Era uma vez... uma aventura de (re)significação dialógica da prática educativa.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Leonardo Fortunato Puga
Orientador(a): Oscar Joao Abdounur
Banca de defesa: Gean Pierre da Silva Campos, Abigail Fregni Lins, Adriana Cesar de Mattos Marafon, Alberto Villani
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de São Paulo
Programa de Pós-Graduação: Ensino de Ciências
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: https://doi.org/10.11606/T.81.2018.tde-25072018-153743
Resumo: Este estudo apresenta a questão do espaço autoral ocupado pela prática educativa do docente e de suas formas de existir, expressa na relação social (não) harmônica com os diversos \"outros\" com os quais dialoga frente ao ato de ensinar funções para estudantes do ensino médio. O acesso a este tipo de narrativa permite o esboço de aspectos da identidade docente, uma vez que, ao contar sua história -- para apropriar-se dela em um processo eminentemente formativo -- há um debate ligado a questões culturais e filosóficas que possibilitam diferenciar o que é seu e o que é dos outros, seu modo de ser e estar na docência, bem como as influências que integram a sua existência.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Era uma vez... uma aventura de (re)significação dialógica da prática educativa. Once upon a time... dialogic\'s adventure meaning of educational practice. 2018-06-22Oscar Joao AbdounurGean Pierre da Silva CamposAbigail Fregni LinsAdriana Cesar de Mattos MarafonAlberto VillaniLeonardo Fortunato PugaUniversidade de São PauloEnsino de CiênciasUSPBR alteridade, fundamentos da matemática alterity epistemologia epistemology fundamentals of mathematics identidade identity matemática - estudo e ensino math - study and teach Este estudo apresenta a questão do espaço autoral ocupado pela prática educativa do docente e de suas formas de existir, expressa na relação social (não) harmônica com os diversos \"outros\" com os quais dialoga frente ao ato de ensinar funções para estudantes do ensino médio. O acesso a este tipo de narrativa permite o esboço de aspectos da identidade docente, uma vez que, ao contar sua história -- para apropriar-se dela em um processo eminentemente formativo -- há um debate ligado a questões culturais e filosóficas que possibilitam diferenciar o que é seu e o que é dos outros, seu modo de ser e estar na docência, bem como as influências que integram a sua existência. This study presents the issue of the authorship room occupied by the educational practice of the teacher and its forms of existence, it expressed in the (non-)harmonious relation social with the different \"others\" whichs he dialogues with the act of teaching functions for high school students. The access to this type of narrative allows the outline aspects of the teaching identity, once, in telling teacher\'s history -- to appropriate it in a process, eminently formative -- there is a debate linked to cultural and philosophical issues that makes possible to differentiate what is yours and what belongs to others, your way of being in teaching, as well as the influences that integrate the teacher\'s existence. https://doi.org/10.11606/T.81.2018.tde-25072018-153743info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:08:23Zoai:teses.usp.br:tde-25072018-153743Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-10-03T01:45:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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