Poder e aprendizado: histórias de uma escola periférica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Oliveira, Alexandre Cesar Gilsogamo Gomes de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-09102015-191905/
Resumo: Este trabalho de pesquisa teve como objeto de estudo uma escola pública periférica paulistana que, embora esteja em uma comunidade com alta vulnerabilidade social, apresenta resultados acima da média da cidade de São Paulo em avaliações externas. Os dados referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Índice Paulista de Vulnerabilidade Social e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal foram importantes fontes para a definição da escola a ser pesquisada. Visou-se responder uma questão central: em que medida as relações de poder existentes na escola favorecem ou atrapalham o aprendizado dos educandos? Como procedimento metodológico, foram realizadas observações e entrevistas no campo, assim como análises de registros produzidos pela escola.
id USP_669c2145062f8f2d4333ce6d8c10edbe
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09102015-191905
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Poder e aprendizado: histórias de uma escola periféricaPower and learning: stories of a peripheral schoolAprendizadoAvaliações externasExternal evaluationsLearningPeriferiaPeripheryPower relationsRelações de poderSocial vulnerabilityVulnerabilidade socialEste trabalho de pesquisa teve como objeto de estudo uma escola pública periférica paulistana que, embora esteja em uma comunidade com alta vulnerabilidade social, apresenta resultados acima da média da cidade de São Paulo em avaliações externas. Os dados referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Índice Paulista de Vulnerabilidade Social e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal foram importantes fontes para a definição da escola a ser pesquisada. Visou-se responder uma questão central: em que medida as relações de poder existentes na escola favorecem ou atrapalham o aprendizado dos educandos? Como procedimento metodológico, foram realizadas observações e entrevistas no campo, assim como análises de registros produzidos pela escola.The research object of this study was a public high school in the periphery of the São Paulo city. Although this high school is situated in a region with high social vulnerability, it has achieved grades beyond the grade point average of the high schools of the city. Some social index such as the index on the development of the high school, the index on the social vulnerability of the state of São Paulo, and the index on the human development of the city were used in this research. The main question of this work was: how the power relations detected in this high school promoted or hindered the learning of the students? Local observations, interviews in the field and analyses of some manuscripts produced the school were the main methodologies used in this research.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSiqueira, Rogério Monteiro deOliveira, Alexandre Cesar Gilsogamo Gomes de2015-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-09102015-191905/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-09102015-191905Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Poder e aprendizado: histórias de uma escola periférica
Power and learning: stories of a peripheral school
title Poder e aprendizado: histórias de uma escola periférica
spellingShingle Poder e aprendizado: histórias de uma escola periférica
Oliveira, Alexandre Cesar Gilsogamo Gomes de
Aprendizado
Avaliações externas
External evaluations
Learning
Periferia
Periphery
Power relations
Relações de poder
Social vulnerability
Vulnerabilidade social
title_short Poder e aprendizado: histórias de uma escola periférica
title_full Poder e aprendizado: histórias de uma escola periférica
title_fullStr Poder e aprendizado: histórias de uma escola periférica
title_full_unstemmed Poder e aprendizado: histórias de uma escola periférica
title_sort Poder e aprendizado: histórias de uma escola periférica
author Oliveira, Alexandre Cesar Gilsogamo Gomes de
author_facet Oliveira, Alexandre Cesar Gilsogamo Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siqueira, Rogério Monteiro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alexandre Cesar Gilsogamo Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizado
Avaliações externas
External evaluations
Learning
Periferia
Periphery
Power relations
Relações de poder
Social vulnerability
Vulnerabilidade social
topic Aprendizado
Avaliações externas
External evaluations
Learning
Periferia
Periphery
Power relations
Relações de poder
Social vulnerability
Vulnerabilidade social
description Este trabalho de pesquisa teve como objeto de estudo uma escola pública periférica paulistana que, embora esteja em uma comunidade com alta vulnerabilidade social, apresenta resultados acima da média da cidade de São Paulo em avaliações externas. Os dados referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Índice Paulista de Vulnerabilidade Social e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal foram importantes fontes para a definição da escola a ser pesquisada. Visou-se responder uma questão central: em que medida as relações de poder existentes na escola favorecem ou atrapalham o aprendizado dos educandos? Como procedimento metodológico, foram realizadas observações e entrevistas no campo, assim como análises de registros produzidos pela escola.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-09102015-191905/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-09102015-191905/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815258011444183040