Travessias modernas. Para além de uma representação: legados socioespaciais da modernidade na produção do espaço urbano de Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Mariana Guedes Raggi
Orientador(a): Rita de Cassia Ariza da Cruz
Banca de defesa: Isabel Aparecida Pinto Alvarez, Gloria da Anunciacao Alves, Heloisa Soares de Moura Costa, Paulo César Garcez Marins
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Geografia (Geografia Humana)
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.8.2015.tde-05082015-133417
Resumo: O tema central desta tese se fundamenta no processo conflituoso e contraditório da produção do espaço de Belo Horizonte à luz do paradigma da modernidade. No final do século XIX, a nova capital das Minas é idealizada para representar uma espacialidade moderna distante da antiga imagem colonial de Ouro Preto. O antigo Arraial de Belo Horizonte é destruído para que a nova cidade republicana fosse produzida. Aarão Reis, engenheiro responsável pela idealização da nova capital, revela, no traçado urbano, expressiva influência da urbanística moderna presente nas cidades europeias. Nesse sentido, o projeto da capital republicana revela legados socioespaciais de uma modernidade pretérita que são reinscritos na cidade por meio de novos usos e apropriações. A gestão municipal de Juscelino Kubistchek anuncia políticas urbanas capazes de promover, na capital das Minas, as condições necessárias à produção de novas espacialidades modernizadas pela abertura de grandes avenidas, novos eixos de crescimento da cidade; pela produção do Complexo Arquitetônico da Pampulha, pelo incentivo à cultura mineira e, - o diálogo com o movimento cultural e artístico da nação Assim, gestam-se as condições de produção de uma nova morfologia urbana: a metrópole. A partir da análise do distanciamento estabelecido entre a representação do espaço idealizado e a produção dos espaços de suas representações, refletiu-se nesta tese, sobre a produção de um saber político engendrado no espaço urbano de Belo Horizonte. Os caminhos percorridos em prol da modernidade prometida lançaram a capital nos trilhos do projeto industrial. A gestão municipal de Juscelino Kubistchek promoveu legados socioespaciaos que viabilizaram a espacialidade de uma metrópole em construção/reconstrução. Os desdobramentos da produção da metrópole revelam-se em novas políticas urbanas que, guiadas pela promessa modernizante, patrimonializam as antigas formas e lhes atribuem novos conteúdos. A Praça da Liberdade é um exemplo claro desse processo: produzida para representar os ideais republicanos, encontra-se hoje inserida no Circuito das mercadorias Culturais, mercantiliza, a partir da patrimonialização do seu patrimônio, os legados de uma modernidade pretérita.
id USP_86c74fc0cdd03c672f83de236cd881ca
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05082015-133417
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Travessias modernas. Para além de uma representação: legados socioespaciais da modernidade na produção do espaço urbano de Belo Horizonte Modern crossings. Beyond representation: socio-spatial legacies of modernity in the production of urban space in Belo Horizonte 2015-03-04Rita de Cassia Ariza da CruzIsabel Aparecida Pinto AlvarezGloria da Anunciacao AlvesHeloisa Soares de Moura CostaPaulo César Garcez MarinsMariana Guedes RaggiUniversidade de São PauloGeografia (Geografia Humana)USPBR Espaço da representação Modernidade Modernity Patrimonialização do patrimônio Patrimonialization heritage Produção do espaço urbano Production of the urban space Representação do espaço Representation of space Space of the representation O tema central desta tese se fundamenta no processo conflituoso e contraditório da produção do espaço de Belo Horizonte à luz do paradigma da modernidade. No final do século XIX, a nova capital das Minas é idealizada para representar uma espacialidade moderna distante da antiga imagem colonial de Ouro Preto. O antigo Arraial de Belo Horizonte é destruído para que a nova cidade republicana fosse produzida. Aarão Reis, engenheiro responsável pela idealização da nova capital, revela, no traçado urbano, expressiva influência da urbanística moderna presente nas cidades europeias. Nesse sentido, o projeto da capital republicana revela legados socioespaciais de uma modernidade pretérita que são reinscritos na cidade por meio de novos usos e apropriações. A gestão municipal