Reflexões sobre a pintura de Arthur Timotheo da Costa
Ano de defesa: | 2016 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
História Social
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
BR
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Link de acesso: | https://doi.org/10.11606/T.8.2016.tde-05082016-143537 |
Resumo: | Essa tese tem dois objetivos principais: investigar a vida do pintor carioca Arthur Timotheo da Costa (1882-1922) e concomitantemente desvendar alguns pontos de sua obra, mais especificamente as representações que produziu a respeito da capital nacional, sua arquitetura e sujeitos. Negro, proveniente das classes mais baixas da sociedade carioca, esse pintor, a despeito de sua precoce morte, conseguiu ascender socialmente ao mesmo tempo em que produziu material crítico sobre uma sociedade que queria se livrar de seu passado escravista, ansiosa pela modernidade, mesmo que às custas da marginalização e perseguição da população negra. No meu entender Arthur Timotheo é um observador privilegiado para entender esse momento, posto que sobre ele pesam as questões mais dramáticas de seu tempo. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Reflexões sobre a pintura de Arthur Timotheo da Costa Insights about Arthur Timotheo da Costa paintings 2016-03-17Maria Odila Leite da Silva DiasWlamyra Ribeiro de AlbuquerqueRenata BittencourtMartinho Alves da Costa JuniorFernanda Mendonça PittaKleber Antonio de Oliveira AmancioUniversidade de São PauloHistória SocialUSPBR First republic Historia da pintura Historia do Brasil História dos negros no Brasil History of Black people in Brazil History of Brazil History of painting Pós-abolição Primeira Republica Essa tese tem dois objetivos principais: investigar a vida do pintor carioca Arthur Timotheo da Costa (1882-1922) e concomitantemente desvendar alguns pontos de sua obra, mais especificamente as representações que produziu a respeito da capital nacional, sua arquitetura e sujeitos. Negro, proveniente das classes mais baixas da sociedade carioca, esse pintor, a despeito de sua precoce morte, conseguiu ascender socialmente ao mesmo tempo em que produziu material crítico sobre uma sociedade que queria se livrar de seu passado escravista, ansiosa pela modernidade, mesmo que às custas da marginalização e perseguição da população negra. No meu entender Arthur Timotheo é um observador privilegiado para entender esse momento, posto que sobre ele pesam as questões mais dramáticas de seu tempo. This dissertation has two main objectives: to investigate the life of the Carioca painter Arthur Timotheo da Costa (1882-1922) and simultaneously uncover some points of his work, more specifically the representations produced about Rio, its architecture and subjects. Black, from the lower classes of Rio society, this painter, despite his early death, could rise socially while that produced critical material about a society that wanted forget their slave past, excited about modernity, even if at the expense of the marginalization and persecution of the black population. Arthur Timotheo is a privileged observer to understand this points, since it weighs about the most dramatic issues of his time. https://doi.org/10.11606/T.8.2016.tde-05082016-143537info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:16:23Zoai:teses.usp.br:tde-05082016-143537Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-10-02T20:03:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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