As atividades de marketing desenvolvidas nas agências de viagens para a comercialização do produto turístico cubano

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2000
Autor(a) principal: Miranda, Jorge Aruca
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12134/tde-30082023-150724/
Resumo: No presente trabalho aborda-se a evolução do conceito de marketing e sua aplicação no setor turístico, especificamente nas agências de viagens. Dado o crescimento em importância do setor turístico para Cuba e Brasil, e a escassa literatura existente sobre tema, o presente estudo se mostra relevante na contribuição que pretende dar a profissionais pertencentes ao ramo de agências de viagens, possibilitando um maior entendimento sobre as práticas de marketing. O desenvolvimento do referencial teórico destaca a evolução do conceito de marketing, seguidamente aborda-se de uma forma ampla o conceito de turismo. Desta mesma maneira são detalhadas as diferentes atividades de marketing e sua aplicação nas agências de viagens. Paralelamente, são apresentados os resultados desta pesquisa de caráter exploratório, que teve como objetivo identificar as atividades de marketing aplicadas nas agências de viagens que comercializam o produto turístico cubano.
id USP_75f64f4a807b2400b8f0f30b3dfef387
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-30082023-150724
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling As atividades de marketing desenvolvidas nas agências de viagens para a comercialização do produto turístico cubanoMarketing activities developed in travel agencies for the commercialization of the Cuban tourist productMarketingMarketingMarketing turísticoTourism marketingNo presente trabalho aborda-se a evolução do conceito de marketing e sua aplicação no setor turístico, especificamente nas agências de viagens. Dado o crescimento em importância do setor turístico para Cuba e Brasil, e a escassa literatura existente sobre tema, o presente estudo se mostra relevante na contribuição que pretende dar a profissionais pertencentes ao ramo de agências de viagens, possibilitando um maior entendimento sobre as práticas de marketing. O desenvolvimento do referencial teórico destaca a evolução do conceito de marketing, seguidamente aborda-se de uma forma ampla o conceito de turismo. Desta mesma maneira são detalhadas as diferentes atividades de marketing e sua aplicação nas agências de viagens. Paralelamente, são apresentados os resultados desta pesquisa de caráter exploratório, que teve como objetivo identificar as atividades de marketing aplicadas nas agências de viagens que comercializam o produto turístico cubano.This work deals with the evolution of the concept of marketing and its application on the field of tourism, specifically on travel agencies. Considering the growing importance of tourism for Cuba and Brazil and also the scarce number of books about the theme, this work is relevant for the contribution it intends to give to the professionals that deal with travel agencies, giving a broader knowledge about the marketing practices. The development of the theoretic reference enhances the evolution of the marketing concept and following to that, the concept of tourism is discussed in a comprehensive way. In the same way are detailed the different marketing activities and their application in travel agencies. On parallel with that are presented the results of this exploratory research, which aimed to identify the marketing activities applied in travel agencies that commercialise the product of Cuban tourism.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCampomar, Marcos CortezMiranda, Jorge Aruca2000-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12134/tde-30082023-150724/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-08-30T18:13:02Zoai:teses.usp.br:tde-30082023-150724Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-08-30T18:13:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv As atividades de marketing desenvolvidas nas agências de viagens para a comercialização do produto turístico cubano
Marketing activities developed in travel agencies for the commercialization of the Cuban tourist product
title As atividades de marketing desenvolvidas nas agências de viagens para a comercialização do produto turístico cubano
spellingShingle As atividades de marketing desenvolvidas nas agências de viagens para a comercialização do produto turístico cubano
Miranda, Jorge Aruca
Marketing
Marketing
Marketing turístico
Tourism marketing
title_short As atividades de marketing desenvolvidas nas agências de viagens para a comercialização do produto turístico cubano
title_full As atividades de marketing desenvolvidas nas agências de viagens para a comercialização do produto turístico cubano
title_fullStr As atividades de marketing desenvolvidas nas agências de viagens para a comercialização do produto turístico cubano
title_full_unstemmed As atividades de marketing desenvolvidas nas agências de viagens para a comercialização do produto turístico cubano
title_sort As atividades de marketing desenvolvidas nas agências de viagens para a comercialização do produto turístico cubano
author Miranda, Jorge Aruca
author_facet Miranda, Jorge Aruca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campomar, Marcos Cortez
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Jorge Aruca
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing
Marketing turístico
Tourism marketing
topic Marketing
Marketing
Marketing turístico
Tourism marketing
description No presente trabalho aborda-se a evolução do conceito de marketing e sua aplicação no setor turístico, especificamente nas agências de viagens. Dado o crescimento em importância do setor turístico para Cuba e Brasil, e a escassa literatura existente sobre tema, o presente estudo se mostra relevante na contribuição que pretende dar a profissionais pertencentes ao ramo de agências de viagens, possibilitando um maior entendimento sobre as práticas de marketing. O desenvolvimento do referencial teórico destaca a evolução do conceito de marketing, seguidamente aborda-se de uma forma ampla o conceito de turismo. Desta mesma maneira são detalhadas as diferentes atividades de marketing e sua aplicação nas agências de viagens. Paralelamente, são apresentados os resultados desta pesquisa de caráter exploratório, que teve como objetivo identificar as atividades de marketing aplicadas nas agências de viagens que comercializam o produto turístico cubano.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-05-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12134/tde-30082023-150724/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12134/tde-30082023-150724/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815258598665617408