Aspectos médico-legais e preventivos dos casos de afogamentos na região de Ribeirão Preto

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Araujo, Rodrigo Thadeu de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17143/tde-05122007-103925/
Resumo: Esta é a primeira descrição específica de casos de afogamento, em uma área nãolitorânea no Brasil, realizada na região de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo. É uma região cujos padrões sociais são comparáveis aos de países desenvolvidos. Um total de 89 casos foi analisado. Esses casos ocorreram entre 2001 e 2004, com coeficiente de mortalidade de 2,44 casos por 100.000 habitantes por ano. Foi delineado o padrão de afogamentos fatais avaliando-se os parâmetros de idade, sexo e sazonalidade. O perfil predominantemente observado foi o de homens brancos, em idade economicamente produtiva (15 a 59 anos), acidentalmente afogados em rios e represas de áreas rurais, de ocorrência durante o verão e o outono. O estudo dessas fatalidades pode permitir o desenvolvimento de programas de prevenção de afogamento em áreas não-litorâneas e não-turísticas no Brasil e em outros lugares do mundo.
id USP_83ea0b2d1cbda2efd90377c4215a57b0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05122007-103925
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Aspectos médico-legais e preventivos dos casos de afogamentos na região de Ribeirão PretoMedico legal and preventive aspects of drowning cases in the Ribeirão Preto region.AfogamentoBrasilBrazilDrowningEpidemiologiaEpidemiologicForensic MedicineMedicina ForenseEsta é a primeira descrição específica de casos de afogamento, em uma área nãolitorânea no Brasil, realizada na região de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo. É uma região cujos padrões sociais são comparáveis aos de países desenvolvidos. Um total de 89 casos foi analisado. Esses casos ocorreram entre 2001 e 2004, com coeficiente de mortalidade de 2,44 casos por 100.000 habitantes por ano. Foi delineado o padrão de afogamentos fatais avaliando-se os parâmetros de idade, sexo e sazonalidade. O perfil predominantemente observado foi o de homens brancos, em idade economicamente produtiva (15 a 59 anos), acidentalmente afogados em rios e represas de áreas rurais, de ocorrência durante o verão e o outono. O estudo dessas fatalidades pode permitir o desenvolvimento de programas de prevenção de afogamento em áreas não-litorâneas e não-turísticas no Brasil e em outros lugares do mundo.This is the first specific description of drowning cases in a non-coastal area of Brazil, in the locality of Ribeirão Preto, State of São Paulo—a region with standards of living comparable to those in developed countries. A total of 89 cases were analyzed. These cases occurred between 2001 and 2004, at a rate of 2.44 cases per 100,000 habitants per year. The pattern of drowning fatalities in relation to parameters of age, sex, seazonality is discussed. The predominant profile observed was that of the Caucasian male of economically productive age (15 to 59 years), accidentally drowned in rivers and dams in rural areas during the summer and autumn. Observation of the pattern of fatalities may permit the development of a program of prevention of drowning in non-coastal, non-tourist areas in Brazil and elsewhere.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGuimarães, Marco AurelioAraujo, Rodrigo Thadeu de2007-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17143/tde-05122007-103925/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-04-06T12:39:16Zoai:teses.usp.br:tde-05122007-103925Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-04-06T12:39:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos médico-legais e preventivos dos casos de afogamentos na região de Ribeirão Preto
Medico legal and preventive aspects of drowning cases in the Ribeirão Preto region.
title Aspectos médico-legais e preventivos dos casos de afogamentos na região de Ribeirão Preto
spellingShingle Aspectos médico-legais e preventivos dos casos de afogamentos na região de Ribeirão Preto
Araujo, Rodrigo Thadeu de
Afogamento
Brasil
Brazil
Drowning
Epidemiologia
Epidemiologic
Forensic Medicine
Medicina Forense
title_short Aspectos médico-legais e preventivos dos casos de afogamentos na região de Ribeirão Preto
title_full Aspectos médico-legais e preventivos dos casos de afogamentos na região de Ribeirão Preto
title_fullStr Aspectos médico-legais e preventivos dos casos de afogamentos na região de Ribeirão Preto
title_full_unstemmed Aspectos médico-legais e preventivos dos casos de afogamentos na região de Ribeirão Preto
title_sort Aspectos médico-legais e preventivos dos casos de afogamentos na região de Ribeirão Preto
author Araujo, Rodrigo Thadeu de
author_facet Araujo, Rodrigo Thadeu de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Marco Aurelio
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Rodrigo Thadeu de
dc.subject.por.fl_str_mv Afogamento
Brasil
Brazil
Drowning
Epidemiologia
Epidemiologic
Forensic Medicine
Medicina Forense
topic Afogamento
Brasil
Brazil
Drowning
Epidemiologia
Epidemiologic
Forensic Medicine
Medicina Forense
description Esta é a primeira descrição específica de casos de afogamento, em uma área nãolitorânea no Brasil, realizada na região de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo. É uma região cujos padrões sociais são comparáveis aos de países desenvolvidos. Um total de 89 casos foi analisado. Esses casos ocorreram entre 2001 e 2004, com coeficiente de mortalidade de 2,44 casos por 100.000 habitantes por ano. Foi delineado o padrão de afogamentos fatais avaliando-se os parâmetros de idade, sexo e sazonalidade. O perfil predominantemente observado foi o de homens brancos, em idade economicamente produtiva (15 a 59 anos), acidentalmente afogados em rios e represas de áreas rurais, de ocorrência durante o verão e o outono. O estudo dessas fatalidades pode permitir o desenvolvimento de programas de prevenção de afogamento em áreas não-litorâneas e não-turísticas no Brasil e em outros lugares do mundo.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17143/tde-05122007-103925/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17143/tde-05122007-103925/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257929949904896