Na morada da diversidade: a tessitura teatral como instrumento democrático

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Glaucia Ribeiro Felipe
Orientador(a): Maria Lúcia de Souza Barros Pupo
Banca de defesa: Flavio Augusto Desgranges de Carvalho, Helena Singer
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Artes Cênicas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-19112010-114713
Resumo: Pesquisa prática que aborda o fazer teatral como instrumento da capacidade de tomada de decisões no coletivo no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos. São discutidos aspectos tais como a função da educadora no contexto da escola e no processo de aprendizagem de leitura/escrita e os critérios utilizados para as escolhas teatrais. Na prática teatral percorro os jogos, técnicas de memorização de textos, o trabalho com o texto na mão e uma análise quantitativa dos diários de bordo desenvolvidos pelos educandos. O texto expõe a tessitura do pensamento de Paulo Freire, das escolas democráticas e suas influências no CIEJA-CL. Entre outras reflexões, conclui-se que, um caminho possível à educação é a concepção democrática de Pesquisa-Ação.
id USP_5dd6772afdfae12d5ccb391fe8cbd26b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19112010-114713
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Na morada da diversidade: a tessitura teatral como instrumento democrático Na morada da diversidade: a tessitura teatral como instrumento democrático 2010-06-15Maria Lúcia de Souza Barros PupoFlavio Augusto Desgranges de CarvalhoHelena SingerGlaucia Ribeiro FelipeUniversidade de São PauloArtes CênicasUSPBR Assembleias escolares Escolas democráticas Fazer teatral Jogos teatrais Não atores Pesquisa-Ação Processo de aprendizagem de leitura/escrita Research/action School conventions Teather Teather games Técnicas de Memorização Text memorization tecniquesdemocratic schools The reading/writing learning process Pesquisa prática que aborda o fazer teatral como instrumento da capacidade de tomada de decisões no coletivo no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos. São discutidos aspectos tais como a função da educadora no contexto da escola e no processo de aprendizagem de leitura/escrita e os critérios utilizados para as escolhas teatrais. Na prática teatral percorro os jogos, técnicas de memorização de textos, o trabalho com o texto na mão e uma análise quantitativa dos diários de bordo desenvolvidos pelos educandos. O texto expõe a tessitura do pensamento de Paulo Freire, das escolas democráticas e suas influências no CIEJA-CL. Entre outras reflexões, conclui-se que, um caminho possível à educação é a concepção democrática de Pesquisa-Ação. This paper deals with a practical research in doing teather as an instrument of decision taking by students at \"Centro Integrado de Jovens e Adultos ( Integrated Center for the Education of Young and Adults People). Aspects such as the role of the educator at school as well as the reading/writing learning process and the criteria used for choises in teather are discussed. Concerning practice at the teather, we deal with teather games, text memorization techniques, the work with the script in hands and the quantitative analyses of the \"daily development\" carried by the students. This paper is based the essence of Paulo Freire\'s thoughts as well as the democratic schools\' bases and its influences in the CIEJA-CL. Besides other reflexions, a good path for education is the democratic conception of Research-Action. https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-19112010-114713info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:27:20Zoai:teses.usp.br:tde-19112010-114713Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Na morada da diversidade: a tessitura teatral como instrumento democrático
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Na morada da diversidade: a tessitura teatral como instrumento democrático
title Na morada da diversidade: a tessitura teatral como instrumento democrático
spellingShingle Na morada da diversidade: a tessitura teatral como instrumento democrático
Glaucia Ribeiro Felipe
title_short Na morada da diversidade: a tessitura teatral como instrumento democrático
title_full Na morada da diversidade: a tessitura teatral como instrumento democrático
title_fullStr Na morada da diversidade: a tessitura teatral como instrumento democrático
title_full_unstemmed Na morada da diversidade: a tessitura teatral como instrumento democrático
title_sort Na morada da diversidade: a tessitura teatral como instrumento democrático
author Glaucia Ribeiro Felipe
author_facet Glaucia Ribeiro Felipe
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Lúcia de Souza Barros Pupo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Flavio Augusto Desgranges de Carvalho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Helena Singer
dc.contributor.author.fl_str_mv Glaucia Ribeiro Felipe
contributor_str_mv Maria Lúcia de Souza Barros Pupo
Flavio Augusto Desgranges de Carvalho
Helena Singer
description Pesquisa prática que aborda o fazer teatral como instrumento da capacidade de tomada de decisões no coletivo no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos. São discutidos aspectos tais como a função da educadora no contexto da escola e no processo de aprendizagem de leitura/escrita e os critérios utilizados para as escolhas teatrais. Na prática teatral percorro os jogos, técnicas de memorização de textos, o trabalho com o texto na mão e uma análise quantitativa dos diários de bordo desenvolvidos pelos educandos. O texto expõe a tessitura do pensamento de Paulo Freire, das escolas democráticas e suas influências no CIEJA-CL. Entre outras reflexões, conclui-se que, um caminho possível à educação é a concepção democrática de Pesquisa-Ação.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-19112010-114713
url https://doi.org/10.11606/D.27.2010.tde-19112010-114713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376962657222656