Efeito do sexo e busca por informações nutricionais no comportamento alimentar e imagem corporal de adultos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Avelar, Keila Priscila dos Santos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-14062023-134931/
Resumo: Estudos mostram que as redes sociais têm sido utilizadas como fontes de informações sobre alimentação e nutrição, e que as informações encontradas, geralmente, são padrões alimentares restritivos, vinculadas a produtos milagrosos e a corpos tidos como ideais de beleza. Essas associações podem gerar alterações no comportamento alimentar e na imagem corporal. Assim, o objetivo desta pesquisa foi associar a busca por informações sobre alimentação e nutrição a aspectos relacionados à imagem corporal e ao comportamento alimentar em adultos. Participaram da pesquisa 518 indivíduos de ambos os sexos com idade entre 18 e 50 anos, que assentiram ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os participantes responderam cinco questionários (Sociodemográfico; Questionário de Atitudes Socioculturais em Relação a Aparência - SATAQ-4; Questionário Multidimensional sobre as Relações com o Próprio Corpo - Escalas de Aparência - MBSRQ-AS; Inventário de Esquemas sobre a Aparência - ASI e Escala de Atitudes Alimentares Transtornadas - EAAT). A coleta de dados foi on-line, o link de acesso ao formulário foi compartilhado por e-mail e redes sociais. Os dados foram analisados por meio do software SPSS, versão 25.0. Foram feitas análises descritivas, uma ANOVA de duas vias, considerando o valor de alfa 0,05 e uma análise de equações estruturais. Ao responderem se buscam ou não informações sobre alimentação e nutrição, a maioria dos participantes buscavam tais informações, sendo as principais fontes sites de busca como Google&reg;. Em relação aos testes de efeito entre os sujeitos, houve efeito de sexo na internalização de magreza [F (1,10) = 9,30; p < 0,002], em que mulheres internalizam mais este padrão, e da muscularidade [F (1,45) = 43,74; p < 0,000], em que homens internalizam mais este padrão. Houve efeito também de sexo na pressão midiática [F (1,45) = 27,35; p < 0,000], em que mulheres se sentem mais pressionadas para se encaixarem no padrão corporal vigente. Já na intensidade com que as crenças sobre a aparência influenciam a vida social e pessoal, houve efeito de sexo [F (1,22) = 19,62; p < 0,000], em que mulheres creem mais que a aparência é um fator importante. Houve também efeito de busca por informações sobre nutrição na preocupação com ganho de peso [F (1,322) = 25,10; p < 0,000], em que os participantes que buscam tais informações se preocupam mais com ganho de peso. A análise de caminhos demonstrou uma correlação positiva entre busca por informações sobre alimentação e nutrição, importância dada à aparência e IMC; entre pressão midiática e tempo de uso das redes sociais; e satisfação com a aparência e idade. Encontrou-se também uma correlação negativa entre satisfação com a aparência e busca por informações sobre alimentação e nutrição. Assim, conclui-se que a busca por informações sobre alimentação e nutrição na internet pode afetar o comportamento alimentar e a imagem corporal.
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Participaram da pesquisa 518 indivíduos de ambos os sexos com idade entre 18 e 50 anos, que assentiram ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os participantes responderam cinco questionários (Sociodemográfico; Questionário de Atitudes Socioculturais em Relação a Aparência - SATAQ-4; Questionário Multidimensional sobre as Relações com o Próprio Corpo - Escalas de Aparência - MBSRQ-AS; Inventário de Esquemas sobre a Aparência - ASI e Escala de Atitudes Alimentares Transtornadas - EAAT). A coleta de dados foi on-line, o link de acesso ao formulário foi compartilhado por e-mail e redes sociais. Os dados foram analisados por meio do software SPSS, versão 25.0. Foram feitas análises descritivas, uma ANOVA de duas vias, considerando o valor de alfa 0,05 e uma análise de equações estruturais. Ao responderem se buscam ou não informações sobre alimentação e nutrição, a maioria dos participantes buscavam tais informações, sendo as principais fontes sites de busca como Google&reg;. Em relação aos testes de efeito entre os sujeitos, houve efeito de sexo na internalização de magreza [F (1,10) = 9,30; p < 0,002], em que mulheres internalizam mais este padrão, e da muscularidade [F (1,45) = 43,74; p < 0,000], em que homens internalizam mais este padrão. Houve efeito também de sexo na pressão midiática [F (1,45) = 27,35; p < 0,000], em que mulheres se sentem mais pressionadas para se encaixarem no padrão corporal vigente. Já na intensidade com que as crenças sobre a aparência influenciam a vida social e pessoal, houve efeito de sexo [F (1,22) = 19,62; p < 0,000], em que mulheres creem mais que a aparência é um fator importante. Houve também efeito de busca por informações sobre nutrição na preocupação com ganho de peso [F (1,322) = 25,10; p < 0,000], em que os participantes que buscam tais informações se preocupam mais com ganho de peso. A análise de caminhos demonstrou uma correlação positiva entre busca por informações sobre alimentação e nutrição, importância dada à aparência e IMC; entre pressão midiática e tempo de uso das redes sociais; e satisfação com a aparência e idade. Encontrou-se também uma correlação negativa entre satisfação com a aparência e busca por informações sobre alimentação e nutrição. Assim, conclui-se que a busca por informações sobre alimentação e nutrição na internet pode afetar o comportamento alimentar e a imagem corporal.Studies show that social media have been used as sources of nutritional information and that this information is about restrictive eating patterns, linked to miracle products and body types as beauty ideals. These associations can generate changes in eating behavior and body image. Thus, this research aimed to associate the search for information about food and nutrition with aspects related to body image and eating behavior in men and women. The research included 518 individuals of both sexes, aged between 18 and 50 years old, who signed the Informed Consent Form. The participants answered five questionnaires (Sociodemographic, Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire - SATAQ-4, Multidimensional Body-Self Relations Questionnaire - Appearance Scales - MBSRQ-AS, Appearance Schemas Inventory-Revised - ASI-R, and the Disordered Eating Attitude Scale - DEAS). Data collection was online, the link to access the form was shared via email and social media. The data were analyzed using the statistical software SPSS version 25.0. Descriptive analysis was performed, a two-way anova, considering the value of alpha 0.05 and a structural equation analysis. When answering whether they seek nutritional information, most participants said yes, and the main sources of information being search were websites such as Google&reg;. Regarding tests of effect between subjects, there was an effect of sex on thinness internalization [F (1,10) = 9.30; p < .002], in which women internalize this pattern more, and muscularity [F (1,45) = 43.74; p < 0.000], in which men internalize this pattern more. There was also an effect of sex on media pressure [F (1,45) = 27.35; p < .000], in which women feel more pressure to conform to the prevailing body standard. In the intensity with which beliefs about appearance influence social and personal life, there was an effect of sex [F (1,22) = 19.62; p < .000], in which women believe more that appearance is important in life. There was also an effect of seeking nutritional information on concern about weight gain [F (1,322) = 25.10; p < 000], in which participants who seek information about food and nutrition worry more about weight gain. Path analysis demonstrated a positive correlation between searching for nutrition information and importance given to appearance, BMI, and media pressure, and between time of social media use, satisfaction with appearance, and age. A negative correlation was also found between satisfaction with appearance and search for nutritional information, and time of use of social networks and age. Thus, it is concluded that searching for nutrition information on the internet can affect body image and eating behavior.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLaus, Maria FernandaAvelar, Keila Priscila dos Santos2023-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-14062023-134931/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-06-20T17:13:29Zoai:teses.usp.br:tde-14062023-134931Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-06-20T17:13:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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