Grupos interativos em uma escola comunitária: a participação de pais em práticas cotidianas escolares

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Cibelle Soares Toledo
Orientador(a): Elba Siqueira de Sa Barretto
Banca de defesa: Maria Machado Malta Campos, Roseli Rodrigues de Mello
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/D.48.2018.tde-04122018-172413
Resumo: A inclusão social, a mitigação das desigualdades e os altos rendimentos são aspectos desafiadores na educação de alunos menos favorecidos. Esse trabalho relata a adoção de uma proposta criada pela Universidade de Barcelona, as Comunidades de Aprendizagem, por uma escola destinada a alunos de uma comunidade popular de São Paulo que, em seus cursos regulares, recebe alunos com alto poder aquisitivo. Esse trabalho, busca evidenciar se uma das atividades sugeridas, os Grupos Interativos, conseguem incrementar a participação dos pais na escola, explicitar a eles as altas expectativas da escola em relação ao desempenho das crianças e adolescentes, bem como contribuir para que todos os atores escolares, e em particular os professores aprendam também mais sobre a comunidade que atendem. Além disso, procura evidenciar o clima educacional da escola, e como ele influencia no êxito do programa.
id USP_62c9fb0c3da431df3f0749e107ba70bb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04122018-172413
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Grupos interativos em uma escola comunitária: a participação de pais em práticas cotidianas escolares Interactive groups in a community school: the participation of parents in school daily practices 2018-09-26Elba Siqueira de Sa BarrettoMaria Machado Malta CamposRoseli Rodrigues de MelloCibelle Soares ToledoUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Community participation Equidade Equity Participação comunitária Qualidade da educação Quality of education A inclusão social, a mitigação das desigualdades e os altos rendimentos são aspectos desafiadores na educação de alunos menos favorecidos. Esse trabalho relata a adoção de uma proposta criada pela Universidade de Barcelona, as Comunidades de Aprendizagem, por uma escola destinada a alunos de uma comunidade popular de São Paulo que, em seus cursos regulares, recebe alunos com alto poder aquisitivo. Esse trabalho, busca evidenciar se uma das atividades sugeridas, os Grupos Interativos, conseguem incrementar a participação dos pais na escola, explicitar a eles as altas expectativas da escola em relação ao desempenho das crianças e adolescentes, bem como contribuir para que todos os atores escolares, e em particular os professores aprendam também mais sobre a comunidade que atendem. Além disso, procura evidenciar o clima educacional da escola, e como ele influencia no êxito do programa. Social inclusion, mitigation of inequalities and high performances are challenging aspects in the education of less previleged students. This paper reports the adoption of a proposal created by the University of Barcelona, the Learning Communities, by a school for students of a popular community in São Paulo, that receives students with high purchasing power in its regular courses. This work, seeks to highlight if one of the suggested activities, Interactive Groups, is able to increase the participation of parents in school, to explain to them the high expectations of the school in relation to the performance of children and adolescents, as well as to contribute so that all the school actors, and in particular teachers will also learn more about the community they serve. In addition, it seeks to evidence the educational climate of the school, and how it influences the success of the program. https://doi.org/10.11606/D.48.2018.tde-04122018-172413info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:13:57Zoai:teses.usp.br:tde-04122018-172413Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Grupos interativos em uma escola comunitária: a participação de pais em práticas cotidianas escolares
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Interactive groups in a community school: the participation of parents in school daily practices
title Grupos interativos em uma escola comunitária: a participação de pais em práticas cotidianas escolares
spellingShingle Grupos interativos em uma escola comunitária: a participação de pais em práticas cotidianas escolares
Cibelle Soares Toledo
title_short Grupos interativos em uma escola comunitária: a participação de pais em práticas cotidianas escolares
title_full Grupos interativos em uma escola comunitária: a participação de pais em práticas cotidianas escolares
title_fullStr Grupos interativos em uma escola comunitária: a participação de pais em práticas cotidianas escolares
title_full_unstemmed Grupos interativos em uma escola comunitária: a participação de pais em práticas cotidianas escolares
title_sort Grupos interativos em uma escola comunitária: a participação de pais em práticas cotidianas escolares
author Cibelle Soares Toledo
author_facet Cibelle Soares Toledo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elba Siqueira de Sa Barretto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Machado Malta Campos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Roseli Rodrigues de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Cibelle Soares Toledo
contributor_str_mv Elba Siqueira de Sa Barretto
Maria Machado Malta Campos
Roseli Rodrigues de Mello
description A inclusão social, a mitigação das desigualdades e os altos rendimentos são aspectos desafiadores na educação de alunos menos favorecidos. Esse trabalho relata a adoção de uma proposta criada pela Universidade de Barcelona, as Comunidades de Aprendizagem, por uma escola destinada a alunos de uma comunidade popular de São Paulo que, em seus cursos regulares, recebe alunos com alto poder aquisitivo. Esse trabalho, busca evidenciar se uma das atividades sugeridas, os Grupos Interativos, conseguem incrementar a participação dos pais na escola, explicitar a eles as altas expectativas da escola em relação ao desempenho das crianças e adolescentes, bem como contribuir para que todos os atores escolares, e em particular os professores aprendam também mais sobre a comunidade que atendem. Além disso, procura evidenciar o clima educacional da escola, e como ele influencia no êxito do programa.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.48.2018.tde-04122018-172413
url https://doi.org/10.11606/D.48.2018.tde-04122018-172413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376565012037632