologies associated with automated vehicle driving, vehicle systems, functionalities and sensors are addressed. The second part includes a case study of highway duplication and the conceptual design. The case study analyzes the possible contribution of new technological resources embedded in vehicles for the development of road projects. With this objective in mind, a critical analysis was carried out on the impact of new technologies on vehicles on one of the most important parameters considered in the road design: the visibility distance. Also in the second part, the Conceptual Project establishes premises to be considered for the preparation of the road for the circulation of vehicles with the resources of automated and connected driving. The third part consists of conclusions and recommendations. The conclusions cover considerations on the automation levels of SAE J3016 vehicular driving, vehicle systems, sensors, automated and connected vehicular driving, human factors (including elderly drivers) and possible scenario for the implementation of automated and connected vehicular driving. At the end there are recommendations on regulation, infrastructure and vehicle and system manufacturers.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKabbach Junior, Felipe IssaPellegrini, Paulo Tomaz2021-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-28032022-144510/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-03-31T12:13:02Zoai:teses.usp.br:tde-28032022-144510Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-03-31T12:13:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuição à consideração de inovações tecnológicas de condução veicular e de sistemas inteligentes de transporte no desenvolvimento de projetos viários. Contribution to the consideration of technological innovations in vehicle driving and intelligent transport systems in the development of road projects. |
title |
Contribuição à consideração de inovações tecnológicas de condução veicular e de sistemas inteligentes de transporte no desenvolvimento de projetos viários. |
spellingShingle |
Contribuição à consideração de inovações tecnológicas de condução veicular e de sistemas inteligentes de transporte no desenvolvimento de projetos viários. Pellegrini, Paulo Tomaz Connected and automated driving Digital infrastructure Infraestrutura viária digital. Veículos especiais Intelligent transport systems Projeto de sistemas viários Road projects Sistemas de transportes Sistemas inteligentes de transporte Veículos automatizados e conectados |
title_short |
Contribuição à consideração de inovações tecnológicas de condução veicular e de sistemas inteligentes de transporte no desenvolvimento de projetos viários. |
title_full |
Contribuição à consideração de inovações tecnológicas de condução veicular e de sistemas inteligentes de transporte no desenvolvimento de projetos viários. |
title_fullStr |
Contribuição à consideração de inovações tecnológicas de condução veicular e de sistemas inteligentes de transporte no desenvolvimento de projetos viários. |
title_full_unstemmed |
Contribuição à consideração de inovações tecnológicas de condução veicular e de sistemas inteligentes de transporte no desenvolvimento de projetos viários. |
title_sort |
Contribuição à consideração de inovações tecnológicas de condução veicular e de sistemas inteligentes de transporte no desenvolvimento de projetos viários. |
author |
Pellegrini, Paulo Tomaz |
author_facet |
Pellegrini, Paulo Tomaz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kabbach Junior, Felipe Issa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pellegrini, Paulo Tomaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Connected and automated driving Digital infrastructure Infraestrutura viária digital. Veículos especiais Intelligent transport systems Projeto de sistemas viários Road projects Sistemas de transportes Sistemas inteligentes de transporte Veículos automatizados e conectados |
topic |
Connected and automated driving Digital infrastructure Infraestrutura viária digital. Veículos especiais Intelligent transport systems Projeto de sistemas viários Road projects Sistemas de transportes Sistemas inteligentes de transporte Veículos automatizados e conectados |
description |
Este trabalho tem por objetivo compilar de forma didática e abrangente os principais aspectos da condução veicular automatizada e conectada relacionados ao projeto de sistemas rodoviários. É possível subdividir este texto em 3 partes principais. A primeira parte versa sobre os aspectos associados aos motoristas, processo de condução do veículo, legislação de trânsito, segurança, tecnologias associadas aos veículos e às vias e à condução veicular automatizada (CAD Connected and Automated Driving), contemplando também os fatores humanos. Ainda na primeira parte são abordados os aspectos tecnológicos associados aos veículos e às vias. As tecnologias associadas ao sistema viário abrangem os Sistemas Inteligentes de Transporte (Intelligent Transport Systems ITS), os Sistemas Inteligentes de Transporte Colaborativos (Cooperative Intelligent Transport Systems C-ITS), a infraestrutura digital e níveis de suporte digital ofertado pela via. Com relação aos veículos são abordadas as terminologias associadas à condução veicular automatizada, sistemas veiculares, funcionalidades e sensores. A segunda parte do trabalho contempla estudo de caso de duplicação de rodovia e o projeto conceitual. No estudo de caso é analisada a possível contribuição dos novos recursos tecnológicos embarcados nos veículos para o desenvolvimento de projetos viários. Com este objetivo foi realizada análise crítica acerca do impacto das novas tecnologias nos veículos sobre um dos mais importantes parâmetros considerados no projeto da via: a distância de visibilidade. Ainda na segunda parte, o Projeto Conceitual estabelece premissas a serem consideradas para a preparação da via para a circulação de veículos com os recursos da condução automatizada e conectada. A terceira parte é composta pelas conclusões e recomentdações. As conclusões abrangem considerações sobre os níveis de automatização da condução veicular SAE J3016, sistemas veiculares, sensores, condução veicular automatizada e conectada, fatores humanos (incluindo motoristas idosos) e possível cenário para implantação da condução veicular automatizada e conectada. Ao final há recomendações sobre regulamentação, infraestrutura e fabricantes de veículos e sistemas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-28032022-144510/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-28032022-144510/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815258526211112960 |