A metamorfose de jovens lideranças que querem ser professoras: como a escuta analítica propicia a potência crítica da práxis.
Ano de defesa: | 2008 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05082008-154240/ |
Resumo: | No presente trabalho pretendi investigar como se deu a constituição da identidade de três jovens lideranças da comunidade da favela do Real Parque/Jardim Panorama, levando em consideração os momentos de metamorfose que cada uma delas sofreu ao longo deste processo. A fim de compreender a complexidade dos aspectos envolvidos na constituição de suas identidades como futuras docentes, recorri a autores da Psicologia, Filosofia, Sociologia e História que permitissem ampliar meu olhar psicanalítico a respeito do objeto estudado. Existia nessas jovens algo de muito peculiar que contribuiu para o processo de constituição da identidade docente - uma consciência crítica aguçada. O encontro com alguns educadores, que lhes propiciou o desenvolvimento de um pensamento crítico, permitiu-lhes um olhar questionador em relação à realidade educacional encontrada nos estágios realizados em escolas municipais, por exigência de sua formação acadêmica. Por ocasião da presente pesquisa, ofereci a elas um espaço de escuta analítica, ancorada em uma concepção dialética da relação entre psique e mundo, que lhes permitisse questionar alguns aspectos relacionados à constituição da identidade docente, a ponto de metamorfosearem-se politicamente dando lugar a uma práxis transformadora, promovendo, nesse sentido, uma verdadeira educação emancipatória. Finalmente, terminei este trabalho com a descrição da revelação da práxis dessas jovens, que se deu em meio à liderança que exerceram espontaneamente junto à comunidade do Real Parque, impedindo a desapropriação de parte da favela em que moram, ocorrida no final de 2007. |
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A metamorfose de jovens lideranças que querem ser professoras: como a escuta analítica propicia a potência crítica da práxis.The metamorphosis of young leaders who want to become teachers: how the analitical listening propitiates to critical potency of the praxis.Educação emancipatóriaEmancipate educationExtensive psychoanalysisIdentidade do professorMetamorfoseMetamorphosePsicanálise extensaTeacher identityNo presente trabalho pretendi investigar como se deu a constituição da identidade de três jovens lideranças da comunidade da favela do Real Parque/Jardim Panorama, levando em consideração os momentos de metamorfose que cada uma delas sofreu ao longo deste processo. A fim de compreender a complexidade dos aspectos envolvidos na constituição de suas identidades como futuras docentes, recorri a autores da Psicologia, Filosofia, Sociologia e História que permitissem ampliar meu olhar psicanalítico a respeito do objeto estudado. Existia nessas jovens algo de muito peculiar que contribuiu para o processo de constituição da identidade docente - uma consciência crítica aguçada. O encontro com alguns educadores, que lhes propiciou o desenvolvimento de um pensamento crítico, permitiu-lhes um olhar questionador em relação à realidade educacional encontrada nos estágios realizados em escolas municipais, por exigência de sua formação acadêmica. Por ocasião da presente pesquisa, ofereci a elas um espaço de escuta analítica, ancorada em uma concepção dialética da relação entre psique e mundo, que lhes permitisse questionar alguns aspectos relacionados à constituição da identidade docente, a ponto de metamorfosearem-se politicamente dando lugar a uma práxis transformadora, promovendo, nesse sentido, uma verdadeira educação emancipatória. Finalmente, terminei este trabalho com a descrição da revelação da práxis dessas jovens, que se deu em meio à liderança que exerceram espontaneamente junto à comunidade do Real Parque, impedindo a desapropriação de parte da favela em que moram, ocorrida no final de 2007.In this present work, I intended to do a research on how the identity of three young leaders of Real Parque/Jardim Panorama shantytown was constituted, and also taking into consideration the changing that each one of them suffered along the process of investigation. In order to understand the complexity of the aspects involved in the constitution of their identities as future teachers, I looked for authors of Psychology, Philosophy, Sociology and History that allowed me to expand my psychoanalytic vision concerning the object of study. There was something very special with these youngsters that contributed to the process of constitution of their teaching identity - a critical sharpened consciousness. The meeting with some educators, which provided them a critical analysis, allowed them to question the real educational system found in municipal schools due to probations required in academic graduation. At the time of this research, I offered them a space of analytical listening, based on a dialectical concept of the connection between psyche and the world, which could allow them to question some aspects related to the constitution of the teaching identity, that was about to metamorphose them politically, giving place to a changing praxis and promoting, in this sense, a real emancipate education. Finally, I finished this work with the description of the disclosure of the praxis of these youngsters, which happened within their spontaneous leadership taken over inside Real Parque community, avoiding the dispossession of part of the slum where they live in the end of 2007.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAmaral, Monica Guimaraes Teixeira doRodrigues, Tatiana Karinya Carpigiani2008-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05082008-154240/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:56Zoai:teses.usp.br:tde-05082008-154240Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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