As atividades de marketing desenvolvidas nas agências de viagens para a comercialização do produto turístico cubano
Ano de defesa: | 2000 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12134/tde-30082023-150724/ |
Resumo: | No presente trabalho aborda-se a evolução do conceito de marketing e sua aplicação no setor turístico, especificamente nas agências de viagens. Dado o crescimento em importância do setor turístico para Cuba e Brasil, e a escassa literatura existente sobre tema, o presente estudo se mostra relevante na contribuição que pretende dar a profissionais pertencentes ao ramo de agências de viagens, possibilitando um maior entendimento sobre as práticas de marketing. O desenvolvimento do referencial teórico destaca a evolução do conceito de marketing, seguidamente aborda-se de uma forma ampla o conceito de turismo. Desta mesma maneira são detalhadas as diferentes atividades de marketing e sua aplicação nas agências de viagens. Paralelamente, são apresentados os resultados desta pesquisa de caráter exploratório, que teve como objetivo identificar as atividades de marketing aplicadas nas agências de viagens que comercializam o produto turístico cubano. |
id |
USP_75f64f4a807b2400b8f0f30b3dfef387 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-30082023-150724 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
|
spelling |
As atividades de marketing desenvolvidas nas agências de viagens para a comercialização do produto turístico cubanoMarketing activities developed in travel agencies for the commercialization of the Cuban tourist productMarketingMarketingMarketing turísticoTourism marketingNo presente trabalho aborda-se a evolução do conceito de marketing e sua aplicação no setor turístico, especificamente nas agências de viagens. Dado o crescimento em importância do setor turístico para Cuba e Brasil, e a escassa literatura existente sobre tema, o presente estudo se mostra relevante na contribuição que pretende dar a profissionais pertencentes ao ramo de agências de viagens, possibilitando um maior entendimento sobre as práticas de marketing. O desenvolvimento do referencial teórico destaca a evolução do conceito de marketing, seguidamente aborda-se de uma forma ampla o conceito de turismo. Desta mesma maneira são detalhadas as diferentes atividades de marketing e sua aplicação nas agências de viagens. Paralelamente, são apresentados os resultados desta pesquisa de caráter exploratório, que teve como objetivo identificar as atividades de marketing aplicadas nas agências de viagens que comercializam o produto turístico cubano.This work deals with the evolution of the concept of marketing and its application on the field of tourism, specifically on travel agencies. Considering the growing importance of tourism for Cuba and Brazil and also the scarce number of books about the theme, this work is relevant for the contribution it intends to give to the professionals that deal with travel agencies, giving a broader knowledge about the marketing practices. The development of the theoretic reference enhances the evolution of the marketing concept and following to that, the concept of tourism is discussed in a comprehensive way. In the same way are detailed the different marketing activities and their application in travel agencies. On parallel with that are presented the results of this exploratory research, which aimed to identify the marketing activities applied in travel agencies that commercialise the product of Cuban tourism.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCampomar, Marcos CortezMiranda, Jorge Aruca2000-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12134/tde-30082023-150724/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-08-30T18:13:02Zoai:teses.usp.br:tde-30082023-150724Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-08-30T18:13:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As atividades de marketing desenvolvidas nas agências de viagens para a comercialização do produto turístico cubano Marketing activities developed in travel agencies for the commercialization of the Cuban tourist product |
title |
As atividades de marketing desenvolvidas nas agências de viagens para a comercialização do produto turístico cubano |
spellingShingle |
As atividades de marketing desenvolvidas nas agências de viagens para a comercialização do produto turístico cubano Miranda, Jorge Aruca Marketing Marketing Marketing turístico Tourism marketing |
title_short |
As atividades de marketing desenvolvidas nas agências de viagens para a comercialização do produto turístico cubano |
title_full |
As atividades de marketing desenvolvidas nas agências de viagens para a comercialização do produto turístico cubano |
title_fullStr |
As atividades de marketing desenvolvidas nas agências de viagens para a comercialização do produto turístico cubano |
title_full_unstemmed |
As atividades de marketing desenvolvidas nas agências de viagens para a comercialização do produto turístico cubano |
title_sort |
As atividades de marketing desenvolvidas nas agências de viagens para a comercialização do produto turístico cubano |
author |
Miranda, Jorge Aruca |
author_facet |
Miranda, Jorge Aruca |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campomar, Marcos Cortez |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Jorge Aruca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Marketing Marketing turístico Tourism marketing |
topic |
Marketing Marketing Marketing turístico Tourism marketing |
description |
No presente trabalho aborda-se a evolução do conceito de marketing e sua aplicação no setor turístico, especificamente nas agências de viagens. Dado o crescimento em importância do setor turístico para Cuba e Brasil, e a escassa literatura existente sobre tema, o presente estudo se mostra relevante na contribuição que pretende dar a profissionais pertencentes ao ramo de agências de viagens, possibilitando um maior entendimento sobre as práticas de marketing. O desenvolvimento do referencial teórico destaca a evolução do conceito de marketing, seguidamente aborda-se de uma forma ampla o conceito de turismo. Desta mesma maneira são detalhadas as diferentes atividades de marketing e sua aplicação nas agências de viagens. Paralelamente, são apresentados os resultados desta pesquisa de caráter exploratório, que teve como objetivo identificar as atividades de marketing aplicadas nas agências de viagens que comercializam o produto turístico cubano. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-05-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12134/tde-30082023-150724/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12134/tde-30082023-150724/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815258598665617408 |