O ensino de modelos de regressão linear no Ensino Médio: uma proposta visando o desenvolvimento do raciocínio correlacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Thiago Dutra de Araújo
Orientador(a): Viviana Giampaoli
Banca de defesa: João Vinícius de França Carvalho, Luciana Neves Nunes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Ensino de Matemática
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.45.2022.tde-05082022-165424
Resumo: Identificar corretamente associações entre variáveis é imprescindível para que um indivíduo possa realizar uma interpretação correta e crítica de vários fenômenos presentes na natureza e na sociedade da qual ele faz parte. Para descrever esse tipo de associação, um método bastante relevante é o uso de modelos de regressão linear, os quais possibilitam que os indivíduos desenvolvam habilidades vinculadas a um tipo de raciocínio específico denominado raciocínio correlacional. Nesta dissertação, apresentou-se uma sequência de ensino de modelos de regressão linear para estudantes do Ensino Médio baseada na metodologia da Pesquisa Baseada em Design (DBR) que permite desenvolver o raciocínio correlacional. Introduzir modelos de regressão linear na Educação Básica é assunto que está presente em diversos currículos internacionais, inclusive no Brasil por meio da Base Nacional Comum Curricular. Após a apresentação da sequência, discutiu-se suas conexões com a DBR e analisou-se os potenciais resultados de sua aplicação.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis O ensino de modelos de regressão linear no Ensino Médio: uma proposta visando o desenvolvimento do raciocínio correlacional Teaching linear regression models in High School: a proposal aiming at the development of correlational reasoning 2022-06-24Viviana GiampaoliJoão Vinícius de França CarvalhoLuciana Neves NunesThiago Dutra de AraújoUniversidade de São PauloMestrado Profissional em Ensino de MatemáticaUSPBR Associação estatística Correlação Correlation Design-based research Ensino Médio High School Pesquisa baseada em design Sequência de ensino Statistical association Teaching sequence Identificar corretamente associações entre variáveis é imprescindível para que um indivíduo possa realizar uma interpretação correta e crítica de vários fenômenos presentes na natureza e na sociedade da qual ele faz parte. Para descrever esse tipo de associação, um método bastante relevante é o uso de modelos de regressão linear, os quais possibilitam que os indivíduos desenvolvam habilidades vinculadas a um tipo de raciocínio específico denominado raciocínio correlacional. Nesta dissertação, apresentou-se uma sequência de ensino de modelos de regressão linear para estudantes do Ensino Médio baseada na metodologia da Pesquisa Baseada em Design (DBR) que permite desenvolver o raciocínio correlacional. Introduzir modelos de regressão linear na Educação Básica é assunto que está presente em diversos currículos internacionais, inclusive no Brasil por meio da Base Nacional Comum Curricular. Após a apresentação da sequência, discutiu-se suas conexões com a DBR e analisou-se os potenciais resultados de sua aplicação. Identifying associations among variables correctly is essential to an individual can make a correct and critical interpretation of various phenomena present in nature and in the society of which he is a part. To describe this kind of association, a very relevant method is using linear regression models, which allow individuals to develop skills linked to a specific reasoning called correlational reasoning. In this thesis, it was presented a teaching-learning sequence of linear regression models for High School students based on the Design-Based Research (DBR) methodology which allows the development of correlational reasoning. Introducing linear regression models in High School is a subject that is present in several international curricula, including the Brazilian one. After the presentation of the sequence, it was discussed its connections with DBR and analyzed the potential results of its application. https://doi.org/10.11606/D.45.2022.tde-05082022-165424info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:16:34Zoai:teses.usp.br:tde-05082022-165424Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-08-15T21:55:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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