de Juscelino Kubistchek anuncia políticas urbanas capazes de promover, na capital das Minas, as condições necessárias à produção de novas espacialidades modernizadas pela abertura de grandes avenidas, novos eixos de crescimento da cidade; pela produção do Complexo Arquitetônico da Pampulha, pelo incentivo à cultura mineira e, - o diálogo com o movimento cultural e artístico da nação Assim, gestam-se as condições de produção de uma nova morfologia urbana: a metrópole. A partir da análise do distanciamento estabelecido entre a representação do espaço idealizado e a produção dos espaços de suas representações, refletiu-se nesta tese, sobre a produção de um saber político engendrado no espaço urbano de Belo Horizonte. Os caminhos percorridos em prol da modernidade prometida lançaram a capital nos trilhos do projeto industrial. A gestão municipal de Juscelino Kubistchek promoveu legados socioespaciaos que viabilizaram a espacialidade de uma metrópole em construção/reconstrução. Os desdobramentos da produção da metrópole revelam-se em novas políticas urbanas que, guiadas pela promessa modernizante, patrimonializam as antigas formas e lhes atribuem novos conteúdos. A Praça da Liberdade é um exemplo claro desse processo: produzida para representar os ideais republicanos, encontra-se hoje inserida no Circuito das mercadorias Culturais, mercantiliza, a partir da patrimonialização do seu patrimônio, os legados de uma modernidade pretérita. The central theme of this thesis is based on the conflicting and contradictory process of the production of the space of Belo Horizonte in the light of the paradigm of modernity. In the late nineteenth century, the new capital of Minas is idealized to represent a modern spatiality, different from the old colonial image of Ouro Preto. The former Arraial de Belo Horizonte was destroyed so that the new republican city was produced. Aarão Reis, the engineer responsible for the idealization of the capital, reveals, through the urban layout, a significant influence of the modern urbanistic present in European cities. Therefore, the project of the republican capital reveals socio-spatial legacies of a past modernity that are reinserted in the city through new uses and appropriations. The city management of Juscelino Kubitschek presents, following the spatial modernity in Belo Horizonte, representations that advertise urban policies able to promote, in the capital of Minas, the necessary conditions to the production of new modernizing spatialities. To ensure, through the great avenues, new axes of the city growth; from the production of Pampulha Architectural Complex, the emergence of a new man, the modern one; from encouraging the local culture, the dialogue with the cultural and artistic movement of the nation has generated the conditions of production of a new urban morphology: the metropolis. In this sense, the theoretical reflections were based on the analysis of the production of Belo Horizonte, a city which has never freed itself from the idealization of being represented as permanently modern. From the analysis of the distance established between the representation of idealized space and the production of the spaces of its representations, there is the production of political knowledge engendered in the urban area of Belo Horizonte. The paths taken in favor of the \"promised modernity\" launched the capital on the tracks of the industrial project. The city government of Juscelino Kubitschek has promoted socio-spatial legacies that enabled the spatiality of a metropolis in production. The consequences of the production of the metropolis reveal themselves in new urban policies which, guided by the \"modernizing promise\", patrimonialize the old ways and engender new content in the old ways by replacing the city in the list of new urbanities. The Liberty Square, produced to represent the republican ideals, now included in the Circuit of Cultural goods, commercializes, from the patrimonialization of their heritage, the legacies of a past modernity. https://doi.org/10.11606/T.8.2015.tde-05082015-133417info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:16:23Zoai:teses.usp.br:tde-05082015-133417Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Travessias modernas. Para além de uma representação: legados socioespaciais da modernidade na produção do espaço urbano de Belo Horizonte
