Análise do conteúdo da tecnologia de informação ministrado nos cursos de Ciências Contábeis no Estado do Pará

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Araujo, Dinaldo do Nascimento
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-22072024-141114/
Resumo: Neste trabalho tivemos a oportunidade de observar e estudar o fator tecnologia de informação e sua fronteira com a Ciência Contábil. O objetivo geral desta pesquisa foi conhecer e analisar o conteúdo de tecnologia de informação ministrado nas disciplinas nos cursos de Ciências Contábeis, no Estado do Pará e identificar pontos comuns com o que é recomendado por organismos de estudos e pesquisas contábeis, como tecnologias que deveriam ser de domínio dos contadores. As reflexões conceituais e os resultados da pesquisa empírica, buscaram, de alguma forma, identificar e relacionar o conteúdo ministrado nas disciplinas em que a tecnologia de informação esteja presente, a fim de verificar se atendem um grau mínimo das propostas de conteúdo oriundo de organismos de estudos e pesquisas contábeis, já que, embora o grau de importância dado pelos docentes ao conteúdo de tecnologia de informação nos cursos de Ciências Contábeis, tenha relação significativa com o grau de importância das tecnologias recomendadas pelos organismos de estudos e pesquisas contábeis, e conseguiu, também, caracterizar o conteúdo de tecnologia de informação nos cursos de Ciências Contábeis, no Estado do Pará. Poucas são as iniciativas de avanço de conhecimento no tema de tecnologia e muito ainda há para ser feito na área contábil no que se refere à tecnologia, seja através de conteúdos a serem ensinados ou de publicações de artigos em periódicos, dissertações, teses e outros meios de comunicação.
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