Na morada da diversidade: a tessitura teatral como instrumento democrático
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de São Paulo
|
Programa de Pós-Graduação: |
Artes Cênicas
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
BR
|
Link de acesso: | https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-19112010-114713 |
Resumo: | Pesquisa prática que aborda o fazer teatral como instrumento da capacidade de tomada de decisões no coletivo no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos. São discutidos aspectos tais como a função da educadora no contexto da escola e no processo de aprendizagem de leitura/escrita e os critérios utilizados para as escolhas teatrais. Na prática teatral percorro os jogos, técnicas de memorização de textos, o trabalho com o texto na mão e uma análise quantitativa dos diários de bordo desenvolvidos pelos educandos. O texto expõe a tessitura do pensamento de Paulo Freire, das escolas democráticas e suas influências no CIEJA-CL. Entre outras reflexões, conclui-se que, um caminho possível à educação é a concepção democrática de Pesquisa-Ação. |
id |
USP_5dd6772afdfae12d5ccb391fe8cbd26b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-19112010-114713 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Na morada da diversidade: a tessitura teatral como instrumento democrático Na morada da diversidade: a tessitura teatral como instrumento democrático 2010-06-15Maria Lúcia de Souza Barros PupoFlavio Augusto Desgranges de CarvalhoHelena SingerGlaucia Ribeiro FelipeUniversidade de São PauloArtes CênicasUSPBR Assembleias escolares Escolas democráticas Fazer teatral Jogos teatrais Não atores Pesquisa-Ação Processo de aprendizagem de leitura/escrita Research/action School conventions Teather Teather games Técnicas de Memorização Text memorization tecniquesdemocratic schools The reading/writing learning process Pesquisa prática que aborda o fazer teatral como instrumento da capacidade de tomada de decisões no coletivo no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos. São discutidos aspectos tais como a função da educadora no contexto da escola e no processo de aprendizagem de leitura/escrita e os critérios utilizados para as escolhas teatrais. Na prática teatral percorro os jogos, técnicas de memorização de textos, o trabalho com o texto na mão e uma análise quantitativa dos diários de bordo desenvolvidos pelos educandos. O texto expõe a tessitura do pensamento de Paulo Freire, das escolas democráticas e suas influências no CIEJA-CL. Entre outras reflexões, conclui-se que, um caminho possível à educação é a concepção democrática de Pesquisa-Ação. This paper deals with a practical research in doing teather as an instrument of decision taking by students at \"Centro Integrado de Jovens e Adultos ( Integrated Center for the Education of Young and Adults People). Aspects such as the role of the educator at school as well as the reading/writing learning process and the criteria used for choises in teather are discussed. Concerning practice at the teather, we deal with teather games, text memorization techniques, the work with the script in hands and the quantitative analyses of the \"daily development\" carried by the students. This paper is based the essence of Paulo Freire\'s thoughts as well as the democratic schools\' bases and its influences in the CIEJA-CL. Besides other reflexions, a good path for education is the democratic conception of Research-Action. https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-19112010-114713info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:27:20Zoai:teses.usp.br:tde-19112010-114713Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Na morada da diversidade: a tessitura teatral como instrumento democrático |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Na morada da diversidade: a tessitura teatral como instrumento democrático |
title |
Na morada da diversidade: a tessitura teatral como instrumento democrático |
spellingShingle |
Na morada da diversidade: a tessitura teatral como instrumento democrático Glaucia Ribeiro Felipe |
title_short |
Na morada da diversidade: a tessitura teatral como instrumento democrático |
title_full |
Na morada da diversidade: a tessitura teatral como instrumento democrático |
title_fullStr |
Na morada da diversidade: a tessitura teatral como instrumento democrático |
title_full_unstemmed |
Na morada da diversidade: a tessitura teatral como instrumento democrático |
title_sort |
Na morada da diversidade: a tessitura teatral como instrumento democrático |
author |
Glaucia Ribeiro Felipe |
author_facet |
Glaucia Ribeiro Felipe |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Lúcia de Souza Barros Pupo |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Flavio Augusto Desgranges de Carvalho |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Helena Singer |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Glaucia Ribeiro Felipe |
contributor_str_mv |
Maria Lúcia de Souza Barros Pupo Flavio Augusto Desgranges de Carvalho Helena Singer |
description |
Pesquisa prática que aborda o fazer teatral como instrumento da capacidade de tomada de decisões no coletivo no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos. São discutidos aspectos tais como a função da educadora no contexto da escola e no processo de aprendizagem de leitura/escrita e os critérios utilizados para as escolhas teatrais. Na prática teatral percorro os jogos, técnicas de memorização de textos, o trabalho com o texto na mão e uma análise quantitativa dos diários de bordo desenvolvidos pelos educandos. O texto expõe a tessitura do pensamento de Paulo Freire, das escolas democráticas e suas influências no CIEJA-CL. Entre outras reflexões, conclui-se que, um caminho possível à educação é a concepção democrática de Pesquisa-Ação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-06-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-19112010-114713 |
url |
https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-19112010-114713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Artes Cênicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1786376962657222656 |