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Modern crossings. Beyond representation: socio-spatial legacies of modernity in the production of urban space in Belo Horizonte
title Travessias modernas. Para além de uma representação: legados socioespaciais da modernidade na produção do espaço urbano de Belo Horizonte
spellingShingle Travessias modernas. Para além de uma representação: legados socioespaciais da modernidade na produção do espaço urbano de Belo Horizonte
Mariana Guedes Raggi
title_short Travessias modernas. Para além de uma representação: legados socioespaciais da modernidade na produção do espaço urbano de Belo Horizonte
title_full Travessias modernas. Para além de uma representação: legados socioespaciais da modernidade na produção do espaço urbano de Belo Horizonte
title_fullStr Travessias modernas. Para além de uma representação: legados socioespaciais da modernidade na produção do espaço urbano de Belo Horizonte
title_full_unstemmed Travessias modernas. Para além de uma representação: legados socioespaciais da modernidade na produção do espaço urbano de Belo Horizonte
title_sort Travessias modernas. Para além de uma representação: legados socioespaciais da modernidade na produção do espaço urbano de Belo Horizonte
author Mariana Guedes Raggi
author_facet Mariana Guedes Raggi
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rita de Cassia Ariza da Cruz
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Isabel Aparecida Pinto Alvarez
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gloria da Anunciacao Alves
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Heloisa Soares de Moura Costa
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Paulo César Garcez Marins
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariana Guedes Raggi
contributor_str_mv Rita de Cassia Ariza da Cruz
Isabel Aparecida Pinto Alvarez
Gloria da Anunciacao Alves
Heloisa Soares de Moura Costa
Paulo César Garcez Marins
description O tema central desta tese se fundamenta no processo conflituoso e contraditório da produção do espaço de Belo Horizonte à luz do paradigma da modernidade. No final do século XIX, a nova capital das Minas é idealizada para representar uma espacialidade moderna distante da antiga imagem colonial de Ouro Preto. O antigo Arraial de Belo Horizonte é destruído para que a nova cidade republicana fosse produzida. Aarão Reis, engenheiro responsável pela idealização da nova capital, revela, no traçado urbano, expressiva influência da urbanística moderna presente nas cidades europeias. Nesse sentido, o projeto da capital republicana revela legados socioespaciais de uma modernidade pretérita que são reinscritos na cidade por meio de novos usos e apropriações. A gestão municipal de Juscelino Kubistchek anuncia políticas urbanas capazes de promover, na capital das Minas, as condições necessárias à produção de novas espacialidades modernizadas pela abertura de grandes avenidas, novos eixos de crescimento da cidade; pela produção do Complexo Arquitetônico da Pampulha, pelo incentivo à cultura mineira e, - o diálogo com o movimento cultural e artístico da nação Assim, gestam-se as condições de produção de uma nova morfologia urbana: a metrópole. A partir da análise do distanciamento estabelecido entre a representação do espaço idealizado e a produção dos espaços de suas representações, refletiu-se nesta tese, sobre a produção de um saber político engendrado no espaço urbano de Belo Horizonte. Os caminhos percorridos em prol da modernidade prometida lançaram a capital nos trilhos do projeto industrial. A gestão municipal de Juscelino Kubistchek promoveu legados socioespaciaos que viabilizaram a espacialidade de uma metrópole em construção/reconstrução. Os desdobramentos da produção da metrópole revelam-se em novas políticas urbanas que, guiadas pela promessa modernizante, patrimonializam as antigas formas e lhes atribuem novos conteúdos. A Praça da Liberdade é um exemplo claro desse processo: produzida para representar os ideais republicanos, encontra-se hoje inserida no Circuito das mercadorias Culturais, mercantiliza, a partir da patrimonialização do seu patrimônio, os legados de uma modernidade pretérita.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.8.2015.tde-05082015-133417
url https://doi.org/10.11606/T.8.2015.tde-05082015-133417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Geografia (Geografia Humana)
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1786376582048251904