Validação do instrumento DISABKIDS®-37 para crianças e adolescentes brasileiros com condições crônicas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Serlyjane Penha Hermano Nunes
Orientador(a): Claudia Benedita dos Santos
Banca de defesa: Rosângela Fernandes Lucena Batista, Moacyr Lobo da Costa Junior, Claudia Fegadolli, Regina Aparecida Garcia de Lima
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Enfermagem em Saúde Pública
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.22.2014.tde-30032015-185317
Resumo: A avaliação da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde tem se tornado cada vez mais relevante para se verificar as consequências psicossociais, emocionais, e o impacto físico de condições crônicas de saúde que acometem crianças e adolescentes. Adaptar e validar instrumentos para o contexto cultural no qual serão utilizados mostram-se de grande valia e garantem a validade e fidedignidade na mensuração desse construto. O objetivo deste estudo foi validar o instrumento DCGM®-37 para crianças e adolescentes brasileiros com condições crônicas, o qual compreende 37 itens agrupados em 6 dimensões e 3 domínios, versões self (para crianças e adolescentes) e proxy (para pais ou cuidadores). A validação semântica contou com 38 crianças e adolescentes que vivem com asma ou diabetes mellitus tipo 1, residentes na região Nordeste do Brasil, com idades entre 8 e 18 anos incompletos, e seus pais ou cuidadores, enquanto o teste de campo envolveu 306 participantes com as mesmas características, residentes nas regiões Sudeste e Nordeste. A fidedignidade do instrumento adaptado, denominado Módulo Genérico DISABKIDS® para crianças e adolescentes brasileiros com condições crônicas, mostrou-se satisfatória tanto quanto à consistência interna, mensurada segundo coeficiente Alfa de Cronbach (self: ?Cronbach = 0,918 e proxy: ?Cronbach = 0,936), quanto à sua reprodutibilidade, mensurada segundo Coeficiente de Correlação Intraclasse (self: ICC = 0,962; 0,980; 0,967; 0,978; 0,967; 0,926 e proxy: ICC = 0,889; 0,974; 0,953; 0,983; 0,827; 0,887, dimensões Independência, Emoção, Inclusão social, Exclusão social, Limitação e Tratamento, respectivamente). A análise da validade convergente por meio da análise Multitraço-multimétodo mostrou que os valores do coeficiente de correlação linear de Pearson entre itens e dimensões do instrumento, para ambas as versões, foi satisfatória, com valores superiores a 0,40. Com relação à validade discriminante os resultados mostraram índice de ajuste iguais ou superiores a 70% e próximos de 100% para todas as dimensões, para as versões self e proxy. Evidenciou- se concordância moderada entre as versões self e proxy com valor para Coeficiente de Correlação Intraclasse igual a 0,598. A Análise do Funcionamento Diferencial dos Itens mostrou a ausência desse efeito para a grande maioria dos itens entre os diversos subgrupos para a versão self, significando que, meninos e meninas de todas as idades, residentes no Sudeste ou Nordeste do país, vivendo com as condições diabetes ou asma, são capazes de respondê-los apresentando o mesmo nível de compreensão. Resultados com características semelhantes foram evidenciados com relação à compreensão dos itens da versão proxy do instrumento. Os resultados apresentados são suficientes para que se dê prosseguimento à finalização do processo de validação do DCGM®-37 para o Brasil, com a inclusão de crianças e adolescentes e seus respectivos pais ou cuidadores das regiões Norte, Centro-Oeste e Sul do país e com a realização da análise fatorial confirmatória segundo modelos de equações estruturais
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Validação do instrumento DISABKIDS®-37 para crianças e adolescentes brasileiros com condições crônicas Validation of the DISABKIDS®-37 instrument for Brazilian children and adolescents with chronic conditions 2014-12-10Claudia Benedita dos SantosRosângela Fernandes Lucena BatistaMoacyr Lobo da Costa JuniorClaudia FegadolliRegina Aparecida Garcia de LimaSerlyjane Penha Hermano NunesUniversidade de São PauloEnfermagem em Saúde PúblicaUSPBR Adolescent Adolescente Child Chronic disease Criança Doença crônica Estudos de validação Qualidade de vida Quality of life Validation studies A avaliação da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde tem se tornado cada vez mais relevante para se verificar as consequências psicossociais, emocionais, e o impacto físico de condições crônicas de saúde que acometem crianças e adolescentes. Adaptar e validar instrumentos para o contexto cultural no qual serão utilizados mostram-se de grande valia e garantem a validade e fidedignidade na mensuração desse construto. O objetivo deste estudo foi validar o instrumento DCGM®-37 para crianças e adolescentes brasileiros com condições crônicas, o qual compreende 37 itens agrupados em 6 dimensões e 3 domínios, versões self (para crianças e adolescentes) e proxy (para pais ou cuidadores). A validação semântica contou com 38 crianças e adolescentes que vivem com asma ou diabetes mellitus tipo 1, residentes na região Nordeste do Brasil, com idades entre 8 e 18 anos incompletos, e seus pais ou cuidadores, enquanto o teste de campo envolveu 306 participantes com as mesmas características, residentes nas regiões