Falar de gênero para construir a democracia: o ciclo da política educacional em gênero e diversidade sexual (2003-2018)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Alexandre Bortolini
Orientador(a): Claudia Pereira Vianna
Banca de defesa: Rafael de La Dehesa, Bruna Andrade Irineu, Denise Carreira Soares, Jacqueline Moraes Teixeira
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Educação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.48.2022.tde-19012023-093845
Resumo: Esta tese analisa o ciclo de desenvolvimento da política educacional em gênero e diversidade sexual desenvolvida no Brasil entre 2003 e 2018. Aplicando noções de poder e discurso em Foucault para o exame de políticas educacionais, a pesquisa investiga tanto sua produção quanto a sistemática reação que se lançou sobre ela, buscando compreender o lugar do debate sobre gênero e sexualidade nas escolas nos processos recentes de construção e desconstrução da democracia brasileira. Na primeira parte desta tese, são apresentados o desenho e a fundamentação teórico-metodológica da pesquisa. Na segunda, faz-se um breve resgate histórico que busca localizar essa política educacional no longo processo de produção do gênero e da sexualidade no Brasil, com especial foco nos investimentos do Estado. Na terceira parte, que foca no processo de produção dessa política educacional, são analisados seus antecedentes, suas principais ações, os agentes envolvidos na sua construção e o discurso pedagógico que produziram. Na quarta parte, dedicada à reação, são identificados os principais opositores ao debate de gênero e diversidade sexual na escola, suas táticas de ação e estratégias discursivas, buscando compreender como se articularam com os movimentos reacionários que marcaram a cena política brasileira nos últimos anos. Por fim, apontam-se indícios de como o debate em torno de questões de gênero e sexualidade na escola, em uma perspectiva da diversidade e dos direitos humanos, é fundamental para a construção da democracia no Brasil.
id USP_6af08930a122b9efed52c33401b2c19a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19012023-093845
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Falar de gênero para construir a democracia: o ciclo da política educacional em gênero e diversidade sexual (2003-2018) Teaching gender to build democracy: the educational policy on gender and sexual diversity in Brazil (2003-2018) 2022-10-26Claudia Pereira ViannaRafael de La DehesaBruna Andrade IrineuDenise Carreira SoaresJacqueline Moraes TeixeiraAlexandre BortoliniUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Democracia Democracy Educação Education Educational policy Gender Gênero Política educacional Sexualidade Sexuality Esta tese analisa o ciclo de desenvolvimento da política educacional em gênero e diversidade sexual desenvolvida no Brasil entre 2003 e 2018. Aplicando noções de poder e discurso em Foucault para o exame de políticas educacionais, a pesquisa investiga tanto sua produção quanto a sistemática reação que se lançou sobre ela, buscando compreender o lugar do debate sobre gênero e sexualidade nas escolas nos processos recentes de construção e desconstrução da democracia brasileira. Na primeira parte desta tese, são apresentados o desenho e a fundamentação teórico-metodológica da pesquisa. Na segunda, faz-se um breve resgate histórico que busca localizar essa política educacional no longo processo de produção do gênero e da sexualidade no Brasil, com especial foco nos investimentos do Estado. Na terceira parte, que foca no processo de produção dessa política educacional, são analisados seus antecedentes, suas principais ações, os agentes envolvidos na sua construção e o discurso pedagógico que produziram. Na quarta parte, dedicada à reação, são identificados os principais opositores ao debate de gênero e diversidade sexual na escola, suas táticas de ação e estratégias discursivas, buscando compreender como se articularam com os movimentos reacionários que marcaram a cena política brasileira nos últimos anos. Por fim, apontam-se indícios de como o debate em torno de questões de gênero e sexualidade na escola, em uma perspectiva da diversidade e dos direitos humanos, é fundamental para a construção da democracia no Brasil. This thesis analyzes the cycle of the educational policy on gender and sexual diversity developed in Brazil between 2003 and 2018. Applying Foucault\'s notions of power and discourse to the analysis of educational policies, the research investigates both the production of this policy as the systematic reaction held against it, seeking to understand the place of the debate on gender and sexuality in schools in the recent processes of construction and deconstruction of Brazilian democracy. In the first part of this thesis, the design and the theoretical-methodological foundation of the research are presented. In