Contribuição à consideração de inovações tecnológicas de condução veicular e de sistemas inteligentes de transporte no desenvolvimento de projetos viários.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Pellegrini, Paulo Tomaz
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-28032022-144510/
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compilar de forma didática e abrangente os principais aspectos da condução veicular automatizada e conectada relacionados ao projeto de sistemas rodoviários. É possível subdividir este texto em 3 partes principais. A primeira parte versa sobre os aspectos associados aos motoristas, processo de condução do veículo, legislação de trânsito, segurança, tecnologias associadas aos veículos e às vias e à condução veicular automatizada (CAD Connected and Automated Driving), contemplando também os fatores humanos. Ainda na primeira parte são abordados os aspectos tecnológicos associados aos veículos e às vias. As tecnologias associadas ao sistema viário abrangem os Sistemas Inteligentes de Transporte (Intelligent Transport Systems ITS), os Sistemas Inteligentes de Transporte Colaborativos (Cooperative Intelligent Transport Systems C-ITS), a infraestrutura digital e níveis de suporte digital ofertado pela via. Com relação aos veículos são abordadas as terminologias associadas à condução veicular automatizada, sistemas veiculares, funcionalidades e sensores. A segunda parte do trabalho contempla estudo de caso de duplicação de rodovia e o projeto conceitual. No estudo de caso é analisada a possível contribuição dos novos recursos tecnológicos embarcados nos veículos para o desenvolvimento de projetos viários. Com este objetivo foi realizada análise crítica acerca do impacto das novas tecnologias nos veículos sobre um dos mais importantes parâmetros considerados no projeto da via: a distância de visibilidade. Ainda na segunda parte, o Projeto Conceitual estabelece premissas a serem consideradas para a preparação da via para a circulação de veículos com os recursos da condução automatizada e conectada. A terceira parte é composta pelas conclusões e recomentdações. As conclusões abrangem considerações sobre os níveis de automatização da condução veicular SAE J3016, sistemas veiculares, sensores, condução veicular automatizada e conectada, fatores humanos (incluindo motoristas idosos) e possível cenário para implantação da condução veicular automatizada e conectada. Ao final há recomendações sobre regulamentação, infraestrutura e fabricantes de veículos e sistemas.
id USP_5c429079df57329fd00eaf5c1682db07
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28032022-144510
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Contribuição à consideração de inovações tecnológicas de condução veicular e de sistemas inteligentes de transporte no desenvolvimento de projetos viários.Contribution to the consideration of technological innovations in vehicle driving and intelligent transport systems in the development of road projects.Connected and automated drivingDigital infrastructureInfraestrutura viária digital. Veículos especiaisIntelligent transport systemsProjeto de sistemas viáriosRoad projectsSistemas de transportesSistemas inteligentes de transporteVeículos automatizados e conectadosEste trabalho tem por objetivo compilar de forma didática e abrangente os principais aspectos da condução veicular automatizada e conectada relacionados ao projeto de sistemas rodoviários. É possível subdividir este texto em 3 partes principais. A primeira parte versa sobre os aspectos associados aos motoristas, processo de condução do veículo, legislação de trânsito, segurança, tecnologias associadas aos veículos e às vias e à condução veicular automatizada (CAD Connected and Automated Driving), contemplando também os fatores humanos. Ainda na primeira parte são abordados os aspectos tecnológicos associados aos veículos e às vias. As tecnologias associadas ao sistema viário abrangem os Sistemas Inteligentes de Transporte (Intelligent Transport Systems ITS), os Sistemas Inteligentes de Transporte Colaborativos (Cooperative Intelligent Transport Systems C-ITS), a infraestrutura digital e níveis de suporte digital ofertado pela via. Com relação aos veículos são abordadas as terminologias associadas à condução veicular automatizada, sistemas veiculares, funcionalidades e sensores. A segunda parte do trabalho contempla estudo de caso de duplicação de rodovia e o projeto conceitual. No estudo de caso é analisada a possível contribuição dos novos recursos tecnológicos embarcados nos veículos para o desenvolvimento de projetos viários. Com este objetivo foi realizada análise crítica acerca do impacto das novas tecnologias nos veículos sobre um dos mais importantes parâmetros considerados no projeto da via: a distância de visibilidade. Ainda na segunda parte, o Projeto Conceitual estabelece premissas a serem consideradas para a preparação da via para a circulação de veículos com os recursos da condução automatizada e conectada. A terceira parte é composta pelas conclusões e recomentdações. As conclusões abrangem considerações sobre os níveis de automatização da condução veicular SAE J3016, sistemas veiculares, sensores, condução veicular automatizada e conectada, fatores humanos (incluindo motoristas idosos) e possível cenário para implantação da condução veicular automatizada e conectada. Ao final há recomendações sobre regulamentação, infraestrutura e fabricantes de veículos e sistemas.This work aims to compile, in a didactic and comprehensive way, the main aspects of automated and connected vehicle driving related to the design of road systems. It is possible to subdivide this text into 3 main parts. The first part deals with aspects associated with drivers, vehicle driving process, traffic legislation, safety, technologies associated with vehicles and roads and automated vehicle driving (CAD Connected and Automated Driving), also contemplating human factors. Also in the first part, the technological aspects associated with vehicles and roads are addressed. The technologies associated with the road system include the Intelligent Transport Systems (ITS), the Collaborative Intelligent Transport Systems (CITS), the digital infrastructure and levels of digital support offered by the road. With regard to vehicles, terminologies associated with automated vehicle driving, vehicle systems, functionalities and sensors are addressed. The second part includes a case study of highway duplication and the conceptual design. The case study analyzes the possible contribution of new technological resources embedded in vehicles for the development of road projects. With this objective in mind, a critical analysis was carried out on the impact of new technologies on vehicles on one of the most important parameters considered in the road design: the visibility distance. Also in the second part, the Conceptual Project establishes premises to be considered for the preparation of the road for the circulation of vehicles with the resources of automated and connected driving. The third part consists of conclusions and recommendations. The conclusions cover considerations on the automation levels of SAE J3016 vehicular driving, vehicle systems, sensors, automated and connected vehicular driving, human factors (including elderly drivers) and possible scenario for the implementation of automated and connected vehicular driving. At the end there are recommendations on regulation, infrastructure and vehicle and system manufacturers.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKabbach Junior, Felipe IssaPellegrini, Paulo Tomaz2021-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-28032022-144510/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-03-31T12:13:02Zoai:teses.usp.br:tde-28032022-144510Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-03-31T12:13:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição à consideração de inovações tecnológicas de condução veicular e de sistemas inteligentes de transporte no desenvolvimento de projetos viários.
