Quando a Pedagogia e a História se encontram: contribuições para a formação em ensino de História nos cursos de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Azevedo, Acainã Luiz de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-18012023-101804/
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender quais saberes relativos ao ensino de História estão presentes nos cursos de licenciatura em Pedagogia das universidades federais do estado de São Paulo. Por meio de uma abordagem qualitativa de Teoria Fundamentada em Dados (Charmaz, 2007; Tarozzi, 2020, Thornberg, 2012), foram analisados os documentos escritos que constituem os marcos normativos dos cursos, a documentação pedagógica (projetos, matrizes, ementas e programas) entendida como os currículos prescritos por estas instituições (Sacristán, 2000; Goodson, 2001), e transcrições de entrevistas semi-estruturadas (Guazi, 2021), para compreender como historiadores e historiadores atuando como docentesformadores no ensino superior moldam os currículos que apresentam aos licenciandos. Foram considerados como pressupostos para a investigação as discussões sobre a natureza, objetivos e identidade dos cursos de Pedagogia ao longo de sua trajetória-histórica (Libâneo, 2012; Pimenta, 1999) e os conceitos de saberes docentes (Pimenta, 1999; Tardif 2012; Husbands, 2011), educação histórica, consciência histórica e Didática da História (Rusen, 2007; Lee, 2006). A partir das análises, concluímos que os currículos prescritos mantêm fragilidades apontadas em outras pesquisas (Rosa, 2019; Silva, 2017), concedendo pouco tempo de dedicação e sugerindo poucos objetivos formativos específicos para a formação em ensino de História. Também foi possível observar que os docentes-formadores contam com autonomia para elaboração de seus currículos, utilizando estratégias de seleção baseadas nos saberes práticos construídos ao longo de suas trajetórias histórico-profissionais, em especial em seu engajamento com causas sociais e políticas, inclusive resistindo à implementação de políticas educacionais consideradas por eles como ilegítimas.
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