A musealização do território: uma aproximação entre Geografia, Educação e Museologia na Cohab Raposo Tavares
Ano de defesa: | 2016 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
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Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Resumo: | OLIVEIRA, Carlos Augusto de. A musealização do território: uma aproximação entre Geografia, Educação e Museologia na Cohab Raposo Tavares. 2016. 228 f. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. O território pode ser entendido enquanto um museu a partir das perspectivas abertas pelo movimento denominado Nova Museologia e seu desdobramento acadêmico chamado Sociomuseologia. Isso nos permite compreender o patrimônio de uma maneira mais ampla, a partir de um entendimento que contemple a musealização do território enquanto estratégia de administração da memória e instrumento de desenvolvimento social. Essa proposta de musealização do território visa despertar nos indivíduos um conhecimento crítico e uma ação transformadora da sociedade. A apropriação (criação) desse espaço envolve necessariamente um conhecimento das dinâmicas sociais e sua relação com o meio natural em que está inserida, o qual precisa ser construído através de práticas educativas (formais ou não). Essas, por sua vez, podem fazer uso do próprio território da ação museológica entendido enquanto espaço não-formal de educação. Dessa forma, nesse trabalho as áreas de Geografia e Educação somam forças à Museologia para a compreensão da realidade e sua transformação. O caso prático da pesquisa se dá no bairro da Cohab Raposo Tavares (São Paulo / SP), através da ação do Centro de Memória que existe no local. |
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A musealização do território: uma aproximação entre Geografia, Educação e Museologia na Cohab Raposo TavaresThe musealization of the territory: the relation between Geography, Education and Museology at the Cohab Raposo TavaresEspaços não-formais de educaçãoGeografiaGeographyMusealizaçãoMusealizationNon-formal educational spacesSociomuseologiaSociomuseologyTerritórioTerritoryOLIVEIRA, Carlos Augusto de. A musealização do território: uma aproximação entre Geografia, Educação e Museologia na Cohab Raposo Tavares. 2016. 228 f. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. O território pode ser entendido enquanto um museu a partir das perspectivas abertas pelo movimento denominado Nova Museologia e seu desdobramento acadêmico chamado Sociomuseologia. Isso nos permite compreender o patrimônio de uma maneira mais ampla, a partir de um entendimento que contemple a musealização do território enquanto estratégia de administração da memória e instrumento de desenvolvimento social. Essa proposta de musealização do território visa despertar nos indivíduos um conhecimento crítico e uma ação transformadora da sociedade. A apropriação (criação) desse espaço envolve necessariamente um conhecimento das dinâmicas sociais e sua relação com o meio natural em que está inserida, o qual precisa ser construído através de práticas educativas (formais ou não). Essas, por sua vez, podem fazer uso do próprio território da ação museológica entendido enquanto espaço não-formal de educação. Dessa forma, nesse trabalho as áreas de Geografia e Educação somam forças à Museologia para a compreensão da realidade e sua transformação. O caso prático da pesquisa se dá no bairro da Cohab Raposo Tavares (São Paulo / SP), através da ação do Centro de Memória que existe no local.The territory may be understood as a museum considering the perspective brought by the movement known as New Museology and its academic branch known as Sociomuseology. That allows us to look at heritage in a broader sense, from an understanding that contemplates the musealization of the territory as a memory management strategy and social development tool. The proposed musealization of the territory aims to enliven individuals to a critical knowledge and actions capable of transforming the society. The appropriation (creation) of that space necessarily involves the knowledge of social dynamics and its relationship to the natural environment in which it operates, which must be built through educational practices (formal ones or not). These, in turn, can make use of their territory of museological action understood as a non-formal educational space. Thus, in this research the areas of Geography and Education join forces to Museology to understand the reality and its transformation. The study case take place at the neighborhood of Cohab Raposo Tavares (São Paulo / SP) through the action of its existing Memory CenterBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBruno, Maria Cristina OliveiraOliveira, Carlos Augusto de2016-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/103/103131/tde-17102016-155735/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:05:36Zoai:teses.usp.br:tde-17102016-155735Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:05:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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