Sudeste e Nordeste. A fidedignidade do instrumento adaptado, denominado Módulo Genérico DISABKIDS® para crianças e adolescentes brasileiros com condições crônicas, mostrou-se satisfatória tanto quanto à consistência interna, mensurada segundo coeficiente Alfa de Cronbach (self: ?Cronbach = 0,918 e proxy: ?Cronbach = 0,936), quanto à sua reprodutibilidade, mensurada segundo Coeficiente de Correlação Intraclasse (self: ICC = 0,962; 0,980; 0,967; 0,978; 0,967; 0,926 e proxy: ICC = 0,889; 0,974; 0,953; 0,983; 0,827; 0,887, dimensões Independência, Emoção, Inclusão social, Exclusão social, Limitação e Tratamento, respectivamente). A análise da validade convergente por meio da análise Multitraço-multimétodo mostrou que os valores do coeficiente de correlação linear de Pearson entre itens e dimensões do instrumento, para ambas as versões, foi satisfatória, com valores superiores a 0,40. Com relação à validade discriminante os resultados mostraram índice de ajuste iguais ou superiores a 70% e próximos de 100% para todas as dimensões, para as versões self e proxy. Evidenciou- se concordância moderada entre as versões self e proxy com valor para Coeficiente de Correlação Intraclasse igual a 0,598. A Análise do Funcionamento Diferencial dos Itens mostrou a ausência desse efeito para a grande maioria dos itens entre os diversos subgrupos para a versão self, significando que, meninos e meninas de todas as idades, residentes no Sudeste ou Nordeste do país, vivendo com as condições diabetes ou asma, são capazes de respondê-los apresentando o mesmo nível de compreensão. Resultados com características semelhantes foram evidenciados com relação à compreensão dos itens da versão proxy do instrumento. Os resultados apresentados são suficientes para que se dê prosseguimento à finalização do processo de validação do DCGM®-37 para o Brasil, com a inclusão de crianças e adolescentes e seus respectivos pais ou cuidadores das regiões Norte, Centro-Oeste e Sul do país e com a realização da análise fatorial confirmatória segundo modelos de equações estruturais Assessment of Health-Related Quality of Life has become increasingly important to verify the psychosocial consequences, emotional, and the physical impact of chronic health conditions affecting children and adolescents. Adapt and validate instruments for the cultural context in which they will be used with great value and ensure validity and reliability in measuring this construct. The aim of this study was to validate the DCGM®-37 instrument for Brazilian children and adolescents with chronic conditions, which comprises 37 items grouped into six dimensions and three domains, self versions (children and adolescents) and proxy (for parents or caregivers). The semantic validation included 38 children and adolescents living with asthma or diabetes mellitus type 1, residents in the Northeast region of Brazil, with ages between 8 and 18 years old, and their parents or caregivers, while the field test had 306 participants with the same characteristics, residents in the Southeast and Northeast regions. The reliability of the adapted instrument named Generic Module DISABKIDS® Brazilian children and adolescents with chronic conditions was satisfactory as in terms of internal consistency, measured according to Cronbach\'s alpha coefficient (self: ?Cronbach = 0.918 and proxy: ?Cronbach = 0.936), as regarding its reproducibility, measured according to Intra-class Correlation Coefficient (self: ICC = 0.962; 0.980; 0.967, 0.978, 0.967, 0.926 and proxy: ICC = 0.889, 0.974, 0.953, 0.983, 0.827, 0.887, dimensions Independence, Emotion, Social Inclusion, Social Exclusion, Limitation and Treatment, respectively). Analysis of convergent validity by multitrait-multimethod analysis showed that the Pearson Correlation Coefficient between items and dimensions of the instrument, for both versions, was satisfactory, with values the same or higher than 0.40. With respect to discriminant validity results showed index greater than or equal to 70% and set close to 100% for all dimensions, for self and proxy versions. It revealed a moderate agreement between self and proxy versions with value for Intra-class Correlation Coefficient equal to 0.598. The Analysis of Differential Item Functioning showed the absence of this effect for the vast majority of items between different subgroups for the self version, meaning that boys and girls of all ages, residing in the Southeast and Northeast, living in conditions diabetes or asthma, are able to answer them exhibiting the same level of understanding. Results with similar characteristics were evident with respect to understanding the items of proxy version of the instrument. The results presented are sufficient to give it further to the completion of the validation process DCGM®-37 for Brazil, with the inclusion of children and adolescents and their parents or caregivers of the North, Midwest and South regions and with the completion of confirmatory factor analysis according to structural equation models https://doi.org/10.11606/T.22.2014.tde-30032015-185317info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:25:43Zoai:teses.usp.br:tde-30032015-185317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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