\"O palco tá aberto\": poéticas da subjetivação e as contribuições da educação não formal para uma esfera pública popular nos saraus de Ribeirão Preto

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Pires, Lucas Alexandre
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-30012025-155229/
Resumo: Esta tese analisa os processos de subjetivação que se efetivaram nas dinâmicas de educação não formal durante os saraus produzidos por coletivos e jovens das periferias, que durante a última década ocuparam poeticamente espaços públicos na cidade de Ribeirão Preto. Para tal, recapitulo historicamente o desenvolvimento dos saraus nas periferias paulistanas até sua chegada em localidades do interior nordeste do estado de São Paulo, na região metropolitana de Ribeirão Preto. Depois, apresento os coletivos locais que contribuíram para a criação de uma cena literária periférica na cidade, presencial e virtualmente, antes durante e depois da pandemia COVID-19. Com a análise das informações e dados construídos durante o trabalho de campo nos saraus, em comunhão com os resultados das entrevistas compreensivas realizadas com os poetas, indico que nos encontros observados a dádiva das palavras e a troca de saberes nas vivências contribuíram como ensinamentos e aprendizados, formando os poetas e o público em processos subjetivantes que, através da expressão poética, se posicionaram como sujeitos reflexivos que encaram e ressignificam suas realidades - processos esses os quais denominei de poéticas da subjetivação, encontrando nos saraus e na poesia um equipamento e suporte para a vida. Nesta esteira, verifiquei que nos saraus eram realizadas atividades de educação não formal que incentivaram o exercício da cidadania ativa entre os atores sociais que delas participaram, proporcionando momentos de debate e a formação de assembleias instaladas em praças e ruas, equipamentos e instituições culturais públicas, privadas e comunitárias - ações estas que, em oposição às lógicas da indústria cultural, se constituíram como esferas públicas populares na cidade, apesar da carência de políticas públicas destinadas aos jovens e a falta de reciprocidade e diálogo entre os poetas e as instâncias municipais de poder. Por fim, proponho formas de contribuição ao campo de estudos da educação não formal e que focalizam processos de subjetivação efetivados através das manifestações culturais, artísticas e políticas.
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Depois, apresento os coletivos locais que contribuíram para a criação de uma cena literária periférica na cidade, presencial e virtualmente, antes durante e depois da pandemia COVID-19. Com a análise das informações e dados construídos durante o trabalho de campo nos saraus, em comunhão com os resultados das entrevistas compreensivas realizadas com os poetas, indico que nos encontros observados a dádiva das palavras e a troca de saberes nas vivências contribuíram como ensinamentos e aprendizados, formando os poetas e o público em processos subjetivantes que, através da expressão poética, se posicionaram como sujeitos reflexivos que encaram e ressignificam suas realidades - processos esses os quais denominei de poéticas da subjetivação, encontrando nos saraus e na poesia um equipamento e suporte para a vida. Nesta esteira, verifiquei que nos saraus eram realizadas atividades de educação não formal que incentivaram o exercício da cidadania ativa entre os atores sociais que delas participaram, proporcionando momentos de debate e a formação de assembleias instaladas em praças e ruas, equipamentos e instituições culturais públicas, privadas e comunitárias - ações estas que, em oposição às lógicas da indústria cultural, se constituíram como esferas públicas populares na cidade, apesar da carência de políticas públicas destinadas aos jovens e a falta de reciprocidade e diálogo entre os poetas e as instâncias municipais de poder. Por fim, proponho formas de contribuição ao campo de estudos da educação não formal e que focalizam processos de subjetivação efetivados através das manifestações culturais, artísticas e políticas.This thesis analyzes the processes of subjectivation that took place in the dynamics of non-formal education during the soirées produced by collectives and young people from the outskirts, who during the last decade poetically occupied public spaces in the city of Ribeirão Preto. To this end, I historically recapitulate the development of soirées in the outskirts of São Paulo until their arrival in locations in the northeast interior of the state of São Paulo, in the metropolitan region of Ribeirão Preto. Then, I present the local collectives that contributed to the creation of a peripheral literary scene in the city, in person and virtually, before during and after the COVID-19 pandemic. With the analysis of the information and data constructed during the fieldwork in the soirées, in communion with the results of the comprehensive interviews carried out with the poets, I indicate that in the meetings observed, the gift of words and the exchange of knowledge in experiences contributed as teachings and learning , forming poets and the public in subjectivizing processes that, through poetic expression, positioned themselves as reflective subjects who face and give new meaning to their realities - processes that I called poetics of subjectivation, finding in soirées and poetry equipment and support for life. In this vein, I found that non-formal educational activities were carried out at the soirées that encouraged the exercise of active citizenship among the social actors who participated in them, providing moments of debate and the formation of assemblies installed in squares and streets, equipment and public cultural institutions, private and community - actions that, in opposition to the logic of the cultural industry, have become popular public spheres in the city, despite the lack of public policies aimed at young people and the lack of reciprocity and dialogue between poets and municipal bodies of power. Finally, I propose ways of contributing to the field of studies of non-formal education that focus on processes of subjectivation carried out through cultural, artistic and political manifestations.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlmeida, Elmir dePires, Lucas Alexandre2024-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-30012025-155229/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2025-02-24T16:59:01Zoai:teses.usp.br:tde-30012025-155229Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212025-02-24T16:59:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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