Composição por modelo físico: a concretude do instrumento na criação musical

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Valente, Rodolfo Augusto Daniel Vaz
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-02032021-132552/
Resumo: Esta pesquisa propõe uma aproximação entre composição musical e síntese por modelo físico, de modo a estabelecer uma reflexão sobre a concretude do instrumento musical como elemento fundamental no processo criativo. A primeira parte dedica-se a apresentar a noção de instrumento musical e suas transformações técnicas e estéticas; desde a herança do Romantismo, atravessando o século XX e influenciando as práticas musicais contemporâneas. Neste percurso, são elaborados e discutidos os conceitos de instrumento transparente, instrumento invisível, instrumento analógico, instrumento digital e, por fim, o instrumento concreto. A segunda parte do trabalho busca na síntese por modelo físico ferramentas conceituais para desenvolver e aprofundar a reflexão acerca do instrumento musical, centrando-se na causalidade mecânica da produção sonora. A terceira parte apropria-se da observação do compositor alemão Helmut Lachenmann de que \"compor quer dizer: construir um instrumento\" para se aproximar do repertório contemporâneo da música de concerto. Nesta última seção, analisam-se exemplos de obras que exploram a interferência nos mecanismos de produção sonora do instrumento musical (excitadores, ressonadores, caixas de ressonância, modos de interação). São abordados trabalhos historicamente importantes de compositores como Helmut Lachenmann, Henry Cowell, Iannis Xenakis John Cage, Kaija Saariaho, Karlheinz Stockhausen, Luciano Berio e Pierre Boulez. Além disso, também são discutidos exemplos mais recentes, com especial atenção à produção brasileira: Alexandre Lunsqui, Fernanda Aoki Navarro, Flo Menezes, Martin Herraiz, Michelle Agnes Magalhães, Silvio Ferraz e Tatiana Catanzaro, além de obras de Rodolfo Valente, autor desta pesquisa.
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spelling Composição por modelo físico: a concretude do instrumento na criação musicalComposition by Physical Model: instrumental concreteness in musical creationComposição MusicalContemporary MusicInstrumento MusicalModelo FísicoMúsica ContemporâneaMusical compositionMusical InstrumentPhysical ModelSíntese sonoraSound synthesisEsta pesquisa propõe uma aproximação entre composição musical e síntese por modelo físico, de modo a estabelecer uma reflexão sobre a concretude do instrumento musical como elemento fundamental no processo criativo. A primeira parte dedica-se a apresentar a noção de instrumento musical e suas transformações técnicas e estéticas; desde a herança do Romantismo, atravessando o século XX e influenciando as práticas musicais contemporâneas. Neste percurso, são elaborados e discutidos os conceitos de instrumento transparente, instrumento invisível, instrumento analógico, instrumento digital e, por fim, o instrumento concreto. A segunda parte do trabalho busca na síntese por modelo físico ferramentas conceituais para desenvolver e aprofundar a reflexão acerca do instrumento musical, centrando-se na causalidade mecânica da produção sonora. A terceira parte apropria-se da observação do compositor alemão Helmut Lachenmann de que \"compor quer dizer: construir um instrumento\" para se aproximar do repertório contemporâneo da música de concerto. Nesta última seção, analisam-se exemplos de obras que exploram a interferência nos mecanismos de produção sonora do instrumento musical (excitadores, ressonadores, caixas de ressonância, modos de interação). São abordados trabalhos historicamente importantes de compositores como Helmut Lachenmann, Henry Cowell, Iannis Xenakis John Cage, Kaija Saariaho, Karlheinz Stockhausen, Luciano Berio e Pierre Boulez. Além disso, também são discutidos exemplos mais recentes, com especial atenção à produção brasileira: Alexandre Lunsqui, Fernanda Aoki Navarro, Flo Menezes, Martin Herraiz, Michelle Agnes Magalhães, Silvio Ferraz e Tatiana Catanzaro, além de obras de Rodolfo Valente, autor desta pesquisa.The research work presented here proposes an approximation between musical composition and sound synthesis based on physical modeling, aiming to reflect on the concreteness of the musical instrument as a fundamental element in the creative process. The first part presents the notion of the musical instrument and its technical and aesthetic transformations; from Romanticism\'s heritage, throughout the 20th Century and influencing contemporary musical practices. Along this path, concepts as the transparent instrument, the invisible instrument, the analog and digital instruments, and finally, the concrete instrument. The second part of this work seeks in synthesis by physical modeling conceptual tools to develop and deepen the reflection on the musical instrument, centered in the mechanical causality of sound production. The third part embraces Helmut Lachenmann\'s observation that \"to compose means: to build an instrument\" as an approach towards the contemporary repertoire of concert music. This last section analyses examples from works that creatively explore interferences in sound production mechanisms of musical instruments (exciters, resonators, modes of interaction). Historically significant works by composers like Helmut Lachenmann, Henry Cowell, Iannis Xenakis John Cage, Kaija Saariaho, Karlheinz Stockhausen, Luciano Berio and Pierre Boulez are presented. In addition, more recent examples are also discussed, with attention to Brazilian creative output, including works by Alexandre Lunsqui, Fernanda Aoki Navarro, Flo Menezes, Martin Herraiz, Michelle Agnes Magalhães, Silvio Ferraz and Tatiana Catanzaro, as well as by Rodolfo Valente, author of this research work.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMello Filho, Silvio FerrazValente, Rodolfo Augusto Daniel Vaz2020-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-02032021-132552/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-02T22:37:02Zoai:teses.usp.br:tde-02032021-132552Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-02T22:37:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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