Integração de dados em SIG: uma abordagem por tecnologias de uso livre

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Nader, Ricardo Saleimen
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-15122015-141830/
Resumo: Foi demonstrada a viabilidade de utilização da biblioteca GDAL/OGR, por meio do seu emprego em processos de conversão sintática entre formatos de dados matriciais e vetoriais controlados, amplamente utilizados nas práticas profissional e de pesquisa em Geografia, Cartografia e Geoprocessamento. Os dados convertidos e processados foram analisados comparativamente em seus parâmetros geométricos, topológicos, alfanuméricos e de referência espacial, de modo a identificar se existiram perdas ou manutenção de informações nesses indicadores. No caso da existência de perdas, foram empregados recursos disponíveis na biblioteca para ajustes nos parâmetros indicados, de modo a tentar retornar ao conteúdo de dados dos arquivos originais. Finalmente, foi apresentada uma metodologia para a superação de desafios de integração de dados geoespaciais em SIG, por meio do emprego de sistemas de uso livre no campo do Geoprocessamento.
id USP_852830cb72cd31cc79b0fcc45b89b8c7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15122015-141830
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Integração de dados em SIG: uma abordagem por tecnologias de uso livreGIS data integration: a free software approachConversão de dadosData translationGDAL/OGRGDAL/OGRInteroperabilidadeInteroperabilityFoi demonstrada a viabilidade de utilização da biblioteca GDAL/OGR, por meio do seu emprego em processos de conversão sintática entre formatos de dados matriciais e vetoriais controlados, amplamente utilizados nas práticas profissional e de pesquisa em Geografia, Cartografia e Geoprocessamento. Os dados convertidos e processados foram analisados comparativamente em seus parâmetros geométricos, topológicos, alfanuméricos e de referência espacial, de modo a identificar se existiram perdas ou manutenção de informações nesses indicadores. No caso da existência de perdas, foram empregados recursos disponíveis na biblioteca para ajustes nos parâmetros indicados, de modo a tentar retornar ao conteúdo de dados dos arquivos originais. Finalmente, foi apresentada uma metodologia para a superação de desafios de integração de dados geoespaciais em SIG, por meio do emprego de sistemas de uso livre no campo do Geoprocessamento.It was demonstrated the feasibility of using the GDAL / OGR library, through its usage in syntax conversion processes between raster and vector controlled data formats, widely used in professional practice and research in Geography, Cartography and Geomatics. The translated data were processed and analyzed comparatively in its geometrical, topological, alphanumeric and spatial reference parameters in order to determine if there were any loss or maintenance information on such indicators. In the case of losses, library resources were used into the indicated parameters in order to try to return to the original data files content. Finally, we presented a methodology for overcoming geospatial data integration challenges in GIS, through the use of free softwares in the field.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMachado, Reinaldo Paul PérezNader, Ricardo Saleimen2015-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-15122015-141830/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-15122015-141830Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração de dados em SIG: uma abordagem por tecnologias de uso livre
GIS data integration: a free software approach
title Integração de dados em SIG: uma abordagem por tecnologias de uso livre
spellingShingle Integração de dados em SIG: uma abordagem por tecnologias de uso livre
Nader, Ricardo Saleimen
Conversão de dados
Data translation
GDAL/OGR
GDAL/OGR
Interoperabilidade
Interoperability
title_short Integração de dados em SIG: uma abordagem por tecnologias de uso livre
title_full Integração de dados em SIG: uma abordagem por tecnologias de uso livre
title_fullStr Integração de dados em SIG: uma abordagem por tecnologias de uso livre
title_full_unstemmed Integração de dados em SIG: uma abordagem por tecnologias de uso livre
title_sort Integração de dados em SIG: uma abordagem por tecnologias de uso livre
author Nader, Ricardo Saleimen
author_facet Nader, Ricardo Saleimen
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Reinaldo Paul Pérez
dc.contributor.author.fl_str_mv Nader, Ricardo Saleimen
dc.subject.por.fl_str_mv Conversão de dados
Data translation
GDAL/OGR
GDAL/OGR
Interoperabilidade
Interoperability
topic Conversão de dados
Data translation
GDAL/OGR
GDAL/OGR
Interoperabilidade
Interoperability
description Foi demonstrada a viabilidade de utilização da biblioteca GDAL/OGR, por meio do seu emprego em processos de conversão sintática entre formatos de dados matriciais e vetoriais controlados, amplamente utilizados nas práticas profissional e de pesquisa em Geografia, Cartografia e Geoprocessamento. Os dados convertidos e processados foram analisados comparativamente em seus parâmetros geométricos, topológicos, alfanuméricos e de referência espacial, de modo a identificar se existiram perdas ou manutenção de informações nesses indicadores. No caso da existência de perdas, foram empregados recursos disponíveis na biblioteca para ajustes nos parâmetros indicados, de modo a tentar retornar ao conteúdo de dados dos arquivos originais. Finalmente, foi apresentada uma metodologia para a superação de desafios de integração de dados geoespaciais em SIG, por meio do emprego de sistemas de uso livre no campo do Geoprocessamento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-15122015-141830/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-15122015-141830/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815258184885993472