Contribution to the consideration of technological innovations in vehicle driving and intelligent transport systems in the development of road projects.
title Contribuição à consideração de inovações tecnológicas de condução veicular e de sistemas inteligentes de transporte no desenvolvimento de projetos viários.
spellingShingle Contribuição à consideração de inovações tecnológicas de condução veicular e de sistemas inteligentes de transporte no desenvolvimento de projetos viários.
Pellegrini, Paulo Tomaz
Connected and automated driving
Digital infrastructure
Infraestrutura viária digital. Veículos especiais
Intelligent transport systems
Projeto de sistemas viários
Road projects
Sistemas de transportes
Sistemas inteligentes de transporte
Veículos automatizados e conectados
title_short Contribuição à consideração de inovações tecnológicas de condução veicular e de sistemas inteligentes de transporte no desenvolvimento de projetos viários.
title_full Contribuição à consideração de inovações tecnológicas de condução veicular e de sistemas inteligentes de transporte no desenvolvimento de projetos viários.
title_fullStr Contribuição à consideração de inovações tecnológicas de condução veicular e de sistemas inteligentes de transporte no desenvolvimento de projetos viários.
title_full_unstemmed Contribuição à consideração de inovações tecnológicas de condução veicular e de sistemas inteligentes de transporte no desenvolvimento de projetos viários.
title_sort Contribuição à consideração de inovações tecnológicas de condução veicular e de sistemas inteligentes de transporte no desenvolvimento de projetos viários.
author Pellegrini, Paulo Tomaz
author_facet Pellegrini, Paulo Tomaz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kabbach Junior, Felipe Issa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pellegrini, Paulo Tomaz
dc.subject.por.fl_str_mv Connected and automated driving
Digital infrastructure
Infraestrutura viária digital. Veículos especiais
Intelligent transport systems
Projeto de sistemas viários
Road projects
Sistemas de transportes
Sistemas inteligentes de transporte
Veículos automatizados e conectados
topic Connected and automated driving
Digital infrastructure
Infraestrutura viária digital. Veículos especiais
Intelligent transport systems
Projeto de sistemas viários
Road projects
Sistemas de transportes
Sistemas inteligentes de transporte
Veículos automatizados e conectados
description Este trabalho tem por objetivo compilar de forma didática e abrangente os principais aspectos da condução veicular automatizada e conectada relacionados ao projeto de sistemas rodoviários. É possível subdividir este texto em 3 partes principais. A primeira parte versa sobre os aspectos associados aos motoristas, processo de condução do veículo, legislação de trânsito, segurança, tecnologias associadas aos veículos e às vias e à condução veicular automatizada (CAD Connected and Automated Driving), contemplando também os fatores humanos. Ainda na primeira parte são abordados os aspectos tecnológicos associados aos veículos e às vias. As tecnologias associadas ao sistema viário abrangem os Sistemas Inteligentes de Transporte (Intelligent Transport Systems ITS), os Sistemas Inteligentes de Transporte Colaborativos (Cooperative Intelligent Transport Systems C-ITS), a infraestrutura digital e níveis de suporte digital ofertado pela via. Com relação aos veículos são abordadas as terminologias associadas à condução veicular automatizada, sistemas veiculares, funcionalidades e sensores. A segunda parte do trabalho contempla estudo de caso de duplicação de rodovia e o projeto conceitual. No estudo de caso é analisada a possível contribuição dos novos recursos tecnológicos embarcados nos veículos para o desenvolvimento de projetos viários. Com este objetivo foi realizada análise crítica acerca do impacto das novas tecnologias nos veículos sobre um dos mais importantes parâmetros considerados no projeto da via: a distância de visibilidade. Ainda na segunda parte, o Projeto Conceitual estabelece premissas a serem consideradas para a preparação da via para a circulação de veículos com os recursos da condução automatizada e conectada. A terceira parte é composta pelas conclusões e recomentdações. As conclusões abrangem considerações sobre os níveis de automatização da condução veicular SAE J3016, sistemas veiculares, sensores, condução veicular automatizada e conectada, fatores humanos (incluindo motoristas idosos) e possível cenário para implantação da condução veicular automatizada e conectada. Ao final há recomendações sobre regulamentação, infraestrutura e fabricantes de veículos e sistemas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-28032022-144510/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-28032022-144510/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815258526211112960