Aplicabilidade do grupo focal para avaliação do conforto em pesquisas de usabilidade em moda

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Alencar, Camila Osugi Cavalcanti de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-03072014-110844/
Resumo: Para o lançamento de novos produtos na área do Design de Moda, os designers utilizam conceitos de ergonomia durante as etapas de formatação do produto. A pesquisa tem como objetivo introduzir na metodologia projetual a preocupação ergonômica, visando à adequação do design no que diz respeito à usabilidade e ao conforto. O estudo trata das relações entre Moda, Design e Metodologia para compreensão da importância da Ergonomia no auxílio dos projetos de Design de Moda. A proposta é sistematizar por meio da metodologia de Grupo Focal as questões ergonômicas na fase projetual de produtos por meio de uma revisão bibliográfica e de reflexões extraídas, constatando-se sua aplicabilidade ao permitir que o designer a partir de uma análise qualitativa dos dados captados nas discussões com o público-alvo proporcione um produto mais satisfatório ao usuário.
id USP_92d3e94de7a978387db2bcec70d8c8a6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03072014-110844
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str
spelling Aplicabilidade do grupo focal para avaliação do conforto em pesquisas de usabilidade em modaApplicability of the focal point for the assessment of comfort in usability research at Fashion Group.ErgonomiaErgonomicsFashion DesignFocus GroupGrupo FocalModaUsabilidadeUsabilityPara o lançamento de novos produtos na área do Design de Moda, os designers utilizam conceitos de ergonomia durante as etapas de formatação do produto. A pesquisa tem como objetivo introduzir na metodologia projetual a preocupação ergonômica, visando à adequação do design no que diz respeito à usabilidade e ao conforto. O estudo trata das relações entre Moda, Design e Metodologia para compreensão da importância da Ergonomia no auxílio dos projetos de Design de Moda. A proposta é sistematizar por meio da metodologia de Grupo Focal as questões ergonômicas na fase projetual de produtos por meio de uma revisão bibliográfica e de reflexões extraídas, constatando-se sua aplicabilidade ao permitir que o designer a partir de uma análise qualitativa dos dados captados nas discussões com o público-alvo proporcione um produto mais satisfatório ao usuário.For the launch of new products in the area of Fashion Design, designers use concepts of ergonomics through the steps of formatting the product. The research aims at introducing a methodology projetual ergonomic concern, aiming at adapting the design with regard to usability and comfort. The study deals with the relationship between Fashion, Design and Methodology for understanding the importance of ergonomics in aid of Fashion Design projects. The proposal is to systematize through focus group methodology ergonomic issues in projetual phase products through a literature review and reflections drawn, though there is its applicability by allowing the designer from a qualitative analysis of the data captured in discussions with the audience provides the user a more satisfactory product.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarcicano, João Paulo PereiraAlencar, Camila Osugi Cavalcanti de2014-06-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-03072014-110844/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-03072014-110844Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicabilidade do grupo focal para avaliação do conforto em pesquisas de usabilidade em moda
Applicability of the focal point for the assessment of comfort in usability research at Fashion Group.
title Aplicabilidade do grupo focal para avaliação do conforto em pesquisas de usabilidade em moda
spellingShingle Aplicabilidade do grupo focal para avaliação do conforto em pesquisas de usabilidade em moda
Alencar, Camila Osugi Cavalcanti de
Ergonomia
Ergonomics
Fashion Design
Focus Group
Grupo Focal
Moda
Usabilidade
Usability
title_short Aplicabilidade do grupo focal para avaliação do conforto em pesquisas de usabilidade em moda
title_full Aplicabilidade do grupo focal para avaliação do conforto em pesquisas de usabilidade em moda
title_fullStr Aplicabilidade do grupo focal para avaliação do conforto em pesquisas de usabilidade em moda
title_full_unstemmed Aplicabilidade do grupo focal para avaliação do conforto em pesquisas de usabilidade em moda
title_sort Aplicabilidade do grupo focal para avaliação do conforto em pesquisas de usabilidade em moda
author Alencar, Camila Osugi Cavalcanti de
author_facet Alencar, Camila Osugi Cavalcanti de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcicano, João Paulo Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Camila Osugi Cavalcanti de
dc.subject.por.fl_str_mv Ergonomia
Ergonomics
Fashion Design
Focus Group
Grupo Focal
Moda
Usabilidade
Usability
topic Ergonomia
Ergonomics
Fashion Design
Focus Group
Grupo Focal
Moda
Usabilidade
Usability
description Para o lançamento de novos produtos na área do Design de Moda, os designers utilizam conceitos de ergonomia durante as etapas de formatação do produto. A pesquisa tem como objetivo introduzir na metodologia projetual a preocupação ergonômica, visando à adequação do design no que diz respeito à usabilidade e ao conforto. O estudo trata das relações entre Moda, Design e Metodologia para compreensão da importância da Ergonomia no auxílio dos projetos de Design de Moda. A proposta é sistematizar por meio da metodologia de Grupo Focal as questões ergonômicas na fase projetual de produtos por meio de uma revisão bibliográfica e de reflexões extraídas, constatando-se sua aplicabilidade ao permitir que o designer a partir de uma análise qualitativa dos dados captados nas discussões com o público-alvo proporcione um produto mais satisfatório ao usuário.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-03072014-110844/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-03072014-110844/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1865490828701466624