A influência da liderança transformacional no grau de comprometimento de profissionais da geração Y

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Mantovani, Dante
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-19122019-153334/
Resumo: Neste trabalho, objetivou-se mensurar, empiricamente, os efeitos da liderança imediata sobre o grau de comprometimento de profissionais que pertencem à Geração Y brasileira, em seu ambiente de trabalho. Especificamente, buscou-se compreender a ação do Líder por meio da abordagem Full Range de Liderança, que envolve as componentes Transformacional, Transacional e Laissez-faire, e suas correlações com o Comprometimento Organizacional, bem como as relações entre o comprometimento, o desempenho, esforço adicional, satisfação, eficácia e desejo de permanência. Para isso, foi utilizado um instrumento para mensurar a percepção sobre a ação do líder e sobre o próprio grau de Comprometimento Organizacional, utilizando o método Survey. Foi obtida uma amostra tratada de 732 respostas válidas. Após a caracterização da amostra, procedeu-se a aplicação de técnicas estatísticas multivariadas de análise de dados, por meio do Modelo de Equações Estruturais (MEE). Encontrou-se que o líder que demonstra Estimulação Intelectual gera Comprometimento, entretanto, contrariamente ao esperado pela literatura, comprovou-se o líder que apresenta Influência Idealizada, também gera maior grau de Comprometimento. Não se comprovou a Consideração Individualizada e Motivação Inspiradora, componentes do modelo Transformacional, como preditores esperados do Comprometimento. Essa pesquisa também sugeriu que os profissionais da Geração Y que tendem a apresentar desempenho excelente são os que reportam que possuem uma forte ligação de simpatia e afetividade pela organização, se interessam pelos destinos da empresa, se apropriam dos objetivos da organização e tratam os problemas da empresa como se fossem seus. Por outro lado, o desempenho excelente desses profissionais não está necessariamente relacionado ao orgulho de dizer que faz parte, a encontrar significado pessoal em trabalhar na empresa, a falar bem da organização para os amigos, a inspirar o melhor de si e a identificar-se com os valores da organização ainda que esses fatores façam parte da mensuração do grau de Comprometimento.
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Para isso, foi utilizado um instrumento para mensurar a percepção sobre a ação do líder e sobre o próprio grau de Comprometimento Organizacional, utilizando o método Survey. Foi obtida uma amostra tratada de 732 respostas válidas. Após a caracterização da amostra, procedeu-se a aplicação de técnicas estatísticas multivariadas de análise de dados, por meio do Modelo de Equações Estruturais (MEE). Encontrou-se que o líder que demonstra Estimulação Intelectual gera Comprometimento, entretanto, contrariamente ao esperado pela literatura, comprovou-se o líder que apresenta Influência Idealizada, também gera maior grau de Comprometimento. Não se comprovou a Consideração Individualizada e Motivação Inspiradora, componentes do modelo Transformacional, como preditores esperados do Comprometimento. Essa pesquisa também sugeriu que os profissionais da Geração Y que tendem a apresentar desempenho excelente são os que reportam que possuem uma forte ligação de simpatia e afetividade pela organização, se interessam pelos destinos da empresa, se apropriam dos objetivos da organização e tratam os problemas da empresa como se fossem seus. Por outro lado, o desempenho excelente desses profissionais não está necessariamente relacionado ao orgulho de dizer que faz parte, a encontrar significado pessoal em trabalhar na empresa, a falar bem da organização para os amigos, a inspirar o melhor de si e a identificar-se com os valores da organização ainda que esses fatores façam parte da mensuração do grau de Comprometimento.This study aimed to empirically measure the effects of immediate leadership on the degree of commitment of Brazilian Generation Y professionals in their work environment. Specifically, it was aimed to understand the Leader\'s action through the Full Range Leadership approach, which involves the Transformational, Transactional, and Laissez-faire components, and their correlations with Organizational Commitment, as well as the relationships between Commitment, Performance, extra effort, satisfaction, effectiveness and willingness to stay in the organization. In order to pursue this research, an instrument was used to measure the perception of the leader\'s action and the degree of organizational commitment, using the survey method. A sample of 732 valid responses was obtained. After characterization of the sample, multivariate statistical data analysis techniques were applied by means of the structural equation model (SEM). It was found that the Leader demonstrates Intellectual Stimulation generates Commitment, however, contrary to what was expected in the literature, it was observed that the Leader who demonstrate Idealized Influence, also generates a higher degree of Commitment. Individualized Consideration and Inspiring Motivation, components of the Transformational model and expected predictors of Commitment have not been proven. This research also suggested that Gen Y high performers are those who report that they have a strong connection of sympathy and affection for the organization, are interested in the company\'s destinies, take the organization\'s goals as their own, and address the organization\'s problems as their own. On the other hand, the excellent performance of these professionals is not necessarily related to the pride of saying they are part of the organization, finding personal meaning in working in the company, good word of mouth about the organization to friends, inspiring the best of oneself or identifying with the values of the organization, despite the fact that those factors are also part of the measurement instrument for the degree of Commitment.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDutra, Joel SouzaMantovani, Dante2019-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-19122019-153334/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-22T22:51:03Zoai:teses.usp.br:tde-19122019-153334Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-22T22:51:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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