Os segredos de Orunmilá.com: os búzios como techné nas mediações culturais em terreiros e em sites

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Elis Rejane Santana da Silva
Orientador(a): Eneus Trindade Barreto Filho
Banca de defesa: Wilton Garcia Sobrinho, Dennis de Oliveira, Maria Clotilde Perez Rodrigues, Márcia Guena dos Santos, Lívia Silva de Souza
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Ciências da Comunicação
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-24022021-154629
Resumo: Esta tese destaca a presença da tecnologia digital na sociedade atual, a qual costuma-se ser chamada de civilização da informação, cujas tecnicidades podem influenciar as maneiras de comunicação. O foco comunicacional aqui se dá sobre as práticas oraculares pertencentes aos saberes socioculturais do Candomblé, mediante os usos e consumos do jogo de búzios. Tais práticas, que segundo as tradições, são feitas apenas em locais sagrados, passam a ser também realizadas por meio das mediações culturais, no espaço digital, onde ambos os espaços são considerados tecnologia criativa (techné), mediante o processo de dialogicidade entre os sujeitos da comunicação, oráculo, pais e mães de santo e consulentes/clientes, com a finalidade de orientação, superação de inquietações, e contribui para a transformação da cotidianidade ao produzir um conhecimento particular, subjetivo e autônomo, tendo como interlocutores os Orixás. Apresenta-se uma discussão aprofundada, com o intuito de compreender aspectos culturais da Religião Afro-brasileira, mais especificamente do Candomblé, a partir de suas mediações comunicativas das culturas (jogo de búzios em local sagrado, em site e blog), ao mesmo tempo em que contribui para a compreensão da temática frente aos estudos da Comunicação. A pesquisa foi constituída mediante duas casas de Candomblé - sendo 3 (três) autoridades destas -, 1 (um) site e um 1 (um) blog, além de 3 (três) consulentes/clientes de cada espaço sagrado e 5 (cinco) clientes/consulentes do site, em função do estudo apresentar duas linhas de pensamento, em espaços sagrados e a partir do espaço digital. Para a obtenção dos dados optou-se pelo uso de entrevista, no exercício etnográfico e da Etnologia. Portanto, foi constatado que os saberes socioculturais transmitidos oralmente têm, na feitura do jogo de búzios, no espaço sagrado o loco apropriado para a obtenção de aspectos fundamentais de fidedignidade ao Candomblé. Entretanto, tem no jogo de búzios realizado no site e blog aspectos de tecnicidade nos quais os fazeres comunicativos se desdobram em outros fazeres também comunicativos, e percebe-se que essa fidedignidade se distancia dos elementos imprescindíveis à prática religiosa/oracular em questão, tanto elementos da própria mitologia quanto dos elementos da temporalidade e da espacialidade.
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Tais práticas, que segundo as tradições, são feitas apenas em locais sagrados, passam a ser também realizadas por meio das mediações culturais, no espaço digital, onde ambos os espaços são considerados tecnologia criativa (techné), mediante o processo de dialogicidade entre os sujeitos da comunicação, oráculo, pais e mães de santo e consulentes/clientes, com a finalidade de orientação, superação de inquietações, e contribui para a transformação da cotidianidade ao produzir um conhecimento particular, subjetivo e autônomo, tendo como interlocutores os Orixás. Apresenta-se uma discussão aprofundada, com o intuito de compreender aspectos culturais da Religião Afro-brasileira, mais especificamente do Candomblé, a partir de suas mediações comunicativas das culturas (jogo de búzios em local sagrado, em site e blog), ao mesmo tempo em que contribui para a compreensão da temática frente aos estudos da Comunicação. A pesquisa foi constituída mediante duas casas de Candomblé - sendo 3 (três) autoridades destas -, 1 (um) site e um 1 (um) blog, além de 3 (três) consulentes/clientes de cada espaço sagrado e 5 (cinco) clientes/consulentes do site, em função do estudo apresentar duas linhas de pensamento, em espaços sagrados e a partir do espaço digital. Para a obtenção dos dados optou-se pelo uso de entrevista, no exercício etnográfico e da Etnologia. Portanto, foi constatado que os saberes socioculturais transmitidos oralmente têm, na feitura do jogo de búzios, no espaço sagrado o loco apropriado para a obtenção de aspectos fundamentais de fidedignidade ao Candomblé. Entretanto, tem no jogo de búzios realizado no site e blog aspectos de tecnicidade nos quais os fazeres comunicativos se desdobram em outros fazeres também comunicativos, e percebe-se que essa fidedignidade se distancia dos elementos imprescindíveis à prática religiosa/oracular em questão, tanto elementos da própria mitologia quanto dos elementos da temporalidade e da espacialidade. It highlights the presence of digital technology in today\'s society, which is commonly called information civilization, whose technicalities can influence the ways of communication, even with regard to the oracular practices belonging to Candomblé\'s socio-cultural knowledge, through the uses and consumptions. The game of shells, which according to traditions is done only in sacred places, is now also done through cultural mediations, in the digital space, where both spaces are considered as creative technology [techné], through the process of dialogicity between The subjects of communication, oracle, fathers and mothers of saints and consultants / clients, with the purpose of orientation, overcoming concerns and especially contributes to the transformation of daily life by producing a particular, subjective and autonomous knowledge, having as interlocutors the Orixás. It presents an in-depth discussion in order to understand cultural aspects of Afro-Brazilian Religion, but specifically Candomblé, from its communicative mediations of cultures (shellfish play in sacred place, website and blog), while contributing significant for understanding the theme in the face of communication studies. The population was constituted by two houses of Candomblé - of these 3 (three) authorities - and one (1) website and one (1) blog, in addition to 3 consultants / clients of each sacred space and five (5) clients / consultants of the website, because the study presents two lines of thought, in sacred spaces and from the digital space. To obtain the data, we opted for the use of interviews in the ethnographic and ethnological exercises. Therefore, it was found that the sociocultural knowledge transmitted orally has in the making of the game of shells in the sacred spaces the appropriate locus to obtain fundamental aspects of Candomblé reliability. However, it has in the game of shells carried on the site and blog aspects of technicality where the communicative doings unfold into other communicative doings, however, they escape from the essential elements of the myth, from elements of the mythology itself, as elements of territoriality. https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-24022021-154629info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:01:40Zoai:teses.usp.br:tde-24022021-154629Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-02-24T22:31:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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