the second, there is a brief historical review that seeks to locate this educational policy in the long process of gender and sexuality production in Brazil, with a special focus on State investments. The third part, which focuses on the production process of this educational policy, analyses its antecedents, its main actions, the agents involved in its construction and the pedagogical discourse they produced. The fourth part, dedicated to the reaction, identifies the main opponents of the debate on gender and sexual diversity at school, their tactics of action and discursive strategies, seeking to understand their connections with the reactionary movements that marked the Brazilian political scene in recent years. Finally, there are indications of how the debate around gender and sexuality issues at school, in a perspective of diversity and human rights, is fundamental for the construction of democracy in Brazil. https://doi.org/10.11606/T.48.2022.tde-19012023-093845info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:22:09Zoai:teses.usp.br:tde-19012023-093845Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-02-08T17:39:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Falar de gênero para construir a democracia: o ciclo da política educacional em gênero e diversidade sexual (2003-2018)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching gender to build democracy: the educational policy on gender and sexual diversity in Brazil (2003-2018)
title Falar de gênero para construir a democracia: o ciclo da política educacional em gênero e diversidade sexual (2003-2018)
spellingShingle Falar de gênero para construir a democracia: o ciclo da política educacional em gênero e diversidade sexual (2003-2018)
Alexandre Bortolini
title_short Falar de gênero para construir a democracia: o ciclo da política educacional em gênero e diversidade sexual (2003-2018)
title_full Falar de gênero para construir a democracia: o ciclo da política educacional em gênero e diversidade sexual (2003-2018)
title_fullStr Falar de gênero para construir a democracia: o ciclo da política educacional em gênero e diversidade sexual (2003-2018)
title_full_unstemmed Falar de gênero para construir a democracia: o ciclo da política educacional em gênero e diversidade sexual (2003-2018)
title_sort Falar de gênero para construir a democracia: o ciclo da política educacional em gênero e diversidade sexual (2003-2018)
author Alexandre Bortolini
author_facet Alexandre Bortolini
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Claudia Pereira Vianna
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rafael de La Dehesa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bruna Andrade Irineu
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Denise Carreira Soares
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Jacqueline Moraes Teixeira
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre Bortolini
contributor_str_mv Claudia Pereira Vianna
Rafael de La Dehesa
Bruna Andrade Irineu
Denise Carreira Soares
Jacqueline Moraes Teixeira
description Esta tese analisa o ciclo de desenvolvimento da política educacional em gênero e diversidade sexual desenvolvida no Brasil entre 2003 e 2018. Aplicando noções de poder e discurso em Foucault para o exame de políticas educacionais, a pesquisa investiga tanto sua produção quanto a sistemática reação que se lançou sobre ela, buscando compreender o lugar do debate sobre gênero e sexualidade nas escolas nos processos recentes de construção e desconstrução da democracia brasileira. Na primeira parte desta tese, são apresentados o desenho e a fundamentação teórico-metodológica da pesquisa. Na segunda, faz-se um breve resgate histórico que busca localizar essa política educacional no longo processo de produção do gênero e da sexualidade no Brasil, com especial foco nos investimentos do Estado. Na terceira parte, que foca no processo de produção dessa política educacional, são analisados seus antecedentes, suas principais ações, os agentes envolvidos na sua construção e o discurso pedagógico que produziram. Na quarta parte, dedicada à reação, são identificados os principais opositores ao debate de gênero e diversidade sexual na escola, suas táticas de ação e estratégias discursivas, buscando compreender como se articularam com os movimentos reacionários que marcaram a cena política brasileira nos últimos anos. Por fim, apontam-se indícios de como o debate em torno de questões de gênero e sexualidade na escola, em uma perspectiva da diversidade e dos direitos humanos, é fundamental para a construção da democracia no Brasil.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-10-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.48.2022.tde-19012023-093845
url https://doi.org/10.11606/T.48.2022.tde-19012023-093845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376941781123072